Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Lançamento Videodocumentário [2055]

Publicado: Quarta, 09 Dezembro 2020 20:23

O videodocumentário [2055] é lançado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição sincretizada com Iemanjá, divindade das águas. Hoje Heitor, filho de Taís e Fagner, completa 1 mês de vida e em 2055 terá 35 anos.

Ao reunir diversos questionamentos em relação ao futuro, tendo a própria MOSTRA[2055]UFRB como um processo contínuo de criação colaborativa, o videodocumentário [2055] busca trazer a voz do outro, que também é a voz do mundo e de si mesmo.

Os depoimentos que recebemos, nos vídeos realizados por cada pessoa diante da câmera do seu celular, trazem a singularidade de cada um, memórias, afetos e vulnerabilidades que atravessam o documentário e o nosso próprio futuro. No olhar para si mesmo de cada questão, nos deparamos com as incertezas e angústias de como queremos viver daqui a 35 anos, e, sobretudo, de como temos feito nossas escolhas no presente, nossas próprias contradições.

As vozes dialogam com as emergências climáticas, traduzidas em notícias, fatos científicos, que, embora, muitas vezes, já tenhamos conhecimento, parecem distantes do que imaginamos como mundo, ou do que podemos suportar como imagem: degradação, destruição, desigualdade ... Imagens que não deixam de ser o retrato de quem somos como indivíduos, como sociedade, como espécie humana, e a marca que temos deixado no planeta. Existiriam outras imagens? Outros futuros possíveis?

Equipe LabCIC
Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital

Coordenação Artística: Valécia Ribeiro
Consultoria Sociológica: Sílvio Benevides
Supervisão: Taís Gonçalves
Mediação: Adriel Santos, Anna Verena Soares, Gaspar Medrado, Lorena Almeida, Rafael Jesan
Fotografia: Miquéias Rezende
Design Gráfico: Yuri Falcão
Design Sonoro: Cyrille Brissot



Concepção do vídeo: Valécia Ribeiro & Cyrille Brissot



Participação especial: Puyr Tembé, liderança indígena, que junta sua voz às nossas vozes nesse projeto.

Puyr Tembé é vice-presidenta da Federação dos Povos Indígenas do Pará e integra a iniciativa Voz das Mulheres Indígenas - ONU - Mulheres

 

 

Para ver o Videodocumentário [2055]: https://www.instagram.com/p/CIjFAxspv1O/

registrado em:
Fim do conteúdo da página