Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professor do CAHL fala no FLIPELÔ sobre Jorge Amado e as artes visuais na Bahia

Publicado: Terça, 08 Agosto 2017 21:43

 

A Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ deste ano de 2017 conta com uma palestra que será ministrada pelo professor do CAHL, Dilson Midlej.  

Intitulada “Uma escritura de imagens: Jorge Amado e as artes visuais na Bahia”, a palestra aborda as principais ideias do escritor Jorge Amado relativas ao universo das artes plásticas, a partir de textos sobre artistas baianos publicados em seus romances. A aproximação aos artistas é feita preponderantemente a partir dos comentários do escritor, e neles foram identificados os valores (critérios) de análises utilizados, notadamente o determinismo em relação às artes plásticas e a defesa da arte socialmente engajada.

Esse conteúdo já foi explorado anteriormente pelo professor em 2012, em palestra proferida no Museu de Arte Moderna da Bahia, por ocasião da exposição “Jorge Amado e universal”, em comunicação e texto em 2013, apresentado no 22º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP, em Belém, Pará (e publicado nos Anais, disponível em http://anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/simposios/01/Dilson%20Rodrigues%20Midlej.pdf), e em verbete do Dicionário Manuel Querino de Arte na Bahia, um banco de dados da Internet sobre arte na Bahia, do qual é também autor de 15 verbetes.

A palestra é promovida pela Coordenação de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia e será em Salvador, no dia 11 de agosto, sexta-feira, às 15h, no Centro de Formação em Artes (Rua do Bispo, 31, Pelourinho – antigo prédio do Seminário São Dâmaso), com entrada gratuita.

flipelo dilson

registrado em:
Fim do conteúdo da página