Grupo de Pesquisa da UFRB promove evento no próximo dia 25 de maio com o objetivo de tornar público para a comunidade da universidade os projetos de pesquisa com foco em comunição, arte, tecnonologias e audiovisual Professores, técnicos e alunos do LinkLivre (Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios da UFRB) se encontram para conhecer e discutir todos os projetos em desenvolvimento das 4 linhas teóricas do grupo, abrindo espaço para que novos alunos façam adesão aos projetos, a depender de seus interesses específicos A atividade visa nivelar, para a comunidade do grupo e interessados, o conjunto das informações em torno das diferentes ações e pesquisas em andamento, além de mostrar (e envolver interessados) em futuras atividades coletivas. O seminário Estudos do LinkLivre, que será realizado no dia 25 de maio (quarta-feira), das 16h às 18h30, acontecerá do Auditório da Fundação Hansen (em Cachoeira, Bahia), com entrada franca. O formato do evento está baseado em curtas apresentações de cada pesquisador (10 minutos) que exporá a sua linha teórica e a metodologia de trabalho do grupo. Temas/projetos: Laboratório de Animação e Interatividade Digital da UFRB NOME DO(s) COORDENADOR (ES): Adriano Anunciação Oliveira ALUNOS  ENVOLVIDOS:  Daniel Nunes, Wesley Carvalho, Luciana Sacramento, Jhones Nunes, Lorena Reis, Cleidianne Andrade, Raoni Santos, Ricardo Santana, Lamonier Angelo, Ruy Silva Junior, Iasmin Coni, Israel Fernandes, Eduardo Oliveira, Fernando Almeida. LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: O LAB-AID se constitui como um espaço transdisciplinar para desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas de animação tradicional e interativa. Neste primeiro semestre de 2011, o LAB_AID está envolvido em duas atividades: um grupo de estudos em história da animação e uma oficina de animação de personagens digitais em Blender (software livre). Para o segundo semestre de 2011, planeja-se o início do projeto Lab-Rinto do Recôncavo, espaço virtual que oferecerá um acervo interativo com extratos da cultura do Recôncavo, baseado na tecnologia dos games. ________ -Banco de Imagens do Recôncavo_BA NOME DO COORDENADOR: Alene Lins ALUNOS  ENVOLVIDOS: Antonio Caldas Neto, Barbara Rocha, Celina Pereira, Gustavo Ferreira, Lais Souza e Maria de Fátima Mendes. LINHA DE PESQUISA: Comunicação e Multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Criação e alimentação de um banco de dados imagético público, em plataforma livre, sobre as cidades de Cachoeira (e outras localidades do Recôncavo Baiano) para acesso e uso em diferentes suportes, digital ou analógico, como catálogos, folders, sites, redes sociais virtual, ou qualquer outro disseminador de conteúdos, desde que não tenha fins lucrativos e credite a autoria, a partir de aplicação de licença CC (Creative Commons). ______________ - Audiovisual e redes telemáticas NOME DO(s) COORDENADOR (ES): Claudio Manoel Duarte ALUNOS  ENVOLVIDOS: (em andamento) LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios/Tecnologia e subjetividade DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Grupo de estudos sobre desenvolvimento do audiovisual em redes digitais, incluindo as redes móveis telemáticas, sobre os procediementos de produção, circulação e consumo do audiovisual, elegendo a análise comparativa como metodologia para confrontação dos modelos de difusão e suas implicações desses conteúdos nos portais Vimeo e Youtube. _______________ Artecomputação nas Escolas de Ensino Médio e Ensino Fundamental NOME DO COORDENADOR: Jarbas Jácome ALUNOS  ENVOLVIDOS: (em processo) LINHA DE PESQUISA: Arte e Tecnologias Livres DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Apesar da atual supervalorização das tecnologias digitais na arte assim como em quase todos os campos da atividade humana, o domínio do repertório de técnicas da Ciência da Computação como linguagens de programação para desenvolvimento de software e hardware é absolutamente restrito a uma pequena elite de especialistas. Este projeto visa a pesquisa e desenvolvimento de estratégias, processos, metodologias e objetos de software e hardware para potencializar o fluxo de conhecimentos em computação e eletrônica entre alunos e professores da universidade e alunos e professores das escolas