Cursos de extensão no semestre suplementar 2020.3

METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA PARA ENGENHARIA CIVIL

O estudo das formas de produção do conhecimento, técnicas e tecnologias sob os princípios da Metodologia da Pesquisa Científica é basilar para a formação acadêmico-científica do estudante, pois o levará ao entendimento sobre a importância da Ciência para as sociedades e ao estímulo por buscar respostas para suas indagações por meio de procedimentos sistematizados e respaldados por teorias pertinentes. Os conteúdos deste curso fornecerão ao estudante instrumental necessário para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão do curso através da apresentação dos métodos e técnicas de pesquisa, bem como formas de produções textuais acadêmicas adequadas as normas técnicas vigentes com vistas a divulgação no meio científico.

O curso possui vagas limitadas e será ministrado pela professora Luciana Maciel Boeira. Para inscrição acesse o formulário https://forms.gle/JcHFB7McEN8R24X98

CICLO DE SEMINÁRIOS - CONECTADOS COM GP-POSAC – EDIÇÃO PANDEMIA

É um ciclo de seminários direcionados aos pesquisadores do Grupo de Pesquisa GP-POSAC liderado pelas professoras Alexandra Cruz Passuello e Maria da Graça Andrade Dias. O Grupo de Pesquisa para Preservação e Ocupação Segura do Ambiente Construído foi criado em 2018 a partir da colaboração em pesquisa de professores nas especialidades de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, com foco de interesse em temas voltados ao patrimônio construído, tanto no contexto histórico quanto contemporâneo. Conforme previsto na Resolução n° 019/2020 da UFRB, que dispõe sobre a regulamentação de Calendário Acadêmico Suplementar, a atividade aqui proposta se encaixa dentro das atividades diversificadas (Art. 2º, inciso VI) classificada como “seminários ou roteiros de estudos orientados” a serem posteriormente aproveitadas como Atividades Complementares de Curso (ACC). A atividade do “Ciclo de Seminários” será ofertada durante as 15 semanas que compõem o semestre suplementar e tem como objetivo integrar os participantes do grupo e promover discussões sobre os temas de pesquisas atualmente em desenvolvimento. Os encontros serão semanais através de plataformas virtuais, contando com apresentações dos professores envolvidos, bem como de cada um dos alunos participantes. Alguns egressos também foram convidados para apresentarem seus trabalhos concluídos. Cada um dos encontros terá um momento de apresentações, seguido por perguntas e discussões.

Os alunos interessados devem entrar em contato com a professora Alexandra Cruz Passuello para maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.