Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Iminências – Mostra de Artes Visuais discute questões do feminino

Publicado: Quarta, 25 Março 2015 14:38

A mostra aconteceu no Espaço Cultural Hansen Bahia, reunindo os Trabalhos de  Conclusão de Curso das graduandas de Artes Visuais. A exposição "Iminências" é parte dos processos de criação de cada uma das artistas. Não por acaso,  o universo feminino, cotidiano e também onírico, ali se instaura, mostrando a perspectiva destas mulheres, seus anseios, expectativas e inquietações

Os trabalhos transitam entre videoinstalacão, instalação, videoperformance, escultura, fotografia, desenho, pintura e gravura, trazendo uma exposição eclética do ponto de vista de linguagens e materiais utilizados. No entanto, a unidade se estabelece a partir do feminino, mesclando a leveza de materiais com a abordagem de conteúdos fortes: as violências físicas e simbólicas, a dualidade liberdade/prisão, o corpo feminino e as pressões sociais. Outros trabalhos seguem na linha de sonhos, vidas passadas,  releituras de mitos e contos do cotidianos e da vivência.

Abaixo o texto de abertura da exposição e algumas imagens dos trabalhos apresentados.

 

IMINÊNCIAS.

“Iminências” apresenta os resultados processuais dos trabalhos de conclusão de curso das alunas graduandas do Curso de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: Alaine Gomes, Daniela Gomes, Jessica Coelho e Rosilei Barros, Geisa Lima, Geisiana Conceição, Lilian Ventura, Lenice Moreira e Nerize Portela.

Os trabalhos expostos silenciam, causam hesitação, conectam perspectivas e produzem diálogos eloquentes sobre as experiências estéticas e o pensamento humano, permitindo assim, que o indivíduo reconheça de forma intuitiva, intencional ou inconsciente as possibilidades discursivas das mais variadas formas de linguagens artísticas.

Indo da escultura à fotografia, passando pelo desenho, pintura, instalação e gravura, alcançando os meios digitais a arte aqui se apresenta em sua pluralidade e multiplicidade abastecida pelos desejos e sentimentos de quem as criou.

As artistas trazem nas suas obras as suas inquietações; seus sonhos; medos; memórias desta e de vidas passadas; traumas; superações; historias de luta contra violência; ressignificam objetos e trajetos cotidianos; fazem releituras de contos, mitos e lendas.

Nesta exposição o que se pretende mostrar não é apenas o resultado conclusivo de um processo de criação, mas, aquilo que está por vir. A iminência aqui proposta representa o que está a ponto de acontecer, a ação desencadeadora, o momento que antecede uma decisão, é como um começo e não um fim.

Os pensamentos e a vida de cada uma das artistas estão em iminência, ganhando a cada instante novos contornos. O que é iminente é desconhecido e desafiador. Cada obra é como um lugar novo, esperando por visita.

Geisiana Conceição, Rosilei Barros e Geisa Lima. 

Curadores: Antonio Carlos Portela, Dilson Midlej, Fernando Rabelo, Gaio Matos, Marilei Cátia Fiorelli

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página