de ensino médio e ensino fundamental, utilizando a arte/ciência como força catalisadora. _________ Cibercultura como cultura contemporânea da humanidade digital NOME DO COORDENADOR (ES): Rachel Severo Neuberger ALUNOS  ENVOLVIDOS: Fernanda Rocha Brito, Jana Cambuí Alves Lima, Josiane Nascimento Lima, Lorena Morais Rodrigues LINHA DE PESQUISA: Comunicação e subjetividade DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO Busca-se avaliar como a vida das pessoas é modificada pela utilização e vivência das novas tecnologias digitais em rede. Não se trata de um estudo único, mas de uma série de estudos que serão desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes, a fim de se elaborar um retrato de parte do universo ciberespacial, onde a humanidade digital está inserida. Pesquisar a cibercultura, tendo-a como a própria cultura da atualidade, globalizante e ao mesmo tempo promotora de individualidades. __________ Jornalismo na era da convergência das mídias: perspectivas da informação digital NOME DO COORDENADOR (ES): Rachel Severo Neuberger ALUNOS  ENVOLVIDOS: Laís de Oliveira Santos, Laís Maria Brito Martins, Larissa de Almeida Araújo, Lenise Luz Farias, Leomir Santana de Souza, Maria Olívia Lima de Andrade e Raquel Pimentel Gomes Garcia LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO O presente projeto de pesquisa conduzido pela Professora Rachel Severo Alves Neuberger está vinculado à linha de “Comunicação e Multimeios” do Grupo de Estudos e Práticas Laboratoriais em Plataformas e Softwares Livres e Multimeios – LinkLivre. Neste trabalho, busca-se estudar de que forma o jornalismo está se desenvolvendo tendo em vista as perspectivas da colaboração, da formação de redes e da convergência das mídias. Não se trata de uma pesquisa única, mas de levantamentos de várias vertentes do jornalismo digital, que se desenvolve em tempo real e de forma descentralizada. Busca-se uma visão geral da condução das atividades profissionais, mas também avaliar como o jornalismo no contexto da web social está se adequando às novas exigências e participação popular na construção das notícias. _______ O corpo e a expressão videográfica: um estudo das práticas discursivas na arte eletrônica NOME DO COORDENADOR (ES)/ Danillo Barata ALUNOS  ENVOLVIDOS: Daniel Nunes Lima, Elton Vitor Coutinho da Silva dos Santos, Fernando Silva Almeida, Poliana Almeida Santos Costa, Thacle de Souza Pinheiro, Wendel Gomes Martins Santos LINHA DE PESQUISA: Arte e Tecnologias Livres/ Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO/.. A pesquisa visa  analisar os modos discursivos, procedimentos influenciados por condições de produção, condições de interpretação e condições do discurso na relação entre o corpo e expressão videográfica. Dessa maneira, abordaremos trabalhos desenvolvidos que apontam para um caminho construído pela poética do corpo, através da utilização do vídeo, performance e vídeoinstalações. Motivado por esta tendência, buscamos uma ampliação desses conceitos e dos meios artísticos de expressão para a realização de uma pesquisa em análise das mídias. As seguintes questões norteiam nosso programa de pesquisa e estudo: 1. A relação entre poéticas e políticas dos corpos; 2. O diálogo entre o corpo e a câmera; 3. A arte eletrônica como campo preferencial para potencializar o discurso do corpo; 4. A busca “na tela” de uma episteme do corpo. O corpus é constituído por um conjunto de vídeos de videoartistas baianos, produzidos entre 1985 e 2010, que tem como poética os ícones do sincretismo religioso, a cultura de massa e o mito de baianidade.  A metodologia a ser utilizada nesta pesquisa é de contato dialético entre pesquisador e conteúdos de pesquisa, dentro de uma abordagem de análise e síntese, tendo como procedimento o método experimental aliado à busca de símbolos e signos culturais análogos ao conteúdo da pesquisa e aos meios de expressão artística. A interação do pesquisador com as técnicas trabalhadas e as linguagens de expressão deverão ocorrer tanto no sentido de estudo teórico, como também visando a inter-subjetividade ao pretender uma reavaliação dos conceitos e dos meios de expressão artística sob um olhar contemporâneo. O trabalho constante com as fontes bibliográficas e de pesquisa permitirá o confronto com os