There is no category chosen or category doesn't contain any items

{slide=PBL - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS}Descrição: É um modelo de ensino-aprendizagem, centrada no aluno, que busca o desenvolvimento de habilidades e competências para a solução de problemas e autonomia de aprendizagem. Totalmente baseado na teoria do construtivismo de Jean Piaget, o método PBL surgiu em 1969 na Universidade de MacMaster, Canadá e Universidade de Maastricht na Holanda, aplicado ao ensino da Medicina. Posteriormente, em 1984, foi testado e teve sua eficiência de formação comprovada na Universidade de Harvard nos EUA. Na filosofia PBL, um problema é apresentado aos alunos para que os mesmo busquem a solução utilizando sua capacidade auto-didática. Para direcionar o aprendizado, são indicados recursos de aprendizagem (livros, artigos, vídeos, entre outros) apropriados à atividade designada. Os estudantes também são estimulados a buscar outras fontes de conhecimento. Em 2013 será realizada uma seção de PBL que será utilizado no curso de capacidade e aptidão agrícola sobre a coordenação do Tutor. Ao final, como forma de avaliação, os estudantes discutem os benefícios do método e as aplicações para o tema discutido.

Benefícios acadêmicos: Trata-se de uma atividade típica de ensino, cujo benefício será a aplicação e teste de metodologia inovadora de ensino de Graduação. Esforço de aprendizagem em temas não tratados na graduação.

Público Alvo: Bolsistas PET Agronomia.
Resultados Esperados:Capacitação dos alunos para aplicação do método em suas atividades de ensino e monitoria; Desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas; Contribuição para o desenvolvimento, adaptação, consolidação e aplicação de novas práticas de ensino no curso graduação em Agronomia. Desenvolvimento do senso de responsabilidade profissional, estímulo a leitura e desenvolvimento da autonomia de aprendizagem.
{/slide}

{slide=CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA}Descrição: Tem como o objetivo oferecer a oportunidade para que o Bolsista PET possa desenvolver competências básicas no uso da linguagem escrita e oral em idioma estrangeiro. Os bolsistas participarão de um curso em língua estrangeira, preferencialmente Inglês, presencial ou à distância. Nesta atividade os bolsistas são estimulados a matricularem-se em cursos regulares de inglês.

Benefícios acadêmicos: No exercício desta atividade os bolsistas estarão recebendo treinamento em língua estrangeira (conversação, leitura e interpretação de textos técnico-científicos), o que contribuirá para complementar a sua formação profissional, já que na grade curricular do curso de Graduação em Agronomia ainda não são oferecidas disciplinas de língua estrangeira.
Público Alvo: Todos os bolsistas do PET Agronomia UFRB e alunos carentes do curso de Agronomia.

Resultados Esperados:
Aprimorar conhecimentos e desenvolver a capacidade de interpretação de textos técnicos em língua Inglesa, além de exercitar a conversação no idioma.

{/slide}