Livro produzido no curso de Artes Visuais é adotado como paradidático em escola do Recôncavo

Publicado: Quinta, 28 Julho 2016 01:45
O livro infantil "As Escolas de Joana", produzido como Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Visuais pela artista Jamile Menezes, sob orientação do Prof. Antonio Carlos Portela, foi adotado como paradidático pelo Centro Educacional Batista, na cidade de Muritiba-BA, e será usado pelas crianças do ensino fundamental 1.

O livro conta a história de Joana, uma menina de 8 anos que vive na zona rural com seu pai, mãe e dois irmãos. Sua escola é longe de onde mora, mas para ela nem parece, pois se diverte inventando histórias e músicas com as coisas que vê pelo caminho. No percurso, encontra sua tia costureira, suas primas, que vão com ela para escola e sua avó, que é merendeira. “Todos sempre têm algo interessante para ensinar à garota: trava-línguas, brincadeiras, matemática no cotidiano e regras de convivência”, observa Jamile.

Esse conto foi escrito inspirado nas vivências da infância da autora e ilustradora, para mostrar que criança não aprende só na escola, mas com tudo e todos ao seu redor.

“As Escolas de Joana” já está na terceira tiragem e foi produzido de forma independente, sem editora. Para a autora, seu uso como paradidático é importante para estimular a parceria entre escola e família.  “É preciso que as crianças, educadores(as) e familiares entendam que todos são responsáveis pela formação do indivíduo. A família ensina os valores necessários para uma boa convivência, a escola reforça e passa os conteúdos didáticos”, destaca Jamile e agradece pela oportunidade. “Agradeço à pró Silvinha, diretora da escola e Adriana Carvalho, que acreditou no trabalho e nas possibilidades pedagógicas do livro".

Dentre os lançamentos feitos em cidades do Recôncavo e proximidades, a artista participou de dois eventos realizados pela UFRB: o IX Fórum Internacional 20 de novembro e a Exposição Poéticas do Cotidiano. Para adquirir o livro, basta entrar em contato com a autora pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.