Estudantes selecionados nos Salões de Artes Visuais da FUNCEB

Publicado: Segunda, 04 Agosto 2014 14:45

Nossos estudantes de Artes Visuais Aline Brune, Deisiane Barbosa, Kelvin Marinho e o recém formado Adriano Machado foram selecionados para os Salões de Artes Visuais promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Os trabalhos serão expostos nas mostras de Camaçari e Paulo Afonso. Vejam abaixo os depoimentos sobre o processo de criação das obras.

Mais informações:  http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/divulgado-resultado-edital-saloes-artes-visuais-bahia-2014

“O trabalho "cartões-postais à Tereza/caixas de entrada" consiste numa intervenção urbana, cuja ação é distribuir aleatoriamente em caixas de correios anônimas alguns cartões-postais fruto de flanâncias/errâncias urbanas em lugares como Cachoeira, São Félix e Feira de Santana. As fotos captam essas paisagens do urbano (residências e vestígios que os habitantes do lugares imprimem nos espaços). Faço um link com o meu projeto literário "cartas à Tereza" utilizando nos postais alguns trechos dessa correspondência literária. Tereza (talvez seja) um personagem que se subjetiva na figura desconhecida desse remetente aleatório presente nas casas onde são deixadas os postais. No verso há uma lista com espécies de proposições ao fruidor; convida-o, sobretudo, a experimentar o exercício do próprio flanêur, de avaliar os arredores com uma determinada atenção, com abertura ao poético que o cerca; faz-se ainda um convite à escrita e envio de uma carta para alguém, o que é, em suma, uma das bases do projeto artístico-literário: fazer com que reflitamos nossos contemporâneos modo de comunicação e busquemos um pouco o espírito da escrita de cartas.”

Deisiane Barbosa

tumblr_n3gk5qWXux1tw0yz8o1_r1_1280.jpg

tumblr_n3gk7u9bsK1tw0yz8o2_r2_1280.jpg

tumblr_n3gkrjiunB1tw0yz8o2_r1_1280.jpg

“Eu Venus aqui é uma videoarte na qual busca-se refletir o olhar da arte sobre a mulher e, sobretudo, o olhar da mulher sobre ela mesma dentro dos processos de representações artísticas. O questionamento parte da reflexão sobre a imagem da Vênus – que, desde a Arte clássica grega, dá nome a vários trabalhos de arte que abordam o corpo feminino, em sua maioria idealizado por homens – e chega à mulher real, do cotidiano da cidade de Cachoeira-Ba. Assim, mulheres (e pessoas que, de alguma forma, se identificam como tal) imbuídas do conteúdo e intenção do trabalho, foram convidadas a pensar livremente a expressão criada por uma prostituta que, no miolo da Rua Augusta – encenando a deusa –, afirmava com propriedade: “Eu Venus aqui ó”. No decorrer desse processo, do amadurecimento da poética à realização da videoarte, essa personagem-deusa foi, gradativamente, humanizando-se, a medida em que era repensada por diversas mulheres em relação a si mesmas. Daí aglomeram-se questões que costuram forma, sexualidade, gênero e identidade, também no sentido de questionar as características dessa mulher idealizada – "Vênus" – estabelecida sobre o gênero feminino ao longo da história da arte.”

Aline Brune

venus1.jpg

venus2.jpg

venus_still2.jpg

"(a)Temporal" é uma fotografia realizada através de um dispositivo móvel, utilizado para explorar a câmera fotográfica reconfigurada na contemporaneidade. As medidas são 100cm x 75cm. Trata-se da representação de um transeunte através do reflexo de uma poça d’água, a qual reflete, para além da imagem do eu-sujeito em questão, a textura da superfície, gerando assim um efeito de aparente dupla exposição. A água da chuva acumulada sobre a superfície aborda a coexistência entre conceitos de transitório e o perene na fotografia enquanto linguagem artística, sobretudo no atual contexto onde a visualidade opera enquanto instância máxima no cotidiano. O corpo não desvelado na composição referencia não apenas a sua própria passagem, mas também a passagem do tempo e seu aspecto flou, evocando assim uma reflexão acerca da própria imagem fotográfica, aqui apresentada como o entrelugar, como espaço de questionamento de memória atemporal e de (re)conhecimento da imagem de si."

Kelvin Marinho