limites do novo ambiente interativo, entre o corpo e a arte mídia. Dessa maneira, nosso aporte teórico tem como base a teoria do processo, sobretudo, nas contribuições de Arlindo Machado, Philippe Dubois, Edgar Morin, Cecília Sales e André Parente, dos estudos da arte do corpo em Battcock, Renato Cohen, Richard Schechner, Jorge Glusberg, da antropologia, dos estudos culturais e de uma história e sociologia da arte. O próprio campo de definição do nosso objeto na área da criação e experimentação da arte e da tecnologia nos faz cruzar metodologicamente procedimentos da linguagem e da narrativa e também da investigação dos processos técnicos. _______ Comunicação Visual: estudo da produção gráfico-visual impressa e digital e sua relação com o ambiente urbano nas cidades de Cachoeira e São Félix NOME DO COORDENADOR: Carolina Fialho ALUNOS  ENVOLVIDOS: Diogo Naddeo, Yasmin Nogueira, Nerize Portela, Josiara Souza, Jamile Araújo, Tatiele Souza LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: A comunicação visual tem sido objeto de discussões acerca da sua presença cada vez mais intensa nos ambientes urbanos na atualidade. As cidades de Cachoeira e São Félix, sítios urbanos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, colocam-se como elementos-chave para estudos concernentes ao tema. Diante deste contexto, a comunicação visual produzida na cidades e sobre as cidades, sejam produções impressas ou digitais que se relacionam com o ambiente urbano, merecem um olhar mais atento. A pesquisa pretende abranger a produção referente a sistemas de identidade visual, sinalização, publicidade e outros elementos gráfico-visuais presentes no ambiente urbano. Também tem como campo de interesse a relação da comunicação visual e a produção digital, particularmente a que se apresenta vinculada à Internet e aos dispositivos móveis como suportes e agentes transformadores no âmbito das cidades de Cachoeira e São Félix. É importante sublinhar que a região do Recôncavo da Bahia é também celeiro de patrimônio imaterial, a exemplo do samba de roda reconhecido pela UNESCO desde 2008, manifestações estas geradoras de referências visuais atreladas, muito do que se pode chamar de design popular. Ao passo que manifestações e práticas culturais autóctones e tradicionais são reconhecidas, a cidade passa por um processo de abertura a outras culturas, com a chegada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e o afluxo de novos moradores vindos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, o que produz mudanças na sua dinâmica, no campo das produções simbólicas e das relações econômicas e sociais. Diante deste quadro, é provável que a produção de comunicação visual passe por um processo de reelaboração e intensificação, o que requer acompanhamento e avaliação crítica. Esta pesquisa encontra-se claramente inserida nos eixos de reflexão que delimitam o campo de atuação das artes visuais propostos no projeto pedagógico do curso de Artes Visuais da UFRB: Atividade Artística Visual no Campo Simbólico e Atividade Artística Visual Economicamente Orientada. Finalmente, do ponto de vista prático, propõe-se a levantar a produção existente e identificar as novas demandas por produções que envolvem a comunicação visual, principalmente com a perspectiva de gerar informação que possa balizar a criação de um núcleo experimental de projeto em design no Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL, vinculado ao curso de Artes Visuais. ___________ Desvendando as TICs NOME DO COORDENADOR (ES)/Alessandra B Azevedo ALUNOS  ENVOLVIDOS:  Ramon, Telma e Lucas LINHA DE PESQUISA: Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO/ O objetivo do projeto "Desvendando as TICs" é contribuir para a melhoria da qualidade da informação acessada pelos discentes e a apropriação do conhecimento e das tecnologias da informação e comunicação – TICs ampliando as possibilidades de interação com as novas tecnologias. ____________   PROJETO - 3 fases Mapeamento Colaborativo do Recôncavo Desenhando o Recôncavo_mapa com GPS (1a. etapa) NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Fernando Rabelo e Wille Marcel ALUNOS  ENVOLVIDOS: LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO O projeto irá realizar o mapeamento cartográfico através de GPS e de fotos