1° Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo

Publicado: Terça, 02 Outubro 2012 23:50

“Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo” - 2012

O Torneio “A Ponte Treliçada do Recôncavo” diz respeito à avaliação de um protótipo de uma ponte construído com palitos de picolé de madeira e cola, que deverá resistir a uma carga crescente, para análise do desempenho de sua estrutura.

1. OBJETIVOS

O Torneio visa estimular estudantes de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharia a verificar, na prática, o comportamento dos materiais sob a ação de carregamentos; incentivar a imaginação e a busca por novos conhecimentos; propiciar uma visão prática das teorias aprendidas em sala de aula; preparar o aluno para o concurso “A PONTE” (Feira Construir Bahia 2013) e proporcionar a troca de informações e a valorização das profissões da área.

2. PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do Torneio “Ponte Treliçada do Recôncavo” estudantes de graduação dos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharias da UFRB e de outras instituições.

3. INSCRIÇÃO

3.1. A inscrição deverá ser em dupla (a participação individual do aluno não será permitida), realizada através do preenchimento da ficha de inscrição, até que as vagas  disponíveis sejam preenchidas (vagas limitadas).

3.2. As inscrições poderão ser feitas até o dia 10/10/2012.

3.3. As inscrições deverão ser homologadas na secretaria do CETEC/UFRB, através de formulário específico disponibilizado neste mesmo local.

No ato da inscrição, a dupla deverá entregar 2 Kg de alimento não perecível (exceto sal), que posteriormente serão doados a uma instituição de caridade da cidade de Cruz das Almas.

3.4. Os membros da equipe deverão estar regularmente matriculados nos cursos já mencionados.

3.5. As inscrições serão cadastradas por ordem cronológica, numeradas no ato de efetivação das mesmas. Apenas as 15 (quinze) primeiras equipes participarão do torneio. A partir da 16ª inscrição a equipe estará se candidatando apenas na lista de espera.

Durante o dia 17 de outubro de 2012 (quarta-feira), os estudantes deverão montar os seus protótipos, em um espaço especialmente reservado para esse fim (a ser divulgado posteriormente). As montagens acontecerão somente no dia 17 de outubro, às 8h. O horário limite para término da montagem será às 20h do mesmo dia;

O julgamento será realizado por uma comissão formada por professores de instituições de ensino superior e ou convidados, com vivência nas áreas de materiais e estruturas e/ou profissionais do setor.

As pontes confeccionadas no dia 17 de outubro deverão ser rompidas às 16 horas do dia 19/10/2012 (sexta-feira).

O resultado final deverá ser apresentado no dia 19 de Outubro de 2012, logo após o rompimento de todas as pontes.

PRÊMIOS

A dupla vencedora do Torneio “1° Torneio da Ponte Treliçada do Recôncavo” receberá como prêmio R$ 150,00, a segunda colocada R$ 100,00 e a terceira colocada R$ 50,00.

Aqui Regulamento completo.