Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ementas dos Componentes Curriculares

METODOLOGIA DE PESQUISA: A ciência e os demais tipos de conhecimento. O método científico. Tipos de pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. O projeto de pesquisa: subsídios para elaboração.

 

BASES DA RELAÇÃO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: Desenvolvimento sustentável. Tecnologia social. Avaliação de impactos socioambientais de tecnologias e projetos de desenvolvimento. Desenvolvimento e Meio ambiente. Obstáculos às ações e aplicações das políticas públicas. Prioridades ambientais para o desenvolvimento. A questão ambiental e sua incorporação ao conceito de desenvolvimento.

 

TECNOLOGIA ASSISTIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: Estudo sobre a trajetória de construção do conceito de Tecnologia Assistiva nos âmbitos internacional e nacional, e os debates atuais sobre este conceito. As diferentes formas de classificar a Tecnologia Assistiva. O público-alvo da Tecnologia Assistiva. As características interdisciplinares da Tecnologia Assistiva, seus objetivos e finalidades. Os produtos de Tecnologia Assistiva e sua relação com as áreas de: informática, mecânica, eletrônica, saúde e arquitetura/engenharia civil.

 

RECICLAGEM DE MATERIAIS: Conceitos aplicados ao processo de reciclagem. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Coleta Seletiva. Logística Reversa. Resíduos Industriais e Urbanos. Gerenciamento de Resíduos. Reciclagem de Produtos Plásticos. Reciclagem do Vidro. Reciclagem do Produtos Metálicos. Reciclagem Biológica.

 

ENERGIAS RENOVÁVEIS: O conceito de Energias; Formas de Energia; Conservação de Energia; Energias Renováveis; Formas de produção de Energias renováveis; Energia Hidráulica; Energia Eólica; Energia Solar.

 

AMBIENTE ESPACIAL E TECNOLOGIA: Ambiente espacial e sustentabilidade, tecnologia espacial, satélites artificiais: meteorológicos e ambientais, lixo espacial, segurança espacial e direito ambiental espacial.

 

QUÍMICA E MEIO AMBIENTE: Conceitos e princípios da Química Verde; Resíduos e principais problemas ambientais; Avaliação de impactos ambientais, decorrentes do uso da biomassa e outras fontes de matéria-prima; Aproveitamento de coprodutos e beneficiamento de resíduos sólidos.

 

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: Estudo das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente ao longo da história. Filosofia da ciência: análise de valores e ideologias envolvendo a produção e divulgação da ciência e da Tecnologia. Influências das diferenças culturais nas concepções de ciência e tecnologia e de suas relações com as sociedades e o meio ambiente. Participação da sociedade na definição de políticas relativas às questões científicas, tecnológicas, econômicas e ambientais.

 

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR: Estudo interdisciplinar de temas na área de ambiente, tecnologia e sustentabilidade. Organização e apresentação dos projetos de pesquisa.

 

SOCIEDADE E NATUREZA: TERRA, PODER E TERRITÓRIO: Sociedade e natureza. Terra, poder e território. Desenvolvimento e Sustentabilidade. Formação territorial, socioeconômica e política do Brasil e as relações sociais de produção. Desenvolvimento territorial e agrário no Nordeste do Brasil. Relação campo-cidade.

 

PROJETO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: O projeto como elemento do relatório de pesquisa. O relatório de pesquisa. O processo de análise de dados e a sistematização dos resultados. Orientações para apresentação pública de trabalhos de pesquisa.

 

TECNOLOGIA NO ENSINO SOBRE AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: A relação entre tecnologia, ensino e sustentabilidade. Conceito de ambiente e sustentabilidade: a inter-relação entre o econômico, o social e o ambiental. A educação para a proteção ambiental e sustentável. Ciência, tecnologia e inovação como construção social. Noções básicas sobre principais fontes de poluição no ar, água e solo.

 

PLANEJAMENTO E PROJETOS: Concepção, execução e de análise de projetos. Implantação, viabilidade, análise econômica, processos de produção, fluxogramas e simbologias utilizadas em projetos.

 

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA: O contexto da Produção mais Limpa (P + L). A ecoeficiência e a P + L. Histórico da P + L no Brasil. Prevenção da poluição. Técnicas de redução da poluição. A metodologia de P + L como instrumento de marketing. A metodologia de produção mais limpa (P + L) e o Sistema de gestão Ambiental (SGA) baseado na norma internacional ISO 14001. Outras metodologias.

