Exposição Autópsia do Invertebrado - 02.06 a 03.07.2017

Publicado: Sexta, 19 Maio 2017 16:26

Entre os dias 02 de junho e 03 de julho, o foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira, estará com a exposição “Autópsia do Invertebrado: um museu para a ciência do imaginário” cuja idealização é do discente Henrique Braga que está concluindo o bacharelado de Artes Visuais ainda neste semestre.

Em setembro do ano passado, o discente concorreu a um edital do Setorial de Artes Visuais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Após ter ganho a verba para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),sob orientação do Prof. Dr. Ayrson Heráclito, Henrique Braga redimensionou a “Autópsia do Invertebrado” e o transformou em um projeto artístico pessoal. Portanto, o que se iniciou na disciplina de Elaboração de Projetos acabou se tornando um produto compatível para o mercado de artes visuais.

Henrique Braga propõe a transformação do espaço museal e o trata como obra de arte. Baseando-se na ideia do gabinete de curiosidades, o discente realizou a curadoria do próprio trabalho e criou uma expografia que dialogasse com o espaço escolhido: o Foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). Para isso, parte da verba do edital foi direcionado para a requalificação do espaço em questão.

A ideia central do trabalho é um diálogo entre a ciência e a espiritualidade, através da imagem da coluna vertebral. A exposição “Autópsia do Invertebrado: um museu para a ciência do imaginário” é formada por trabalhos bidimensionais, escultóricos e instalativos. O fruidor poderá ver os vestígios do processo artístico que resulta em três seções temáticas: Summa Vertebra, composta por um painel com obras bidimensionais, uma instalação escultórica (Constelação) e uma instalação cenográfica (Mesa de Estudo); Transubstanciações com obras bidimensionais, uma instalação cenográfica, Herbário, e uma série de obras bidimensionais intitulada “Flora do Corpo”; por último, a seção Idade da Cura, uma série de aquarelas e de experimentos em vídeo e ações performáticas.

Este projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Trata-se também de um projeto desenvolvido durante o bacharelado de Artes Visuais no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

O que: Exposição Autópsia do Invertebrado
Quando: de 02 de junho a 03 de julho de 2017
Onde: Foyer do Auditório Leite & Alves, Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cachoeira, a 120km de Salvador, Bahia
Horário: das 09h às 21h de segunda a sexta, sábado das 08h às 12h. Aos feriados, a visitação não estará aberta ao público.
Entrada: gratuita
Mais informações: www.autopsiadoinvertebrado.com.br