Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

[Re]image - Grupo de Pesquisa em Artes Visuais

Publicado: Terça, 10 Março 2015 22:00

 

 

O grupo articula atividades de pesquisa e extensão que envolvem a imagem contemporânea nas artes visuais e suas relações com as outras artes e outros campos de conhecimentos da cultura. Ao fortalecer a reflexão e produção artística no Recôncavo, a partir da atuação do curso de Artes Visuais da UFRB na comunidade da região, o grupo de pesquisa [Re]image busca traçar linhas de conexões nacionais e internacionais que promovam o diálogo sobre a poética e estética contemporânea nas diferentes linguagens artísticas (desenho, gravura, pintura, escultura, performance, instalação, intervenção, fotografia, videoarte, animação, design, webart, multimídia, arte interativa) e suas recontextualizações no cenário atual, bem como suas transformações na cultura digital nas relações estabelecidas entre a arte, ciência e tecnologia. A partir de um trabalho teórico e prático, o grupo se propõe a repensar, reler, reeditar, recriar, e ressignificar o processo de criação e recepção da imagem contemporânea. 

 

Líder: Prof.ª Dr.ª Ana Valécia Araújo Ribeiro Brissot

Vice-líder: Prof.ª Carolina Fialho Silva

 

 

Linhas de Pesquisa

 

Arte e tecnologia 

 

Visa criações a partir das tecnologias digitais e do design participativo como mecanismo de criatividade, absorção, recriação, inovação e investiga possibilidades dos aparatos eletrônico-digitais para criação/reutilização e suas aplicações na forma de produtos de design e arte. Contemplam-se assim, questões contemporâneas relativas a poéticas/midias digitais, estética de banco de dados, web/net art, interatividade, metareciclagem, software e cultura livres, hacktivismo e tecnologias sociais. 

palavras-chave: arte e tecnologia, tecnologia digital, metareciclagem, design 

Pesquisadores

Prof. Fernando Luiz Ferreira Rabelo

Prof. Jarbas Jácome de Oliveira Júnior 

Prof.ª Marilei Cátia Fiorelli 

 

Artes Visuais e Patrimônio

 

Busca-se provocar diálogos multi, inter e/ou transdisciplinares entre as áreas das Artes Visuais e do Patrimônio, tendo como objeto de estudo o patrimônio material e imaterial da cidade de Cachoeira – BA, situada no Recôncavo da Bahia e os processos inerentes ao fazer artístico e a recepção dos trabalhos de arte. Compreendem-se as manifestações artísticas presentes na cidade de Cachoeira como atos de emancipação.

Pesquisadores

Prof.ª Dr.ª Roseli Amado da Silva Garcia

 

 

Espaço e estética na arte contemporânea 

 

Linha de pesquisa que visa a investigação das expressões artísticas contemporâneas e suas relações com o ambiente arquitetônico e urbano, nos campos da estética e da comunicação visual. Propõe-se a estudar especialmente as produções emergentes que se valem das tecnologias digitais, bem como analisar a expressão arquitetônica considerada a partir do paradigma digital e das condições culturais que a balizam. 

Palavras-chave: espaço urbano, arquitetura, arte e estética contemporânea, tecnologia digital 

Pesquisadores:

Prof.ª Carolina Fialho Silva 

 

Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital 

Entender como as relações entre o corpo e a imagem se reconfiguram no processo de criação artística na mediação tecnológica, possibilitando novas formas de pensar o corpo contemporâneo na interação entre o corpo e a imagem. Assim, em uma articulação entre a teoria e a prática, estabelecer novos diálogos nas interações humanas na construção da imagem de si a partir do corpo-ambiente, do corpo-social e do corpo- autobiográfico, na junção da fotografia, da videoarte e da performance na arte digital. 

Palavras-chave: corpo, imagem, fotografia, videoarte, performance, arte digital 

Pesquisadores:

Prof.ª Dr.ª Ana Valécia Araújo Ribeiro Brissot

Poéticas e processos artísticos contemporâneos 

 

Caracterizar as etapas significativas das artes visuais a partir da análise dos materiais, suportes, processos e técnicas das diferentes linguagens artísticas tradicionais confrontadas com as práticas contemporâneas. Através do entendimento da arte como campo de exercício poético, busca-se conscientizar o pesquisador das implicações operacionais, sensíveis e conceituais da criação artística, dotando-o de familiaridade com as imagens, linguagens e os discursos da arte contemporânea. 

palavras-chave: poéticas contemporâneas, processos artísticos, técnicas artísticas, arte contemporânea 

Pesquisadores:

Prof. Antonio Carlos de Almeida Portela 

Prof. Marcos Olegario Pessoa Gondim de Matos 

 

Teoria, história e crítica da arte 

 

Linha de pesquisa que congrega investigações teóricas, históricas, críticas, curatoriais e metodológicas acerca da produção visual de artistas brasileiros modernos e contemporâneos, de qualquer tendência estética. Com ênfase na imagem e nas problemáticas da arte contemporânea, objetiva identificar, investigar e constituir conhecimento teórico e crítico acerca dos estilos e tendências da produção brasileira em arte, coligindo-as com o conhecimento da história da arte brasileira e internacional.

Palavras-chave: teoria da arte, história da arte, crítica da arte, arte brasileira, arte moderna e contemporânea 

Pesquisadores:

Prof. Ayrson Heráclito Novato Ferreira

 

Fim do conteúdo da página