Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Web oficina Arte Codificada

Publicado: Quinta, 01 Abril 2021 20:09

Arte Codificada - a obra feita com algoritmos 

Sem pincel, sem tinta, sem goivas ou outras ferramentas, descubra o mundo da  arte através da tela do computador.

 

Está no ar o programa Arte Codificada com o artista visual Zimaldo Bactéria, egresso do bacharelado em Artes Visuais - UFRB, nos canais das redes  sociais https://www.facebook.com/zimaldo.bacteria e  https://www.youtube.com/channel/UCnk5npyA6puZgwbpXnoNB0w. Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

O objetivo dessa web oficina é mostrar como utilizar linguagens computacionais para fazer obras de arte, projetos tipográficos, designs interativos e muito mais através do Processing, uma linguagem de programação de código aberto e ambiente de desenvolvimento integrado, construído para as artes eletrônicas e comunidades de projetos visuais com o objetivo de ensinar noções básicas de programação de computador em um contexto visual e para servir como base para cadernos eletrônicos.

 

A apresentação de Arte Codificada será comandada por Zimaldo Bactéria com vasta experiência na área computacional e egresso do curso de Artes Visuais da UFRB. A Web Oficina terá cinco episódios. Cada um deles será mostrado como é possível trabalhar com os códigos computacionais no mundo das artes. Além disso, as obras do artista que incluem arte e programação como "Desenho Aleatório Colaborativo Sem as Mãos" e "Música Visual", que foram apresentados em importantes mostras regionais, como a XI Bienal do Recôncavo, DorkBot e Dominicaos, servirão também de exemplos para explanar sobre o assunto.

 

Além dos episódios, Arte Codificada receberá dois convidados importantes: o artista visual, professor do curso de Artes Visuais da UFRB e músico, Jarbas Jacome, e o artista plástico e type designer, Tony de Marco. Os bate-papos trarão outras referências para ampliar o conteúdo sobre arte e programação.

 

Arte Codificada é voltada para artistas visuais, profissionais do teatro, da dança, do audiovisual e designers ou de quem curte arte e computação. As inscrições para a web-oficina estarão abertas até o dia 10/04 através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página