I Mostra de Videoarte do Recôncavo da Bahia - [Re]ações

Publicado: Terça, 30 Setembro 2014 14:37

Em 10 de outubro, às  19 h no Cine Theatro Cachoeirano, acontecerá a I Mostra de Videoarte do Recôncavo da Bahia - [Re]ações : reflexões e relações sobre o corpo-ambienteo corpo-social e o corpo-autobiográfico, como parte das atividades do II Colóquio Franco-Brasileiro de Estética de Cachoeira: Fronteiras do Efêmero na Imagem Digital em uma colaboração entre a Université Paris 8, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL-Artes Visuais) e a Universidade Federal da Bahia (PPGAV- EBA-Escola de Belas Artes).

Em [Re]ações a videoarte é gerada a partir de ações que emergem do diálogo consigo mesmo e com o mundo, entre o reflexo e a reflexão. A partir de uma experiência constituída de memórias, sentimentos, emoções, pensamentos e preocupações cotidianas cria-se um espaço de encontro, onde a relação com o outro acontece em um processo de criação conjunta de sentido, da vida e da própria arte. Nesse processo, cada imagem corresponde a uma ação do corpo no sentido de encontrar novas formas de habitar o mundo, novos modos de convivência, novas políticas individuais e coletivas, que possibilitem outras maneiras de ver e viver. Nas práticas e experimentações pessoais/sociais, a videoarte se constitui a partir de uma arte relacional que possa contribuir para a liberdade das relações humanas e da própria existência.

A mostra, realizada pelo [Re]Image – Grupo de Pesquisa em Artes Visuais / Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital, sob a curadoria e direção artística da Profa. Valécia Ribeiro, reúne os trabalhos dos estudantes no curso de Artes Visuais: Adriano Machado, Alaine Maturino, Aline Brune, Arinaldo Teixeira, Carlos Roberto Pereira, Darlan D’houro, Deisiane Barbosa, Douglas Saturnino, Fabiel Nicassio,  Flávia Pedroso, Geisa Lima, Geisiana Conceicao, Heloisa França, Jamile Araújo, Jamile Menezes, Jéssica Coelho, Jucilene Alves,  Kelvin Marinho, Laila Brito, Leandro Alex Santos, Lilian Ventura, Lucas Alves, Marthius Reis, Miquéias Rezende,  Nerize Portela, Renan  Bozelli, Rosiley Barros,Thais Machado,Yasmin Nogueira.

Ver trailer da mostra: http://youtu.be/wl2oEehKq30

Mais informações: http://iicfb-fronteiras-do-efemero.blogspot.com.br/p/mostra.html