Egresso de Artes Visuais faz marca para Recom - Seminário de Comunicação e Processos Históricos

Publicado: Domingo, 02 Agosto 2015 16:16

O egresso do Bacharelado de Artes Visuais, Zimaldo Melo, realizou um estudo de identidade visual para o Seminário de Comunicação e Processos Históricos - RECOM que  será promovido pelo Bacharelado de Jornalismo também da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A proposta do Bacharelado de Jornalismo era união entre a arquitetura e a cultura afro existente no Recôncavo. Foi descartado de imediato da Ponte Dom Pedro II por se tratar de uma imagem repetida exaustivamente quando se trata de eventos. “Vi que era um desafio deslocar o olhar para outros elementos importantes da região. Aí surgiu a ideia de utilizar dois monumentos (hoje esquecidos) que mostram a importância de Cachoeira e São Félix, e que, de alguma forma, faz/fez ligação com outras regiões do Brasil: as estações de trem. Faltava o ponto da cultura afro e o samba de roda, o movimento circular, um patrimônio imaterial, foi o escolhido”, declara o artista visual.

As referências apontadas por Zimaldo Melo na marca do Recom remetem a três elementos importantes do contexto local: a arquitetura neo-clássica do século XIX, a tipografia barroca do século XVIII (através da fonte Caslon Old Face) e da cultura afro representada pelo samba de roda.