Portal do Governo Brasileiro

 

PET


O PET Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento é um grupo interdisciplinar. Os petianos são estudantes de graduação que pertencem aos diferentes cursos do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC): Biologia (Bacharelado e Licenciatura), Agroecologia, Engenharia Florestal, Agronomia, Gestão de Cooperativas, Medicina Veterinária e Engenharia Sanitária e Ambiental. Vinculado ao Ministério da Educação, no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET, foi criado em 2010 sob a temática voltada para a conservação do Bioma Mata Atlântica. Nesse cenário de devastação histórica, mudar a realidade por meio do poder transformador da Educação Tutorial.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do Brasil. Segundo dados do SOS Mata Atlântica e do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), de sua extensão original resta pouco mais de 7%. O Recôncavo Baiano, berço da colonização brasileira, a situação não é nada diferente. A região vem sofrendo a ação devastadora do desmatamento, da fragmentação florestal e da perda de biodiversidade desde os idos de 1500.

Este grupo surge na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB com uma proposta que objetiva o estímulo à formação profissional a contribuição para a melhoria da qualidade no ensino superior do país, bem como o estímulo a formação de um espírito reflexivo, solidário, social e ambientalmente engajados dos estudos atendidos pelo programa. Enxergamos na Educação Tutorial a mola motriz de mudanças de cultura e postura que desejamos aos futuros profissionais formados pela UFRB que direta ou indiretamente atuarão no Bioma Mata Atlântica. Seguido rigorosamente as legislações, resoluções, normativas e regulamentos que regem o programa e o grupo PET:

Manual de Orientações Básicas 

Portaria MEC 947/2010

Portaria MEC 343/2013

Resolução  FNDE 36/2013

Resolução FNDE 42/2013

Regimento Interno

1            WhatsApp Image 2019-01-22 at 16.47.19.jpeg