Estudantes da UFRB expõem no Museu de Arte Moderna da Bahia

Publicado: Sexta, 01 Setembro 2017 11:59

Nesta quinta-feira, dia 31, a partir das 17h, a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia, o MAM, abrirá a exposição 3ª Mostra Gráfica que apresenta trabalhos de 38 artistas ligados a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, do Bacharelado de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e de outras instituições.

A organização do exposição é do Coletivo 31Graus e a curadoria é do professor de gravura da Escola de Belas Artes, Evandro Sybine, e  de Raoni Gondim. Esta terceira edição traz como eixos temáticos o encontro, a reflexão e a experimentação praticadas nas artes gráficas na Bahia.

A ideia de uma mostra surgiu em 2015 quando o Coletivo 31Graus inicia as primeiras conversas com a Universidade Federal da Bahia para organizar a primeira mostra gráfica. “Quando começamos a produção era só do pessoal da EBA. As duas primeiras edições nós só fizemos com os estudantes e professores daqui. Em 2017, abrimos para a comunidade externa e observamos que existe uma diversidade maior de como trabalhar a gravura, extravasando o própria sentido de gravura”, afirma Adriel Figuerêdo, integrante do coletivo 31Graus e um dos organizadores da exposição.

As estudantes Lorena Dantas e Vaneza Melo foram selecionadas para a 3ª Mostra Gráfica com trabalhos produzidos em Cachoeira. A primeira traz como experimentação o papel e o corte não tradicional. A segunda explora a questão da serialização e da unicidade na gravura. Além das estudantes, participa também da mostra o egresso Zimaldo Bactéria que teve uma gravura produzida com técnica mista. “Utilizo uma tipografia do começo do século XX, uma raridade encontrada em Cachoeira para valorizar a gravura”, afirma Zimaldo Bactéria que foi um dos integrantes da primeira turma do Bacharelado de Artes Visuais da UFRB.

A 3ª Mostra Gráfica estará aberta ao público entre os dias 01 de setembro e 01 de outubro, na Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia, localizado em Salvador a avenida do Contorno, Solar do Unhão.

Confira quem são os outros artistas desta mostra: Adriel Figuerêdo, Adilson Passos, Águia Nativa, Andreza Pires, Antonio Neto, Artur Soares, Bela Seifarth, Bernardo Oliveira, Camie Motta, Carolina Albuquerque, Carolina Ferreira, Chancko Karann, Eriel Araújo, Felipe Rezende, Felipe Caires, Fernando PJ, João Cruz, Luma Flôres, Lorena Dantas, Marie Primavera, Marina Alfaya, Marina Galvão, Mario Vasconcelos, M Célia, Patrícia Martins, Paulo Guinho Prudente, Rafael Pereira, Renata Voss, Rebeca Teixeira, Ricardo Bezerra, Thais Mota, Thiago Conceição, Timóteo Lopes, Tulio Modesto, Uillian Novaes, Vinicius Ibrahim, Xato e Zimaldo Bactéria.