Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Eventos Cientificos

Publicado: Domingo, 22 Março 2015 18:05

Colóquio Franco-Brasileiro de Estética
Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro
Periodicidade: anual

O Colóquio Franco-Brasileiro de Estética realizado anualmente é uma colaboração entre a Université Paris 8, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-Artes Visuais) e a Universidade Federal da Bahia (PPGAV-EBA-Escola de Belas Artes), fazendo parte das atividades do grupo de pesquisa RETINA.International (Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes)  sob a coordenação do Prof. Dr. François Soulages da Université Paris 8 e do Institut National d'Histoire de L'Art . A partir de relações acadêmicas e artísticas entre o Brasil e França, o grupo interinstitucional, que tem como presidente na América Latina o Prof. Dr. Alberto Olivieri e o Prof. Dr. Ricardo Biriba como coordenador na UFBA (EBA-PPGAV), tem realizado anualmente uma série de colóquios internacionais desde 2004, promovendo a troca de conhecimentos entre professores, pesquisadores, artistas e comunidade ao propor reflexões e discussões sobre a imagem e a arte. Em Cachoeira, sob coordenação da Profa. Dra. Valecia Ribeiro na UFRB, o evento teve como argumento “As fronteiras nas Artes Visuais” em 2013 e em 2014 discute o tema “As fronteiras do efêmero na  imagem digital”. Em uma articulação com as atividades de ensino/pesquisa/extensão, o Colóquio Franco-Brasileiro de Estética incentiva a produção teórica e prática nas Artes Visuais por meio da exposição/publicação de trabalhos e artigos. 
 
                          http://iicfb-fronteiras-do-efemero.blogspot.com.br 

Seminário Música Visual com Matt Sheridan
Coordenação: Prof. Jarbas Jácome

Periodicidade: 2014

O artista Matt Sheridan que vive em Los Angeles (EUA) apresentou  sua trajetória e processo criativo em animação + pintura. Confira os
trabalhos de Matt em:  http://www.msheridanstudio.com/
 
 
 
Seminário Música Visual com Cornelia e Holger Lund

Coordenação: Prof. Jarbas Jácome

Periodicidade: 2014

Cornelia Lund e Holger Lund são pesquisadores e curadores alemães de artemídia contemporânea (   http://www.fluctuating-images.de/) e organizadores do livro "Audio.Visual - On Visual Music and Related Media", uma das poucas referências que trata especificamente deste tema. Os palestrantes apresentaram um histórico da música visual até chegar em alguns artistas contemporâneos.
 
 
 

Ciclo de palestras e conversas com artistas "A arte contemporânea e o pensamento da diferença"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2012

Ciclo de Palestras que levantou questões sobre a Arte Contemporânea, seus procedimentos, interações e diálogos entre as linguagens através da exposição de imagens produzidas nas últimas décadas e de Conversas com os artistas locais a partir das pesquisas que vêm desenvolvendo em arte. Ao longo dos encontros foram trabalhados alguns conceitos produzidos pelo Pensamento da Diferença para pensar a Obra de Arte, tanto no âmbito de sua produção como de sua experimentação. As palestras e conversas com artistas aconteceramno Centro de Artes Humanidades e Letras/UFRB e contararam com a participação de Cristina Pescuma, graduada  em História pela Universidade de São Paulo (1987), que vem realizando pesquisas e estudos e produzindo textos sobre trabalhos de artistas e de história e teoria da arte. Os artistas baianos Ludmila Britto, Karla Brunet, Lica Muniz, Vauluizo Bezerra, Rener Rama integraram as conversas com artista, discorrendo sobre seus processos criativos.

