Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Eventos Culturais

Publicado: Domingo, 22 Março 2015 18:13

Reconvexo -   http://www.reconvexo.com.br/ 
FESTIVAL NACIONAL DE VÍDEO-PROJEÇÕES Mapeadas e Interativas
Coordenação: Prof. Fernando Rabelo
Periodicidade: anual

 

Exposição "Fronteiras da Memória"
Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro - ano: 2013

Como parte das atividade do I Colóquio Franco-Brasileiro de Estética: Fronteiras nas Artes Visuais, uma colaboração entre a Université Paris 8, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-Artes Visuais) e a Universidade Federal da Bahia (PPGAV- EBA-Escola de Belas Artes), foi realizada  a exposição “Fronteiras da Memória”, sob a curadoria da Profa. Valécia Ribeiro, com os trabalhos dos graduandos de Artes Visuais (Fotografia II – 2012.2): Arinaldo Teixeira, Daniela Gomes, Flávia Pedroso, Jucilene Alves, Kelvin Marinho, Miquéias Rezende e Vinícius de Castro, na galeria  do Instituto Cultural Afro-Brasileiro Identidade Brasil, de 11/10 até  27/10/2013. A exposição aborda os limites da memória nas poéticas fotográficas, questionando o papel da fotografia enquanto memória e da experimentação digital que fixa e dá movimento a essas imagens e à própria imaginação. 

Mais informações:   http://icfb-fronteiras-nas-artes-visuais.blogspot.com.br/p/exposicao.html   

 

Projeto Escultura de Vídeo Árvore 

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Danillo Barata

Periodicidade: 2011

O projeto Escultura de Vídeo Árvore foi um workshop com duração de uma semana, quatro horas diárias, com a participação do artista alemão Alex Fischer, que apresentou seu portifólio  seguido de trabalhos práticos com escultura de entalhe, filmagem, edição trilha sonora e produção de figurino, edição e animação.

Um grupo de dez discentes com  diferentes perfis técnicos - câmera, escultor, editor e performer -, juntos produziram um vídeo-arte, utilizando a cidade de Cachoeira como cenário da ação. O workshop foi desenvolvido com aulas teórico-participativas com apresentação de porta-fólio do artista e um panorama sobre as teorias e linguagens artísticas contemporâneas, assim como a realização conteúdos das técnicas de edição. Para a produção do vídeo os participantes esculpiram na árvore pequenos degraus e ensaiaram para encenação da subida na árvore. Tiveram que elaborar uma produção de figurino e construção de personagens. A filmagem durou um dia de trabalho, quando os participantes puderam ser atores e filmadores das cenas, convidando transeuntes que passavam pelo local a participarem da escalada  da árvore. Depois da filmagem os participantes foram divididos em equipes para fazerem  a edição do material bruto, por blocos, e em seguida fazer a edição final do produto. Depois de acabado, o video foi disponibilizado no site do artista, onde se encontra até hoje disponível para fruição.

Projeto_Escultura_de_Vídeo_Árvore.png 

Projeto Recongraffiti: Oficina de Graffiti

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2011

A atividade teve como finalidade principal realizar uma intervenção artística  a partir de uma vivência em oficina  de Graffiti. Seus desdobramentos foram: difundir a linguagem artística do Graffiti no interior da Bahia; incentivar através de oficinas a produção de Arte Urbana nas cidades do Recôncavo baiano, promover acesso da população interiorana a bens culturais e informativos; produzir um catálogo com fotos do processo criativo e os resultados da Intervenção, com distribuição gratuita.

 

 

Exposição 'Hansen Bahia: mais que sagrado, mais que profano" 

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2013

Esta atividade de extensão foi fruto do Projeto de Pesquisa Hansen Bahia: um estudo do mais-que-sagrado e do mais-que-profano nas obras da série “Via Sacra”umaparceria entre a UFRB/CAHL e a Fundação Cultural Hansen Bahia. A hipótese que se gerou a partir deste projeto foi estudar o processo de sacralização do tema da Via Crucis através da profanização do contexto em que as obras são retratadas. Para isso tomou-se como referencial teórico os conceitos de mais-que-sagrado e mais-que-profano cunhado por um estudo de Mário Perniola, que promove uma revisão crítica da relação entre o sagrado e profano no decorrer dos últimos decênios sob a perspectiva de uma inseparabilidade de atuação destes conceitos, ou seja, que o sagrado contém o profano e vice versa. A curadoria centrou-se em gravuras e pinturas da produção artística de Hansen Bahia. A relevância do projeto se faz pelo fomento do estudo de processos criativos do artista, que tanto idealizou tornar as cidades de Cachoeira e São Félix em centros de produção, reflexão e referencia das artes gráficas, centrando em um estudo de caso que promove a divulgação e circulação do bem patrimonial. 

