Arte na Bahia é enfoque de Dicionário na Internet

Publicado: Segunda, 28 Abril 2014 18:41

As biografias e obras de artistas nascidos ou que viveram na Bahia e aspectos de movimentos artísticos são temas do Dicionário Manuel Querino de Arte na Bahia, um banco de dados digital cujo lançamento ocorreu no dia 25 de abril de 2014, na Reitoria da UFBA, em Salvador, e cujo acesso é gratuito pela Internet, no endereço http://www.dicionario.belasartes.ufba.br

A iniciativa homenageia Manuel Querino, o fundador da História da Arte Baiana, foi possível graças à ação interinstitucional entre a Escola de Belas Artes da UFBA e o Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (FAPESB) e consiste em uma obra de referência que se destina a registrar e divulgar através de verbetes a biografia dos artistas baianos ou que aqui trabalharam, os movimentos artísticos e as obras de arte relevantes de todas as épocas com as referências documentais, bibliográficas e iconográficas.

O Dicionário foi organizado pelos professores Luiz Alberto Freire (coordenador-UFBA), Maria Herminia Olivera Hernandez (vice-coordenadora-UFBA), Dilson Rodrigues Midlej (CAHL - UFRB) e Suzanne de Pinho Pêpe (CAHL - UFRB).

folder_Dicionario_Manuel_Quirino.jpg