 

  

Palestra "Visão circular panorama 360° da imagem estática à imagem em movimento"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2012

Fruto de uma cooperação internacional com a Fundação WWVF, a palestra "Visão Circular: panorama 360° da Imagem Estática à Imagem em Movimento" foi uma proposta de aula magna do curso de Artes Visuais para o início do semestre 2012.1, aberta às comunidades acadêmica e cachoeirana, apresentada pelo curador Tom van Vliet, que descorreu sobre a vídeoarte no contexto do panorama 360°, recurso utilizado desde o séc. XVIIII até a contemporaneidade, que lança mão de recursos tecnológicos do vídeo, da fotografia e da informática para ambientes imersivos e/ou interativos. O evento teve apoio do Programa “Narrativas em Fluxos”, programa este coordenado pelos docentes Danillo Barata e Ayrson Heráclito Novato Ferreira.

 

Seminários de Pesquisa em Artes

Coordenação: Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2012

A semana de  Seminários de Pesquisa em Artes teve como objetivo proporcionar uma reflexão teórico-prática do campo artístico, contemplando processos de criação, estudos teóricos interdisciplinares  e mercado de trabalho, através de palestra, mesa redonda, performance audiovisual, workshop e comunicação, no sentido de aprofundar conhecimentos e novas demandas das artes visuais.As palestras e comunicações e a oficina de performance aconteceram no auditório, integralizando 20 horas de apresentações e 12 horas de oficina. Houve ainda a ação artística que aconteceu na Praça de Cachoeira, que contou com a participação de discentes, docentes e principalmente de transeuntes de diversas idades, centrando as atividades na pintura e no desenho.Para encerrar as atividades da noite e da semana de seminários tivemos a apresentação do Coletivo Audiovisual Xaréu formado pelos professores Cláudio Manoel, Danillo Barata, Fernando Rabelo e Jarbas Jácome, quando música, imagem e gestual corporal puderam ser apreciados com profundo deleite e satisfação: um intenso exercício de contemplação estética.

Oficina Rumos  Artes  Visuais  2011/2013  - "Entre  percursos  e  circuitos  - manobras  da  arte"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2012 

A Oficina foi fruto de uma parceria institucional com O Itaú Cultural, através do programa Rumos Visuais 211/2013. O workshop foi organizado por 8 curadores viajantes da referida edição do programa Rumos Visuais, constituindo-se por um conjunto de ações em diferentes cidades do Brasil voltado para promoção, análise, discussão e fomento à produção artística contemporânea. Foram realizados encontros   com   artistas   e   agentes   culturais   de Cachoeira e São Félix e os estudantes do curso de Artes Visuais e Cinema da UFRB.

  1. inscritos  levaram  trabalhos  para  análise,  momento de grande importância para suas carreiras. O workshop contribuiu  para  a  articulação,  consolidação  e  aprofundamento  de  um   cenário  artístico cultural   propício   ao   desenvolvimento   de   práticas   artísticas, visando alcançar tal meta como suporte na  formação profissional de  agentes do meio e base crítica para uma leitura qualitativa da produção atual, bem como a ocasião de uma interlocução, na qual os participantes puderam discutir questões concernentes aos seus trabalhos e seus universos poéticos.

  

Palestra "Gestão cultural, museu e a arte contemporânea" com o diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia Marcelo Rezende

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Cláudio Manoel Duarte

Periodicidade: 2013

A atividade Gestão cultural, museu e a arte contemporânea (palestra com o diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia, Marcelo Rezende), de caráter interdisciplinar, envolveu sub-temas e participação de professores e alunos de Artes Visuais e Museologia, principalmente, buscando conectar campos das artes com a memória, espaços museais e gestão pública – na construção de uma reflexão sobre inter-territorialidade e Humanidades. Além da palestra, a atividade serviu como instrumento para um diálogo inter-institucional, onde começamos a desenhar uma parceria efetiva entre MAM e UFRB, através dos curso de Artes Visuais e Museologia.

  

Palestra "Processos de Mediação Cultural: As relações entre o espectador e os trabalhos de arte"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2013

Projeto em parceria e cooperação técnica com o Museu de Arte Moderna da Bahia-MAM, fruto das ações educativas "Ciclo de conversas sobre a arte e educação: a arte contemporânea e seus processos"  da exposição "Itinerância do SESC_VideoBrasil 2012-2013 – Panoramas do Sul", com obras premiadas no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea. A palestra abordou os conteúdos e as práticas que podem ser trabalhados pela mediação cultural em instituições culturais, para aproximar a obra de arte ao público e vice-versa. 