Mais informações:   https://www.facebook.com/media/set/?set=a.304418836358742.1073741830.111229525677675&type=3

 Hansen_Bahia_mais_que_sagrado_mais_que_profano.png

Instalação artística "Dançarinas do vento"

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2013

A instalação artística “Dançarinas do vento” foi fruto do coletivo Impressões Contemporâneas, ora representado por Tonico Portela e os estudantes do componente curricular CAH659  Tópicos Especiais em Artemídia IV, como exercício profissional da atividade artística. Tratou-se de uma proposta instalativa na área interna do prédio do CAHL, no espaço destinado a um jardim, onde se situam os aparelhos de ar condicionado do prédio. Partiu-se de uma poética de usar as birutas como instrumento simbólico para a vibração de “bons fluidos” no espaço; instaladas em frente às saídas de ar dos aparelhos e feitas de voil de várias cores, com impressão em carimbo das palavras AMOR, FÉ, SERVIÇO e CORAGEM presas em suportes de ferro, estes objetos mediam cerca de 100 cm de comprimento, com diâmetro na boca da captura de 60 cm, que ao capturar o ar dos aparelhos flamulavam e  vibravam o teor simbólico destas palavras no ar. Uma das referências deste trabalho é advinda de uma tradição Tibetana em que os peregrinos prendem flamulas e tiras de tecido tipo murim nas árvores  e nos topos de montanhas, escrevendo mantras – palavras sagradas – para que suas vibrações ressoem e transmitam às pessoas as bênçãos destas palavras.Em um espaço em que pouco se utiliza e é “deixado de lado”, a proposta se apropriou deste para ressignificar a relação das pessoas com o próprio espaço. Assim, a instalação artística "Dançarinas do Vento" evocou a possibilidade de transformação do espaço através de gestos simbólicos e sutis da ação do vento sobra as palavras.

 Dançarinas_do_vento.png

 Exposição A Arte Somos Nós

Coordenação: Prof. Dilson Midlej e Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2014

Curadoria feita pelos professores do CAHL-UFRB, Dilson Midlej e Antonio Carlos Portela, da exposição do estudante concluinte Zimaldo Baptista de Melo, como etapa do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFRB, com trabalhos produzidos em diversas linguagens artísticas, que combinavam elementos das artes tradicionais com novas linguagens artísticas, como a programação de aplicativos e a artetecnologia.

Os trabalhos apresentados demandavam a participação do público e questionavam os papeis do autor e do público na criação artística. Os trabalhos desenvolvidos com linguagens computacionais apresentavam, também, seus códigos de programação para o público, revelando assim, o trabalho criativo feito com eles.

A exposição ocorreu de 06 a 19 de março de 2014, com carga horária de 72 horas e foi realizada no espaço do Núcleo de Memória e Documentação – NUDOC, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, situado à Rua Anna Nery, nº 9, Centro, Cachoeira, Bahia.

 

Exposição Conexões Gráficas

Coordenação: Prof. Dilson Midlej e Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2014

Exibição de xilogravuras, linoleogravuras e monotipias de estudantes do curso Bacharelado em Artes Visuais do CAHL UFRB e de pessoas da comunidade cachoeirana e sanfelista que participaram de oficinas de gravuras organizadas pela Fundação Hansen Bahia, convocadas para se inscreverem na seleção.

A diversidade de enfoques no uso dessas técnicas de gravura resultou em uma mostra bastante heterogênea de temáticas e suportes trabalhados, onde foi adotado o experimentalismo e a experiência com a gravura como um dos critérios de seleção das obras e se encarou a experiência com a gravura como estratégia tanto curatorial, quanto educativa. Para tanto se organizou um espaço aberto às experimentações pelo público das técnicas de linoleogravura e monotipia, na forma de um estúdio de gravura dentro do espaço expositivo, em que os visitantes puderam experimentar a feitura de gravura feita por eles próprios com material fornecido no local e com a ajuda do artista facilitador Zimaldo Baptista de Melo, egresso do curso Bacharelado em Artes Visuais da UFRB, que esteve presente durante as duas primeiras semanas de exibição. Os visitantes podiam, então, imprimir suas gravuras no mesmo momento e uma das copias obtida podia ser acrescida ao espaço expositivo, participando, assim, da exposição. A mostra contou, também, com a discente do curso Bacharelado em Artes Visuais da UFRB, Vaneza Rita Silva Melo, como assistente de curadoria.

