UFRB realiza aula inaugural do Curso de Formação de Operários da Construção Civil

Publicado: Quarta, 30 Maio 2012 15:48

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu na última segunda-feira, dia 28 de maio, a aula inaugural do Curso de Formação de Operários da Construção Civil. O evento marcou a recepção aos alunos da primeira turma, que irá capacitar, na modalidade oficial pedreiro, jovens e adultos da comunidade da Baixa da Linha, em Cruz das Almas.

A aula inaugural aconteceu no espaço da Associação Comunitária da Baixa da Linha (ASCOL) e foi estendida a toda a comunidade, representada por lideranças locais e dirigentes da Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Cruz das Almas. Também estiverem presentes os coordenadores do curso, os professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Francisco Gabriel Silva e José Humberto Teixeira, e estudantes de Engenharia Civil e Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, bolsistas e voluntários vinculados ao projeto.

Para o técnico da Assessoria Especial para Projetos Estratégicos da UFRB, Luiz Haroldo da Silva, com a proposta, a universidade vai além dos muros institucionais e contribui para sua interação com a comunidade vizinha. Neste mesmo sentido, o professor Francisco Gabriel Silva ressaltou em seu discurso o papel da universidade como ferramenta de inclusão social e resgate da cidadania. Ele ainda destacou a importância do curso no atual contexto de aquecimento do setor da construção e carência de profissionais treinados.

Por sua vez, o professor José Humberto Teixeira salientou a necessidade de compromisso dos alunos no decorrer das atividades. O curso terá duração de um mês, com aulas teóricas e práticas. Na ocasião do evento de abertura, foi informado o cronograma das aulas e a estrutura do curso e distribuído o material didático, que inclui as ferramentas e o manual de pedreiro.

A iniciativa marca o início da implantação da Escola Permanente de Formação de Mão de Obra para a Construção Civil da UFRB, que vai levar em formato de extensão universitária conhecimentos técnicos e científicos para a comunidade carente de Cruz das Almas e região. A intenção é oferecer cursos para armador, carpinteiro, eletricista, encanador, entre outros. Já estão previstos novos cursos de pedreiro nos assentamentos rurais do município e de aperfeiçoamento de pedreiro aberto aos interessados.