Seminário " A Arte da Gravura no Brasil"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2014

Promover o intercâmbio do conhecimento acerca das artes gráficas no Brasil. Este foi um dos objetivos do seminário "A Arte da Gravura no Brasil" que aconteceu de 26 a 30 de maio, na cidade de Cachoeira e que reuniu artistas, críticos, estudantes e admiradores das artes visuais em uma programação com palestras, conversas com artistas, um minicurso e duas exposições – "Hansen: O Sol Expressionista" e "Conexões Gráficas".

A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Fundação Hansen Bahia (FHB) e o Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), por meio do Edital Setorial de Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Entre outros propósitos, o seminário visou levar seus participantes a refletir criticamente a produção das artes gráficas no Brasil; atualizar e capacitar profissionais da área através de meios teóricos e práticos, além de contribuir para o fortalecimento da Gravura Brasileira como meio artístico contemporâneo.

O seminário contou com palestrantes de diversos estados brasileiros a exemplo do artista visual Rubem Grilo (MG), da pesquisadora e professora de História da Arte pela UFRJ, Maria Luisa Tavora (RJ); do professor da Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro, George  Kornis (RJ) e do coordenador do acervo e do ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo, Eduardo Haesbaert (RS). A programação também teve as conversas com os artistas Eneida Sanches, Juraci Dórea e Michael Walker que ministrou o minicurso “Gravuras Contemporâneas”.

Mais informações:   https://www.facebook.com/artedagravuranobrasil 

Programa "Transcriar: Ações transdisciplinares em arte"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2014

O programa ora proposto tem como meta desenvolver ações de cunho artístico de forma transversal, transcriando códigos e convenções das diversas linguagens artísticas em diálogo com conhecimentos diversos. Em forma de exposições artísticas, mini-cursos ou cursos, workshops, conversas com artistas, intervenções urbanas, seminários ou palestras, mostra de vídeos, textos para publicação, entre outros, as ações transdisciplinares  deste programa serão oriundas do Projeto de Pesquisa “Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Processos Artísticos” já em curso, que tem como objetivo desenvolver uma pesquisa teórico-prático sobre os processos artísticos bi e tridimensionais, buscando as interrelações entre as Artes Visuais e as demais áreas do conhecimento para a formação do ser integral.

Os projetos a seguir são desdobramentos das ações deste programa que serão desenvolvidos ao longo do semestre 2014.1:

  • Projeto  de extensão CraftRecôncavo
  • Instalações coreográficas (Mini-curso)
  • Zona(in)corpórea (o corpo associado às linguagens artísticas)
  • Encontro de Pesquisas Multidisciplinares em Processos Artísticos
  • Trans.Ações Artísticas (atividades do campo simbólico)

Curadoria em Debate

Coordenação: Prof. Dilson Midlej e Profa. Ludmila Britto

Periodicidade: 2013

Esta atividade teve por propósito estender vínculos e promover o contato da comunidade interna e externa do CAHL-UFRB com as experiências e estudos de casos de curadores de reconhecida importância na arte baiana, bem como apresentar as etapas necessárias para o desenvolvimento da atividade de curadoria de exposições aos 20 estudantes do Componente CAH 582 Teoria, Curadoria e Crítica de Arte, ministrado pelos professores Dilson Midlej e Ludmila Britto, além dos demais interessados.

Aconteceu nos dias 02 e 30/09/2013, com carga horária de 8 horas e realização de palestras e debates sobre o papel dos curadores e da concepção de curadoria de exposições de artes visuais pelos curadores Alejandra Munhoz e Ayrson Heráclito. Os temas das palestras versaram sobre as experiências profissionais de Alejandra Munhoz como curadora, com experiências em mostras organizadas no MAM-BA e no Programa Rumos do Itaú Cultural. Alejandra Munhoz é Profa. de Arte Contemporânea da Escola de Belas Artes da UFBA. Já Ayrson Heráclito apresentou o projeto curatorial da 3ª Bienal da Bahia, do qual faz parte da organização. Ayrson Heráclito é Prof. do CAHL-UFRB.

