Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de extensão

Publicado: Domingo, 22 Março 2015 18:22

Projeto Arte e Computação nas Escolas

Coordenação: Prof. Jarbas Jácome

Periodicidade: 2011-2014

O Projeto Arte-Computação nas Escolas registrado na UFRB como pesquisa e extensão objetiva a longo prazo a formação e fortalecimento de ambientes de pesquisa e desenvolvimento de software e hardware por grupos de estudantes e professores de escolas públicas de São Félix e Cachoeira e da UFRB. Um grupo já existe desde julho de 2011 e desde abril de 2013, quando iniciou os encontros com os estudantes das escolas, promoveu mais de 70 encontros com média de participação de 6 estudantes. Em parceria com a Quarta dos Tambores, desde o início de 2014, os estudantes do projeto demonstram em praça pública de Cachoeira resultados alcançados durante os encontros: instrumentos de música eletrônica, pequenos robôs e animações interativas.

 

 

 

Recria - Reciclagem e Criatividade como Mecanismos de Sustenção Econômica

Coordenação: Prof. Fernando Rabelo

Periodicidade: 2013-2014

O Projeto RECRIA é uma iniciativa que procura valorizar a formação empreendedora de jovens aprendizes de três municípios do Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix e Cruz das Almas) qualificando-os nos princípios do respeito ao meio ambiente, da reciclagem e da recuperação de computadores e seus periféricos, através dos fundamentos da metareciclagem. O projeto gira em torno de três diretrizes pedagógicas e descolonizadoras: (a) O Método Paulo Freire, como eixo central; (b) da implantação em coletivos empreendedores que iniciem negócios inovadores; e (c) a aplicação dos princípios do design participativo como mecanismo de criatividade, absorção, recriação, inovação de Tecnologias Sociais e suas aplicações em forma de produtos.

 Mais informaçoes: http://www.ufrb.edu.br/recria/

 

 

Concurso Fotográfico "Damário DaCruz"

Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro

Periodicidade: 2013

A realização do Concurso Fotográfico "Damário DaCruz" vem reafirmar o objetivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, na criação do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e do Forum Internacional 20 de Novembro, de instituir atividades acadêmicas e sociais que contribuam para a superação das desigualdades constituídas historicamente na nossa sociedade.

O nome dado ao concurso é uma homenagem ao poeta e fotógrafo Damário da Cruz, que por meio de sua arte deu visibilidade à cultura afro-brasileira. Em um olhar que revelava proximidade, o artista Damário da Cruz retratou o povo negro da região com toda sua dignidade, reconhecendo seu valor em poemas e fotografias. Fruto dessa cumplicidade, o artista recebeu o título cidadão de Cachoeira, mostrando que a cidadania plena se conquista na compreensão de uma cultura e na integração a uma comunidade.

O tema proposto "Igualdade Racial e Inclusão Social", presente na denominação do Fórum, busca refletir sobre a valorização dos saberes afro-brasileiros, fundamentais na formação da nossa cultura e na nossa vivência cotidiana, por meio da criação de imagens que tragam uma visão crítica transformadora, em oposição aos estereótipos gerados pela discriminação social, racial e de gênero, estimulando a produção artística contemporânea que promova a cidania plena na integração da diversidade e superação das diferenças. 

 

Oficina de Edição Final Cut

Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro

Periodicidade: anual

A oficina, ministrada pelo técnico Ismael Dal Zot (UFRB-CAHL), é uma  introdução ao software  de edicão de vídeo Final Cut 7.  O objetivo da oficina é capacitar os alunos a editar vídeos, e, assim, auxiliá-los na realização do trabalho final (videoarte) do componente Fotografia III, além  de torná-los multiplicadores do conteúdo técnico ensinado.

  

Laboratórios de Si

Coordenação: Profª. Drª. Valécia Ribeiro

Periodicidade: anual

As oficinas “Laboratórios de Si” fazem parte do projeto de pesquisa LabCIC (Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital). O objetivo é estabelecer um diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade local em um processo de criação conjunta. Dessa forma, as oficinas mediadas por bolsistas PIBIC/PIBIT/PROPAAE  do grupo de pesquisa ou artistas convidados, proporcionam diferentes maneiras de interação com o conhecimento e o aprendizado vem da troca de experiências no entendimento da relação corpo-imagem na arte e no cotidiano, diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais, refletindo sobre as questões de identidade e autoimagem a partir das linguagens da Fotografia, Videoarte e Performance  na cultura digital.

