Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade vinculado à área de concentração Interdisciplinar, compreende que a presença crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como para novas concepções e possibilidades pedagógicas. É nesta perspectiva de acompanhamento das inovações tecnológicas, da importância de uma formação continuada atual, crítica e apoiada nos valores éticos de respeito ao ser humano e ao meio ambiente, e na compreensão da necessidade de um trabalho em rede e interdisciplinar que o curso de Especialização Interdisciplinar em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade no CETENS se constitui. O programa possui duas linhas de pesquisas:

 

  • LINHA 1: TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE: A Linha 1 reúne projetos relacionados ao desafio ecológico que exige soluções e adequações tecnológicas, para práticas sustentáveis visando ao eco desenvolvimento, como resultado da escassez de recursos naturais e do crescimento das demandas provenientes de padrões insustentáveis de consumo, assim como a mudanças tecnológicas que ampliem as expectativas da vida humana. Perspectivando-se a partir de novas realidades e novos paradigmas que assumem uma relevância crescente na sociedade contemporânea: tanto o avanço acelerado das tecnologias, quanto a expansão de uma cosmovisão inclusiva, que aponta para a valorização da diversidade humana e para a superação dos mecanismos de exclusão social. Os projetos submetidos nesta linha de pesquisa devem versar sobre: Tecnologia Assistiva e acessibilidade; Tecnologia no ensino sobre ambiente e sustentabilidade, Ciência, Tecnologia e sociedade; Tecnologia social e gestão ambiental; Empreendedorismo e inovação.

 

  • LINHA 2: AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE: A Linha 2 reúne projetos relacionados a necessidade do uso racional dos recursos naturais, do consumo consciente, contextualizado no diálogo entre as questões ambientais, os avanços tecnológicos e as perspectivas econômicas de sustentabilidade. Hoje com o avanço da tecnologia é quase inimaginável que consigamos viver sem o auxílio dos instrumentos que estão no espaço, os quais possibilitam: televisão, comunicação, transporte aéreo, previsão do tempo, sistema de posicionamento global, monitoramento e estudo do planeta e seus recursos etc. Dessa forma, o impacto da tecnologia espacial sobre a humanidade tem implicado em diversas funções importantes para a sociedade. Os projetos submetidos nesta linha de pesquisa devem versar sobre: Ambiente espacial e Tecnologia; Relação da sociedade e meio ambiente; Ambiente e sustentabilidade; Relação da química e física com o meio ambiente.
Fim do conteúdo da página