Estudantes de Artes Visuais da UFRB em evidência

Publicado: Terça, 03 Junho 2014 14:12

Os estudantes de Artes Visuais Geisa Lima e Lucas Alves Silva, assim como a recém-egressa Tatiele Souza, que se formou neste último dia 31 de maio, tiveram artigos e comunicações aprovadas em dois eventos: o VI Sepexle – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras e o X Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, este último ocorre de 27 a 29 de agosto de 2014.

O VI Sepexle aconteceu nos dias 6 e 7 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia, e Geisa Lima, que é bolsista Fapesb de Iniciação Científica e orientanda do Prof. Dilson Midlej, apresentou a comunicação “A apropriação e suas reverberações no campo artístico”, a qual discorre sobre a apropriação de imagens no campo das artes visuais como um procedimento recorrente na História da Arte, pelo qual artistas se utilizam de trabalhos preexistentes para realizarem suas criações e legitimarem sua produção.

Lucas Alves Oliveira da Silva também teve propostas de comunicações aprovadas tanto no VI Sepexle quanto no X Enecult, fruto da pesquisa desenvolvida quando era bolsista PIBIC voluntário, também orientado pelo Prof. Dilson Midlej. Em sua comunicação no VI Sepexle, Lucas abordou discussões sobre os termos “Arte popular” e “Arte erudita”, tratando das definições e relações existentes entre as duas terminologias, como também utilizou-se de imagens de obras tanto de artistas populares Cachoeiranos, assim como de artistas contemporâneos considerados eruditos, para exemplificar essas relações que se dão por um processo de ressignificação de imagens. Lucas apresentará a mesma comunicação (e consequente publicação de artigo) no X Enecult.

Já Tatiele Souza mal se formou e está animadíssima com a comunicação aceita no X Enecult, onde apresentará “Interações entre arte e cidade: narrativas visuais em Cachoeira-BA”, oriunda de sua pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, a qual versa sobre espaços de produção e veiculação de artes visuais nas cidades de Cachoeira e São Félix, sob orientação do Prof. Dilson Midlej. Tatiele concorre, também a uma vaga no mestrado da UEFS. Estamos todos torcendo pelo sucesso desses jovens pesquisadores.