 

ESTATÍSTICA APLICADA NA PESQUISA CIENTÍFICA: Introdução: conceitos iniciais e objetivos da estatística, População e amostra, Variáveis qualitativas e variáveis quantitativas, Variáveis discretas e variáveis contínuas, Séries estatísticas e gráficos, Distribuição de frequências, Medidas de posição e Medidas de dispersão.

 

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTOS SOCIAIS: A diversidade dos grupos humanos, seus princípios e formas de organização nos diferentes contextos sociais. Caracterização de equipes multi, inter e transdisciplinares. Inovação tecnológica: perspectivas e desafios.

 

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: A importância da temática na formação de profissionais na sociedade contemporânea. Conceitos e compreensões. Competências pessoais e interpessoais. O empreendedor. O empreendedor e as oportunidades de mercado. Modelo de Negócios. Plano de Negócios.

 

TECNOLOGIAS DE ÁGUAS E EFLUENTES: Tratamento da água: introdução; Estação de tratamento de água – ETA: aspectos gerais; Fundamentos do tratamento de água; Aeração; Coagulação; Floculação; Decantação; Filtração; Desinfecção; Fluoretação; Reservatório de distribuição; Controle de qualidade físico-químico e microbiológico da água; Gestão e tratamento de efluentes: sistema de esgotamento unitário; Sistema separador, ramais prediais, rede coletora, interceptores, emissários, estações elevatórias; Unidades de tratamento de esgotos; Tratamento de esgoto: tratamentos preliminares, gradeamento, caixas de areia, tanques de remoção de sólidos, de óleos e de graxas; Tratamentos primários: tratamentos preliminares, decantação primária, digestão, secagem e disposição final dos lodos; Tratamentos secundários; processos biológicos: tanques sépticos, valos de oxidação, lagoas de estabilização, filtração biológica; Tecnologias de monitoramento do controle da ação de efluentes em corpos receptores.

 

TRANSFORMAÇÃO DE BIOMASSA EM BIOCOMBUSTÍVEIS: Biomassa; tipos de biomassa; uso de biomassa; situação, fatores econômicos, potencial no Brasil e no mundo; produção de biocombustiveis e de seus derivados e co-produtos (biodiesel, etanol, hidrogênio e outros); processos de transformação e utilização da energia da biomassa; reutilização de resíduos sólidos para a produção de biocombustíveis; aspectos ambientais e econômicos da produção de bioenergia.

 

CONCEITOS BÁSICOS EM PROPRIEDADE INTELECTUAL: Introdução à Propriedade Intelectual (PI) e sua importância para Institutos de Ensino Superior. Direito autoral; Indicação geográfica; Marcas, Patentes de invenção e patentes de modelos de utilidade, Desenho industrial. Cultivares, Proteção Sui Generis- O conhecimento tradicional e a Lei da Biodiversidade. Marcos Legais relacionados a PI.

 

INTRODUÇÃO À NANOTECNOLOGIA: Definição de Nanotecnologia. Introdução à miniaturização e análise de escalas. Histórico na Nanotecnologia. Estrutura Cristalina. Propriedades Eletrônicas. Materiais nanoestruturados. Síntese e fabricação de nanomateriais. Técnicas de Caracterização em nanoescala. Nanomateriais aplicados ao armazenamento, geração e conversão de energia. Nanotecnologia disponível no mercado. Nanomedicina. Nanotoxicidade. Promissoras aplicações da Nanotecnologia. Impactos ambientais, sociais, econômicos e éticos da Nanotecnologia. Desafios da Nanotecnologia.

 

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA NATUREZA E DA TECNOLOGIA: As imagens de Natureza que construíram as imagens das Ciências Naturais: os modelos que emergiram da Idade Média ao séc. XIX, na Europa. A história da tecnologia e das escolas politécnicas. Por uma análise crítica da técnica e da Natureza: Formas de compreender a Natureza na era do Capital e a perspectiva das tecnologias sociais. O maniqueísmo na semântica da técnica. O natural e o artificial. Políticas de Ciência e Tecnologia e soberania na geopolítica global. A era da Bia-Science e seus desdobramentos.

 

A FÍSICA E A TECNOLOGIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ECOLÓGICA: Estudar os princípios físicos no uso da energia. Evolução biológica e energia: Meio ambiente, metabolismo, catálise e entropia. Conhecer as fontes de produção energética industrial. Abordar as questões ecológicas referentes ao aquecimento global, resíduos radiativos e aos resíduos sólidos. Compreender as consequências atuais e futuras alternativas energéticas e suas implicações nas mudanças ambientais, sociais e econômicas. Sistema capitalista, domínio, controle e sustentabilidade.

 

Fim do conteúdo da página