Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Festival Movimenta traz "Gretas do Tempo" para Cachoeira

Publicado: Sexta, 08 Maio 2015 19:15

A série "Memórias de uma memória: videodanças" será exibida amanhã, 9 de maio, às 18h na praça Teixeira de Freitas (em frente ao Cine Teatro) na programação do Festival Movimenta.

O quebra-mar da marinha, o Forte São Marcelo, o subsolo do Mercado Modelo, os jardins do próprio Palácio, o mar e a Praça da Sé são os cenários escolhidos para entrelaçar as memórias corporais dos bailarinos e as memórias de Salvador no conjunto de vídeodanças criado para o projeto artístico "Gretas do Tempo".

O projeto foi idealizado por Ivani Santana em colaboração com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Ações Coreográficas do Balé Teatro Castro Alves. A curadoria do Cine Dança do Festival Movimenta que acontece nos espaços públicos, realizada por Valécia Ribeiro, tem aqui o objetivo de provocar reflexões sobre as relações entre o corpo e a cidade. Veja abaixo texto curatorial.

Mais informações sobre o projeto: http://www.poeticatecnologica.ufba.br/gretasdotempo/

Mais informações sobre a programação do festival: http://roszafilmesproducoes.wix.com/movimenta#!cine-danca/c1aw3

 

GRETAS DO TEMPO - Memórias de uma memória

 

Ao trabalhar a memória o projeto artístico Gretas do tempo vivencia o corpo como um lugar de escrita, onde se inscreve o tempo, o espaço e a experiência de si mesmo em interação com o mundo. A série de videodanças propõe uma reflexão a partir de zonas fronteiriças, sejam elas geográficas ou imaginárias – passado e futuro, exterior e interior, eu e outro –, com limites que se deslocam e se sobrepõem a todo momento na interação entre sons e imagens. Assim, o processo de criação se dá a partir de uma memória que se desloca continuamente, de um corpo a outro, de uma imagem a outra, de um som a outro, de uma conexão a outra, uma memória que não cessa de se reconfigurar na mediação tecnológica e no próprio corpo como objeto e sujeito.

 

Valécia Ribeiro

Curadoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página