Erro

The CEGCore2 library could not be found.
Escrito por Erikson Alexandre Fonseca dos Santos | Publicado: Terça, 11 Dezembro 2018 07:46 | Última Atualização: Segunda, 17 Dezembro 2018 07:55

VALTER

No último dia 28 de novembro, a comunidade acadêmica da UFRB teve a satisfação e honra de receber a notícia de que um dos primeiros egressos do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET) tornou-se o primeiro Doutor em Matemática, pela renomada Universidade de Brasília (UnB).

Valter Borges Sampaio Júnior, cruzalmense e oriundo da educação pública, ingressou no BCET em 2009, sem muitas perspectivas de qual curso gostaria de fazer, mas com a certeza de que era na UFRB que ele queria fazer seu curso de graduação.

Não se limitou apenas a cursar as disciplinas, foi monitor de algumas componentes curriculares, de projetos de extensão, fez diversos cursos e minicursos (na UFRB e na UFBA), participou de vários eventos nestas instituições, além de atuar como membro do Diretório Acadêmico do BCET e representante estudantil em várias instâncias, como colegiado e conselho de Centro, sempre em prol do bem comum.

Em paralelo ao curso de graduação, alcançou mais uma conquista na sua vida, sendo aprovado no concurso público para a Guarda Municipal em Cruz das Almas. Dividia-se entre suas obrigações acadêmicas e laborais com a certeza, cada vez mais, de que era no meio da academia que ele queria firmar seus pés.

Com muito afinco e dedicação formou-se no BCET em 2012. Inquieto com suas conquistas até então, apoiado e motivado por muitos professores de Matemática do CETEC, vislumbrou a possibilidade de fazer Mestrado em Matemática.

Escolheu a UnB como destino, foi aprovado na seleção para o Mestrado, mas o seu vínculo empregatício o impedia de ir fazer o curso na capital federal. Não titubeou: pediu exoneração e seguiu para Brasília, rumo a conquistar novos horizontes matemáticos (e não matemáticos também). Finalizou seu Mestrado em Matemática no ano de 2014 e decidiu que não era hora de parar, dando continuidade à sua formação, com seu curso de Doutorado.

Com o desenrolar de seus estudos e pesquisas, aventou a possibilidade de fazer um doutorado-sanduíche. Tal possibilidade se concretizou e, em abril de 2017, seguiu para os Estados Unidos, rumo à Universidade de Cornell, em Ithaca. Lá, trabalhou em seu tema de pesquisa e em março de 2018 retorna ao Brasil para dar prosseguimento e finalizar seu curso de Doutorado, sob a orientação da professora Drª. Keti Tenenblat, renomada pesquisadora e principal referência feminina na área de Geometria Diferencial no país. Teve seu trabalho bastante elogiado pela banca de defesa de Tese, a qual, com louvor, conferiu-lhe o mais alto título acadêmico que qualquer cidadão pode conquistar.

O feito de Valter, ficou marcado e sempre será lembrado, por todos que direta ou indiretamente participaram da sua trajetória, como motivo de alegria e satisfação. Para além disso, ficará como fonte de incentivo e motivação, para aqueles que hoje cruzam os corredores e pavilhões da UFRB, assim como os demais que por ela vier a passar.

O CETEC, indubitavelmente, se orgulha por tantas conquistas e feitos realizados pelo Valter e deseja ainda mais êxito em suas trajetórias de vidas pessoal e acadêmica.

Parabéns e sucesso!