Cada palestra teve introdução feita pelos professores Dilson Midlej e Ludmila Britto, bem como comentaram os conteúdos das palestras e mediaram as perguntas feitas pelos presentes.

 

Seminário Ressignificação de Imagens na Arte Brasileira

Coordenação: Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2013 

Esta atividade de extensão debateu a reutilização de imagens existentes na História da Arte, apropriadas e ressignificadas em obras de autoria de artistas brasileiros por meio da apresentação pública dos primeiros resultados de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) de quatro discentes do curso Artes Visuais, vinculados ao Projeto “Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte”, de autoria do Prof. Dilson Rodrigues Midlej.

Os painéis foram escolhidos em função dos principais temas vinculados à pesquisa, reunidos sob os títulos: “Apropriação de imagens e História da Arte”, “Apropriação de imagens na Bahia e na arte popular brasileira” e “Apropriação de imagens no Brasil, hibridismo e interdisciplinaridade”.

A atividade teve a carga horária total de 9 horas e aconteceu no período de 02 a 04/04/2013. Nos dias 2 e 3 de abril foram realizadas três apresentações, a cada dia. No dia 02/04 apresentaram-se o Prof. Orientador e Coordenador do evento, a discente Geisa Lima dos Santos e a palestrante Profa. Ludmila Brito. Seguiu-se debate com a mediação desta última. Já no dia 03/04 apresentaram-se Romielle Evangelista, Lucas Alves Oliveira da Silva e palestra do Prof. Antonio Carlos Portela. De igual maneira, seguiu-se debate com a mediação deste último Professor. E no dia 04/04 apresentaram-se Deisiane Pereira Dias Barbosa e palestra da Profa. Valecia Ribeiro, seguida de debate mediado por esta Professora.

  

Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte: Evento de Extensão para o Colégio Estadual da Cachoeira

Coordenação: Prof. Dilson Midlej, Profa. Ludmila Britto e Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2013

Essa atividade debateu a reutilização de imagens existentes na História da Arte em obras de autoria de artistas brasileiros, por meio de aulas teóricas e práticas, apresentadas no Colégio Estadual da Cachoeira, apresentando os resultados de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) de quatro discentes do curso Bacharelado em Artes Visuais, do CAHL-UFRB, vinculados ao Projeto de Pesquisa “Diálogos da Arte Brasileira com a História da Arte”, de autoria do Prof. Dilson Rodrigues Midlej, estendendo vínculos com a comunidade externa do CAHL-UFRB. Os discentes foram: Geisa Lima dos Santos, Deisiane Pereira Dias Barbosa, Romielle Evangelista e Lucas Alves Oliveira da Silva.

A atividade foi voltada para 40 estudantes do Ensino Médio da disciplina Educação Artística, do Colégio Estadual da Cachoeira, Turma G, da Professora Edelzuita Pinheiro Santos, ministrado às quartas-feiras, das 13h10 às 14h50, desenvolvida em oito sessões, no período de 21/08 a 23/10/2013, com carga horária de 16 horas, reforçando, assim o aprendizado deles de Educação Artística e estimulando-os ao exercício teórico e prático vinculado às Artes Visuais, o que resultou na discussão e apreensão de alguns conceitos artísticos e na realização de diversos trabalhos em desenho, colagem, pintura e vídeos produzidos pelos estudantes.

Cada aula teve sua parte teórica com duração de 30 minutos, com introduções ao assuntos feitas pelo Prof. Dilson Midlej, seguidas pela aula de um dos discentes pesquisadores e de atividades práticas com a orientação dos Profs. Antonio Carlos de Almeida Portela e Ludmila da Silva Ribeiro de Britto.