Esta mostra integrou o Seminário “A Arte da Gravura no Brasil”, que teve os professores Antonio Carlos Portela e Dilson Midlej como organizadores, o qual se completa, também, por outra exposição, por palestras, conversas com artistas e minicurso.

Exposição Hansen: o sol expressionista

Coordenação: Prof. Dilson Midlej e Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2014

Curadoria de exposição dos professores do CAHL-UFRB, Dilson Midlej e Antonio Carlos Portela, que almejou promover visibilidade às gravuras de Hansen Bahia, bem como salvaguardar e valorizar a produção artístico-simbólica em gravuras desse artista, tornando-a compreensível ao público por meio de seleção prévia de uma parcela de suas gravuras.

Desta maneira, objetivou-se difundir as artes visuais através da gravura, contribuir para a consolidação e o conhecimento da gravura brasileira como um meio artístico contemporâneo e fortalecer a ideia inicial de Hansen Bahia de fazer da região um pólo de excelência das artes gráficas.

A mostra consistiu na exibição de 36 xilogravuras de Hansen Bahia, a maioria em cores, selecionadas das séries “Criação do sol”, “Etiópia”, “Flor de São Miguel” e “Sex for everyone, every day”, organizadas de maneira a caracterizar a vertente expressionista da linguagem plástica do artista e a enfatizar a subjetividade da criação artística na interpretação do mundo objetivo (real) por meio da sensualidade das cores presentes nas peças, e na particularíssima interpretação que o artista confere ao clima tropical e às experiências de vida obtidas na Etiópia e na Bahia.

Esta mostra foi exibida na Galeria da Fundação Hansen Bahia, localizada à Rua 13 de Maio, n˚ 13, em Cachoeira, e integrou o Seminário “A Arte da Gravura no Brasil”, projeto de maior envergadura, o qual se constituiu, também, por outra exposição, por palestras, conversas com artistas e minicurso.

A atividade envolveu cinco discentes do curso Bacharelado em Artes Visuais da UFRB: Vaneza Rita Silva Melo como assistente da curadoria, Deisiane Pereira Dias Barbosa, Romielle Evangelista, Geisa Lima dos Santos e Taís Lima Gonçalves Amorim da Silva, estes quatro últimos como mediadores. No período do primeiro mês (27/05 a 28/06/2014) a exposição teve visitação pública de 1.057 pessoas. Dado ao sucesso, a Fundação Hansen Bahia decidiu estender a exposição até dezembro de 2014.

 

I Mostra de Videoarte do Recôncavo da Bahia - [Re]ações : reflexões e relações sobre o corpo-ambienteo corpo-social e o corpo-autobiográfico

Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro

Periodicidade: 2014

  1. A I Mostra de Videoarte do Recôncavo da Bahia foi realizada no10 de outubro, no Cine Theatro Cachoeirano. Em [Re]ações a videoarte é gerada a partir de ações que emergem do diálogo consigo mesmo e com o mundo, entre o reflexo e a reflexão. A partir de uma experiência constituída de memórias, sentimentos, emoções, pensamentos e preocupações cotidianas cria-se um espaço de encontro, onde a relação com o outro acontece em um processo de criação conjunta de sentido, da vida e da própria arte. Nesse processo, cada imagem corresponde a uma ação do corpo no sentido de encontrar novas formas de habitar o mundo, novos modos de convivência, novas políticas individuais e coletivas, que possibilitem outras maneiras de ver e viver. Nas práticas e experimentações pessoais/sociais, a videoarte se constitui a partir de uma arte relacional que possa contribuir para a liberdade das relações humanas e da própria existência.

A mostra, realizada pelo [Re]Image – Grupo de Pesquisa em Artes Visuais / Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital, sob a curadoria e direção artística da Profa. Valécia Ribeiro, reuniu os trabalhos dos estudantes no curso de Artes Visuais: Adriano Machado, Alaine Maturino, Aline Brune, Arinaldo Teixeira, Carlos Roberto Pereira, Darlan D’houro, Deisiane Barbosa, Douglas Saturnino, Fabiel Nicassio,  Flávia Pedroso, Geisa Lima, Geisiana Conceicao, Heloisa França, Jamile Araújo, Jamile Menezes, Jéssica Coelho, Jucilene Alves,  Kelvin Marinho, Laila Brito, Leandro Alex Santos, Lilian Ventura, Lucas Alves, Marthius Reis, Miquéias Rezende,  Nerize Portela, Renan  Bozelli, Rosiley Barros,Thais Machado,Yasmin Nogueira.

