Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Egressos do bacharelado de Artes Visuais participam do The Nature of Cities Festival

Publicado: Sábado, 26 Março 2022 22:40

No próximo dia 30 de março, os egressos do bacharelado de Artes Visuais Vaneza Melo e Zimaldo Bactéria participarão do The Nature of Cities Festival que ocorre na plataforma internacional The Nature of Cities (TNOC) cuja finalidade é compartilhar ideias diversas e transformadoras sobre as cidades como ecossistemas de pessoas, natureza e infra-estrutura.

 

A dupla fará um desdobramento do trabalho (In)Fluxo: corpo não linear, corpo conexo, uma pesquisa em artes visuais iniciada em 2017 pela artista Vaneza Melo. "Tudo começou com a cidade de Cachoeira. Fui para o Recôncavo da Bahia para cursar o bacharelado de Artes Visuais da UFRB. Desde o início, fiz um exercício diário de andar pela cidade, olhar a cidade. Fiz imagens fotográficas, performance ao ar livre até que minha orientadora, a Prof. Doutora Roseli Amado, me deu um presente: fazer o mapeamento poético das águas de Cachoeira. Foi aí que descobri a morte dos rios e a potencialidade das folhas através do Candomblé. Realizei oficinas de gravura que denominei "Evangeliário das Folhas" cujo participante contava o porque escolhia determinada folha e trabalhava a técnica proposta. O resultado foi um objeto escultórico que leva o mesmo nome da oficina".

 

Agora, Vaneza Melo fará na plataforma TNOC a mesma proposta de trabalho que denominada (In)Fluxo: corpo não linear, corpo conexo. "Essa ideia estará no mundo. O que será que a folha representa para quem mora em cidades do hemisfério norte? Às vezes, precisamos só de um sopro para perceber o nosso entorno", afirma a artista que publicou o livro com o mesmo título graças ao prêmio Fundação Pedro Calmon , através do Programa Aldir Blanc Bahia cuja distribuição é gratuita em plataformas digitais Kobo e ISSUU

.

Zimaldo Bactéria e a artista produzem trabalhos que evocam a participação do público para a produção da obra de arte. A ideia é provocar no espectador o impulso de fazer parte de uma construção artística. "Nós seguimos os passos de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ligia Pape. Pensamos em obras coletivas em suportes diversos. Minha performance Hair Cut (2013) é um exemplo. Deixo meu cabelo e a barba crescer e, naturalmente, começo a sair do padrão aceitável pela sociedade. Depois coloco-me em um espaço público, sentado em uma cadeira e, ao lado, um aparador com tesoura e lâmina de barbear. A primeira vez que a performance foi realizada, até sem sobrancelha eu fiquei. Isso fala muito de como somos interceptados pela imagem

 do outro", revela o artista.

A skill session (In)Fluxo: corpo não linear, corpo conexo começará a partir das 15h, na plataforma TNOC. "Após este evento, o resultado deverá ser outra obra de arte coletiva. Participe para transformar essa ideia", convida Vaneza Melo

.

Os interessados em se inscrever e conhecer a plataforma TNOC poderão acessar https://tnoc-festival.com/wp/registration/.

O quê? Skill Session (In)Fluxo: corpo não linear, corpo conexo

Quando: 30 de março de 2022

Horário: 15h00

Onde: https://tnoc-festival.com/wp/registration/

 

Sobre o Festival TNOC 

O TNOC Festival ultrapassa os limites para imaginar radicalmente nossas cidades para o futuro. Um festival virtual abrange 3 dias com programação em todos os fusos regionais e é abrangendo vários idiomas. Uma filosofia central do festival é promover a inclusão e reduzir as barreiras à participação. O festival se concentra em facilitar o diálogo transdisciplinar, oficinas em pequenos grupos, engajamento artístico e promoção de um espírito colaborativo em torno de soluções para construir cidades melhores para a natureza e para todas as pessoas. 

 

Sobre a natureza das cidades

Nós somos a Natureza das Cidades (TNOC), e a palavra “de” modifica a Natureza para significar o caráter das cidades, que vemos através de uma lente verde e azul e comunitária. O caminho para as cidades melhores tanto para as pessoas quanto para a natureza é através do diálogo e da colaboração transdisciplinar. A missão de The Nature of Cities é curar conversas conjuntas sobre urbanismo através de formas de conhecimento e modos de ação. Criamos programas, eventos, conhecimento e engajamentos transdisciplinares, publicamente disponíveis e divulgados para a construção de cidades. Nós omos apenas que por cidades em todo o mundo são resilientes, ocupados, habitáveis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página