 

Oficina de intertextualidade: artes e suas leituras

Coordenação: Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2014

A oficina foi ministrada por Vaneza Rita Silva Melo, estudante do Bacharelado em Artes Visuais da UFRB e formada em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, e ocorreu de 13 a 27/02/2014 no Centro de Artes, Humanidades e Letras. A atividade teve inscrições gratuitas, carga horária de 16 horas e contou com a monitoria de Marcos Bomfim Borges, também estudante do Bacharelado em Artes Visuais da UFRB.

Os textos de Artes Visuais, por requererem uma leitura apurada e identificação dos elementos textuais utilizados, demandam saber distinguir a origem dos pensamentos no universo da arte, o que pode ser feito através de um mapeamento por meio da intertextualidade. Com este propósito, a oficina pretendeu oferecer ferramentas precisas para um bom desempenho da interpretação do conteúdo de textos da área de Artes Visuais, dando aos onze estudantes que se inscreveram uma oportunidade de saber distinguir as informações mais valiosas para um bom aproveitamento, possibilitando trabalhar a ordem das ideias, identificação de palavras-chave e desenvolvimento de habilidades interpretativas e do pensamento crítico.

 

 

Seminário diálogos de sentido e forma

Coordenação: Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2014

O Seminário objetivou promover a reflexão acerca de conteúdos dos sentidos e das formas vinculados à obra de artistas do Recôncavo, da Bahia e do Brasil, apresentar as pesquisas desenvolvidas por discentes do CAHL-UFRB na forma de seminários e estimular a pesquisa acerca da produção simbólica de arte no Brasil.

Constituiu-se de apresentação pública da produção discente vinculada a pesquisas sobre arte moderna e contemporânea, envolvendo seminários com os discentes de Museologia do componente CAH 215 Sentido e forma da produção artística no Brasil II, ministrado pelo Prof. Dilson Midlej, enfocando a obra de artistas do Recôncavo, da Bahia e do Brasil, e com a participação de estudantes do curso Bacharelado em Artes Visuais da UFRB convidados para ministrar seminários de conteúdos relacionados às suas pesquisas de arte contemporânea, tais como Deisiane Pereira Dias Barbosa e Vaneza Rita Silva Melo ou como artistas enfocados nos seminários discentes, tais como Zimaldo Baptista de Melo e os professores do curso Bacharelado em Artes Visuais da UFRB, Ayrson Heráclito e Valécia Ribeiro.

O seminário foi aberto ao público em geral, seguido de debates mediados pelo Prof. Dilson Midlej, teve a carga horária de 16 horas e desenvolveu-se de 11/03 a 01/04/2014.

Palestra " O poder da utopia, estética e política na arte contemporânea em Angola"com a pesquisadora alemã Nadine Siegert (Bayreuth University/Alemanha)

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Cláudio Manoel

Periodicidade: 2011

A palestra da pesquisadora Nadine Siegert contextualizou sobre os artistas e os discursos de Angola mais importantes de/e sobre arte desde o tempo da luta contra o colonialismo e tartar, analisando a importância deste discurso e sua repercussão na produção de arte contemporânea hoje em dia. Foi uma palestra sobre a significação da arte numa sociedade pós-guerra e um questionamento a partir da leitura de algumas das obras de arte importantes de Angola.

 

  

 

Palestra "Festa D’Ajuda: Uma abordagem histórica e antropológica de uma tradição" com o historiador Cacau Nascimento

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Profa. Carolina Fialho

Periodicidade: 2013

A palestra fez parte da Oficina de Decoração dos Carros dos Pregões e Portais da Festa D’Ajuda 2013 e teve como objetivo difundir a tradição e os costumes da Festa D’Ajuda da cidade de Cachoeira. Proferida pelo historiador Cacau Nascimento, tratou-se de uma oportunidade para o público conhecer a história desta tradição, que tem se perdido ao longo dos anos, além do histórico que antecedeu o surgimento da festa, contextualizado pela história social e política de Cachoeira.

  

 

 

Fim do conteúdo da página