ATIVIDADES DE ENSINO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR
As exigências de desenvolvimento de competências e habilidades demandadas pelo mercado de trabalho nem sempre podem ser atendidas pela grade curricular de um curso de Graduação, cuja flexibilidade, ainda baixa, dificulta o oferecimento de oportunidades capazes de incorporar conhecimentos avançados na formação profissional do estudante. Esta atividade tem como objetivo gerar oportunidades de capacitação em temas complementares da formação profissional e não contemplados na grade curricular para que os bolsistas do PET Agronomia e alunos de Graduação em Agronomia da UFRB possam complementar sua formação profissional de forma diferenciada e atualizada.
RODAS DE DISCUSSÃO
Tem como propósito a leitura de referenciais teóricos diversificados, seguido de discussão em grupo. Na atividade são lidos capítulos de livros, artigos científicos e ou visualização de documentários, que possam incitar e proporcionar acúmulo intelectual pelo exercício da dialética e retórica. Entendendo estes últimos como instrumentos essenciais para a percepção e interpretações utilizados nos processos metodológicos de construção do conhecimento e formação de profissionais críticos e criativos. Em 2018 serão realizadas 4 rodas de discussão, cujos temas serão definidos pelos bolsistas.
GRUPO DE ESTUDO
Esta atividade consiste na apresentação de referenciais teóricos diversificados que possibilitem uma ampla discussão sobre determinada cultura agrícola. Durante o estudo são abordados todos os aspectos da cultura, tais como: caracterização agronômica; importância econômica; tecnologia de produção; manejo integrado de pragas e doenças, formas de utilização e comercialização. Justifica-se pela necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos sobre temas específicos de interesse para o exercício profissional.
MONITORIA ACADÊMICA
A Monitoria acadêmica constitui-se em importante atividade de ensino-aprendizagem para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação. Pelas suas características e abrangência, constitui-se em uma proposta que auxilia o professor em suas atividades cotidianas de forma expressiva em todas as etapas do processo pedagógico, ao tempo em que proporciona ao aluno a possibilidade de ampliar e reforçar os conhecimentos adquiridos, despertar o interesse para a docência e desenvolver aptidões e habilidades no campo do ensino. O “Programa de Monitoria Especial Voluntária” é um espaço de aprendizagem que objetiva o aperfeiçoamento do processo de formação do bolsista PET e a melhoria da qualidade do ensino de graduação do curso de Agronomia da UFRB. O diferencial deste programa em relação à Monitoria Institucional da UFRB é basicamente, a ausência de remuneração específica para a atividade, além da redução da carga horária mínima exigida, em razão da necessidade de dedicação de 20 horas/semana às quais os bolsistas já estão submetidos.
EXCURSÕES TÉCNICAS
Tem como objetivo possibilitar aos bolsistas a oportunidade de visitar instituições de ensino, pesquisa e extensão, propriedades rurais, feiras agropecuárias e eventos similares para a observação de sistemas e ou desenvolvimento de atividades de produção agropecuária em meio real.
RESIDÊNCIA AGRONÔMICA
O campo de produção agrícola do PET Agronomia tem como objetivo possibilitar aos bolsistas do grupo a realização de atividades voltadas para a prática agrícola e para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para sua atuação profissional. Trata-se de atividade coletiva na qual os bolsistas poderão vivenciar etapas de planejamento, implantação, condução e observação de culturas agrícolas, vivenciando atividades de campo. O campo de produção também é disponibilizado para ser utilizado por professores, alunos do CCAAB/UFRB e produtores rurais como área demonstrativa, onde poderão ocorrer dias de campo ou outras atividades voltadas para o planejamento, implantação e acompanhamento de determinado cultivo.