Palestra “Festa D’Ajuda: uma abordagem histórica e antropológica de uma tradição” amanhã 05/09 - 16 h

Publicado: Quarta, 04 Setembro 2013 09:52

O Colegiado de Artes Visuais promove nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 16 horas, na Sala 22do Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, a Palestra “Festa D’Ajuda: uma abordagem histórica e antropológica de uma tradição” com Cacau Nascimento e Eva de Souza.

O evento faz parte do projeto Oficina de Decoração dos Carros dos Pregões e Portais da Festa D’Ajuda 2013, que será ministrada pela artista Eva de Souza e tem como objetivo difundir a tradição e os costumes da Festa D’Ajuda.

O apoio do Colegiado de Artes Visuais para a realização da palestra e das oficinas, em parceria com a Identidade Brasil e a Casa das Máscaras, consolida o comprometimento do CAHL-UFRB com a pesquisa e a extensão, fortalecendo as relações da Universidade com a região.

CACAU NASCIMENTO
Historiador, cachoeirano, Luiz Cláudio Dias do Nascimento, conhecido como Cacau Nascimento, possui mestrado em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, Recôncavo Baiano, religiosidade, cultura afrobrasileira, etnicidade.

EVA DE SOUZA
Artista visual e atriz, Eva de Souza nasceu em Salvador, onde vive e produz seu trabalho com máscaras. Atuando como arte educadora, realizou pesquisas artísticas com grupos de mascarados do Recôncavo, onde aprendeu a fazer máscaras. Viveu durante 15 anos na Europa, tendo realizado inúmeras exposições individuais e coletivas na Alemanha e na Suíça. Nestes países elaborou seu trabalho: Máscaras e Identidades, aplicando no contexto da comunicação intercultural em projetos educativos e em escolas públicas. Graduou-se pela Escola Superior de Mímica e Teatro de Máscaras em Berlim - Alemanha e atualmente é mestranda em Gestão Cultural pela Universidade de Basel na Suíça. Realiza projetos culturais e cursos na Bahia e no exterior.