Ver trailer da mostra:   http://youtu.be/wl2oEehKq30

Mais informações:   http://iicfb-fronteiras-do-efemero.blogspot.com.br/p/mostra.html 

 

Cine Arte Brasil : Mostra de Cinema e Ciclo de Debates 

Coordenação: Prof.  Antonio Carlos Portela e Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2010

Atividade integrada à programação educativa da 10a Bienal do Recôncavo, do Centro Cultural Dannemann, e que constou de exibições diárias e gratuitas, durante cinco dias, de filmes, documentários e videoarte dos principais artistas brasileiros e baianos, cujas projeções serviram como estimulo à discussão de questões acerca de assuntos relacionados à história da arte e a processos artísticos contemporâneos.

As projeções foram antecedidas por palestras introdutórias sobre a importância das obras e dos artistas enfocados, proferidas pelos professores organizadores, Dilson Rodrigues Midlej, Sabrina Mara Sant'Anna e Antonio Carlos de Almeida Portela. Após cada projeção seguiu-se debate com o público presente. O evento contou com a participação de três discentes envolvidos na organização.

 

II Cine Arte Brasil

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Prof. Dilson Midlej

Periodicidade: 2013

A atividade de extensão integrou a programação educativa da 11a Bienal do Recôncavo, do Centro Cultural Dannemann, e constou de exibições gratuitas e abertas ao público em geral, durante seis dias, de filmes e documentários sobre arte, enfocando a obra de alguns dos principais artistas brasileiros e baianos, cujas projeções serviram como base para a discussão de questões acerca de assuntos relacionados à História da Arte e a processos artísticos contemporâneos.

As projeções foram antecedidas por palestras introdutórias sobre a importância das obras e dos artistas enfocados e após cada projeção seguiu-se debate com o público presente. Ressalta-se que as apresentações introdutórias e os debates foram realizados e mediados pelos professores da UFRB, Antonio Carlos de Almeida Portela e Dilson Rodrigues Midlej, e contou com a participação de cinco discentes envolvidos na organização do evento e a participação em dois dias da Profa. Salete Neri, do Colegiado de Ciências Sociais do CAHL-UFRB.

Os filmes exibidos contemplaram um repertório significativo da produção artística e de crítica da cena brasileira, abrangendo assuntos como processos criativos, construção do olhar em artes, arte educação, biografias, estimulando o debate crítico em torno da arte.

 

 

Visita Técnica Exposições Mestres da Gravura e 3a Bienal da Bahia

Coordenação: Prof. Dilson Midlej, Profa. Ludmila Britto e Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2014

Atividade educativa extraclasse de um dia que consistiu em levar e acompanhar 28 estudantes do curso Bacharelado em Artes Visuais de três componentes curriculares do curso a visitas técnicas a exposições em três espaços museais de Salvador, acompanhados por três professores do curso. Os museus visitados foram: 1) Museu de Arte da Bahia, com a mostra “Mestres da Gravura”; 2) Museu Carlos Costa, com uma mostra da 3ª Bienal da Bahia; 3) Palacete das Artes,com duas mostras do “Museu Imaginário do Nordeste”, vinculadas à 3ª Bienal da Bahia.

A atividade ocorreu dia  14/08/2014 e teve a duração de 4 horas

O objetivo foi proporcionar aos estudantes contato com obras de arte in loco para incentivar a discussão acerca dos aspectos técnicos vinculados aos processos artísticos, às opções curatoriais e conceituais das mostras visitadas, além do exercício de ver obras de arte de grandes mestres europeus de vários movimentos artísticos, os quais só são acessíveis mediante reproduções de imagens em livros de História da Arte.

A atividade, portanto, almejou exercitar a sensibilidade artística e crítica dos estudantes no contato direto com obras de arte de períodos distintos de tempo, cuja abrangência temporal envolve o Renascimento, o Barroco, o Rococó, o Neoclássico, o Romântico e se estende à contemporaneidade.

 

 

Exposições CalourArte 
Coordenação: Marilei Fiorelli
Periodicidade: anual

É a primeira exposição dos calouros do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, CalourArte em todas as 3 ediçoes que ja aconteceram apresenta obras dos discentes que se apropriam das novas tecnologias digitais para elaborarem o repertório da mostra. O processo de criação das obras se dá durante as interações propostas na disciplina de Laboratorio de ArteMídia I, ministrada pela Profa Mari Fiorelli, resultando das relações estabelecidas pela arte das novas mídias. 

Captura de Tela 2015-03-22 às 20.57.58 Captura de Tela 2015-03-22 às 21.00.48
Captura de Tela 2015-03-22 às 21.02.40  

 

 

Fim do conteúdo da página