aéreas, inicialmente da cidade de Cachoeira e, posteriormente da cidade de São Félix e do campus de Cruz das Almas. Com isso, será construído um mapa contendo as vias (ruas, estradas, praças, pontes, etc) e Pontos de Interesse (lojas, supermercados, universidades, monumentos, igrejas, etc) destas localidades. Será utilizado o projeto colaborativo OpenStreetMap para disponibilização dos dados que comporão o mapa. A mais longo prazo, o projeto pretende estender o mapeamento para outras cidades do Recôncavo, como Maragojipe, Governador Mangabeira e Muritiba, e para outros campi da UFRB. ____________ Hiper/Recôncavo_Cartografias (2a. Etapa) NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Alene Lins e Cláudio Manoel Duarte ALUNOS  ENVOLVIDOS:  Menderson Bulcão e Gleidson LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO O projeto consiste na pesquisa e eleição de pontos de interesse na área do Recôncavo Baiano e na suspensão de conteúdos multimídias informativos, no campo do netvideo, áudio, hipertexto e imagens fixas (infográticos e fotos) na plataforma livre OpenStreetMap - após mapeamento em gps. O objetivo pricipal é dar visibilidade on line do patrimônio arquitetônico e imaterial da região. O projeto Hiper/Recôncavo_Cartografias terá 3 etapas: a primeira envolve o trabalho de pesquisa museológica sobre arquitetura e principais patrimônios imateriais da região, com dstaque para Cachoeira, São Félix, inicialmente; a segunda etapa implicará na transposição dessas informações para diferentes arquivos e suportes digitais; e a terceira e última etapa consiste no tageamento e aplicação desses conteúdos no OSM, para acesso público e contribuição coletiva aberta a partir de dispositivos interativos. Do ponto de vista teórico, o projeto abrigará estudos sobre memória, conservação, plataformas livres, tics e comunicação. ________________ Recôncavo_Imersão (3a. Etapa) NOME DO(s) COORDENADOR (ES)/Cláudio Manoel, César Velame, Fernando Rabelo e Wille Marcel ALUNOS  ENVOLVIDOS:  Gleidosnn, Estevan Martinez, Aline Morais, Menderson Bulcão LINHA DE PESQUISA: Comunicação e multimeios DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO Projeto de construção de dispositivos de captura de imagens em múltiplos pontos de vista e produção de conteúdos de imersão e interatividade em vídeo, foto em 360º das ruas e pontos de interesse em Cachoeira e, posteriormente, em São Félix e outras cidades próximas e do Recôncavo Baiano. _______________ Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres NOME DO(S) COORDENADOR(ES)/Angelita Bogado e Rita Dias ALUNOS  ENVOLVIDOS:  Brunno Ferreira Corrêa, Camila Martins Yallouz, Cauê Rocha Santana Souza, Gleydson Publio Azevedo, Henrique Amaral Roza, Jatobá Tiago Gabriel Bispo Zande, Leandro Alex dos santos da Silva, Leandro Roberto Stigliano, Maira Carolina Carbonieri, Maíra Silva Conde Fernandes, Rafael Almeida Rauedys Oliveira, Rafael Ribeiro de Castro Moraes. LINHA DE PESQUISA: Linguagens, formação, produção audiovisual e plataformas livres DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Investigar, elaborar e difundir, em contextos educacionais (formais e não-formais), documentários produzidos via dispositivos móveis. Compreender como as inovações tecnológicas – desde as principais câmeras pesadas até a portabilidade dos dispositivos móveis – contribuíram para retirar o realizador de sua posição divina, conduzindo-o ao protagonismo de suas próprias produções. Palavras-chave: narrativas autobiográficas, formação, documentários, dispositivo móvel, plataformas livres. _______________ Projeções Interativas NOME DO COORDENADOR: Fernando Rabelo ALUNOS  ENVOLVIDOS: Estevan Martinez e Aline Morais LINHA DE PESQUISA: Arte e tecnologias livres DESCRIÇÃO DA PESQUISA/GRUPO DE ESTUDO/PROJETO/AÇÃO: Projeto de pesquisa de produção e criação de projeções interativas em ambientes externos e internos nas cidades de Cachoeira e São Felix. Serão realizados estudos e experiências em mapping digital e cinema ao vivo através de projeções em tempo real valorizando contextos históricos, sociais e culturais que proporcionem novos olhares para a arquitetura das cidades.   E-Book Livro eletrônico com artigos e entrevistas sobre arte, tecnologias, comunicação   http://www.ufrb.edu.br/linklivre @linklivre