• 2022

Por: Glauber Gonçalves e Yuri Guimarães (Bolsistas PET)

Atividade: Resumo do seminário semanal do PET ZOOTECNIA

O estágio é uma oportunidade de grande relevância na vida do estudante universitário, possibilita a aplicação prática dos conhecimentos previamente adquiridos em sala de aula, vivência de novas experiências, aprendizado de metodologias, ampliação da lista de contatos profissionais e ser uma “porta de entrada” para o mercado de trabalho ou pós-graduação. A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” -‘ Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) fica localizada na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, já formou mais de 15.000 profissionais, desde o ano de 1901. No ano de 2018 a USP foi considerada a 4ª melhor universidade do mundo em Ciências Agrárias. A realização do estágio o correu no Núcleo de Estudos em Ambiência (NUPEA) na área de zootecnia de precisão, com supervisão do Professor Dr. Iran José Oliveira da Silva. A primeira atividade do estágio foi realizar uma revisão de literatura abordando de forma ampla, as tecnologias atuais utilizadas para avaliação da qualidade dos ovos comerciais e férteis, finalizado esta etapa, buscou-se desenvolver um dispositivo para coleta de variáveis climáticas utilizando o Arduino®, uma plataforma de patente aberta que permite o desenvolvimento de programas que podem ser aplicados nas mais diversas áreas, para isso, foi feito o levantamento e aquisição dos módulos necessários, após a montagem do dispositivo, buscou-se os códigos para formar o algoritmo, foram feitos alguns testes para calibração deste dispositivo, utilizando para isso um data logger Hobo® que já estava calibrado. Outra atividade desenvolvida foi a apresentação de três seminários para os integrantes do NUPEA, o primeiro sobre a revisão de literatura que foi feita neste estágio, o segundo sobre um tema escolhido pelo Supervisor e o terceiro, sobre as atividades desenvolvidas no estágio. Ainda durante o período de estágio, foi possível, juntamente com a turma de graduação em Agronomia, assistir uma palestra do Msc. Victor Tonello sobre técnicas de memorização, onde o mesmo demonstrou que é possível melhorar em até 10 vezes o aprendizado, utilizando uma metodologia de memorização associativa e não repetitiva. Neste período de estágio foi possível instruir-se sobre tecnologias aplicadas a produção animal, aprender sobre programação, aperfeiçoar as técnicas de apresentação de seminário, além de estreitar as relações profissionais com os membros do grupo NUPEA.

WhatsApp Image 2019 09 11 at 13.38.35