 

Laboratórios de Si: Criações Poéticas em Fotografia

Ministrantes: Deisiane Barbosa (PIBIC 2014/2015 - CNPq) e Kelvin Marinho (PIBIT 2014/2015 - UFRB)

Mais informações: http://grafiasefotos.blogspot.com.br / http://corpo-espaco.blogspot.com.br

 

Laboratórios de Si: Lendo as Imagens do Corpo

Ministrante: Renan Bozelli (PIBIC 2014/2015-UFRB)

Mais informações: http://idcoreografica.blogspot.com.br

 

 

Laboratórios de Si: [Re] Descobrindo o próprio EU no corpo

Ministrante: Carlos Roberto Pereira (PIBIC 2014/2015 - FAPESB)

Mais informações: http://experimentacoeslabcic.blogspot.com.br

 

Laboratórios de Si: Corpo, Imagem e Light Painting

Ministrantes: Carlos Roberto Pereira (PIBIC 2014/2015 - FAPESB), Taís Goncalves (PROPAAE 2014/2015), Fagner Fernandes (UFRB) e Lázaro Souza (UFRB)

Mais informações: http://experimentacoeslabcic.blogspot.com.br

 

Laboratórios de Si: Light Flux - Light Painting em tempo real

Ministrantes: Cyrille Brissot e Wagner Faria

Mais informações: http://incandescente2014.wix.com/incandescente

 

 

Ateliê Livre de Técnica e Processos Artísticos

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela

Periodicidade: 2010

O Projeto de Ateliê Livre foi uma atividade de extensão e avaliação final da disciplina Técnicas e Processos Artísticos, do curso de Museologia. 

Tratou-se de uma integração com a comunidade desenvolvida pelos discentes da turma de Museologia sobre as técnicas e processos artísticos bidimensionais vistos ao longo do semestre, através de demonstrações de fabricação de tintas, preparação de suportes e aplicação de técnicas das diferentes linguagens artísticas e exibição de vídeos relacionados às técnicas.

 Ateliê_Livre_de_Técnica_e_Processos_Artísticos.png

 

Oficina de Decoração dos Carros dos Pregões e Portais da Festa D’Ajuda 

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Portela e Profa. Carolina Fialho

Periodicidade: 2013

A proposta da “Oficina de Decoração dos Carros dos Pregões e Portais da Festa D’Ajuda 2013” nasceu de uma parceria com a Comissão da Festa D’Ajuda 2013 da cidade de Cachoeira, Bahia e a Casa das Máscaras Ltda, para apoiar e dinamizar os processos artísticos para a construção de elementos decorativos dos Carros dos Pregões e dos Portais.

A oficina foi conduzida pela artista Eva de Souza durante os meses de agosto e setembro. O caráter religioso e profano da Festa da Ajuda, está sob a direção da Irmandade e da Comissão Organizadora, que contratou os serviços da Casa das Máscaras para elaborar e aplicar as oficinas de decoração da festa objeto deste projeto.

No intuito de manter viva uma das nossas riquezas culturais que mais se identificam com o povo –  a Festa D’Ajuda e seus elementos simbólicos, esta parceria consolida o comprometimento da UFRB para com a construção/fomentação e preservação da memória da cultura local através de atividades extensionistas. A festa hoje se destaca no Recôncavo Baiano como um importante folguedo popular, reunindo manifestações originais, personalidades do imaginário, criados na fusão cultural e miscigenação étnica que se instalou na Bahia, principalmente no Recôncavo, especialmente em Cachoeira. Os Mandus, Cabeçorras, Diabos, Mascarados etc dão vida a este patrimônio imaterial, que este ano complete seus 400 anos, e o CAHl/UFRB, através do Colegiado de Artes Visuais sentiu-se honrado em colaborar pela perpetuação desta tradição cultural.

  

 

Concurso escolha Identidade Visual Grupo de Teatro CAHL 
Coordenação: Prof. Marilei Fiorelli
Periodicidade: 2013

Concurso para escolha de marca para o grupo de teatro Atrupeça, elaborados no componente curricular laboratorio de artemidia 1 no ano de 2013. Participaram do projeto os prof. Silvio Benevides e Prof. Edgilson Tavares.
Captura de Tela 2015-03-22 às 21.13.26

 

Fim do conteúdo da página