Estudantes de Artes Visuais fazem curadoria de obras desenvolvidas no curso e ocupam o espaço utilizado pela Bienal da Bahia

Publicado: Quarta, 17 Junho 2015 22:22

O Bacharelado de Artes Visuais da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), que teve início em 2010, chega em 2015 com novidades para quem visitar Cachoeira durante o período de 17 de junho a 17 de julho. É a exposição "Em Trânsito" realizada pelo Coletivo EAV (Estudantes de Artes Visuais) que se propôs a fazer a curadoria de obras que foram elaboradas pelas quatro turmas que integram o curso. “A curadoria foi realizada por cinco estudantes que intitulamos de Coletivo EAV. Mapeamos o potencial das obras escolhidas para compor este exercício didático que nos propiciará um passo para a profissionalização. É a primeira vez que os estudantes se reúnem para fazer um evento deste porte”, relata Fagner Fernandes integrante do EAV.

O nome da mostra é uma homenagem ao centenário de nascimento do artista gravurista Hansen Bahia. De acordo com a pesquisa realizada pelo EAV, Hansen era um nômade por opção. “Ele nasceu numa Alemanha entre guerras e durante a Segunda Guerra Mundial participou da marinha alemã. Com o fim dos conflitos, viajou pela Europa até vir para o Brasil na década de 1950. Morou em São Paulo, conheceu o Pietro Maria Bardi; descobriu a Bahia e tornou-se amigo de Jorge Amado; voltou para Europa e desenvolveu um ateliê dentro de um castelo; foi convidado para ministrar um curso de gravura e fundar uma escola na Etiópia. Voltou para o Brasil e decidiu adotar a Bahia como seu reduto, ponto de chegada. Diante dessas idas e vindas, Hansen nos deixa um legado inestimável dentro da arte da gravura como bem pontua o mestre da Escola Belas Artes, Evandro Sybine. O título "Em Trânsito" é porque avaliamos que os próprios estudantes também estão em idas e vindas constantes: seja porque se deslocaram de suas cidades de origem, seja porque estão em processos de mudanças interiores, como também professores e cidadãos que convivem com Cachoeira. "O mundo está em trânsito como Hansen Bahia bem percebeu um dia”, argumenta Vaneza Melo que faz parte do coletivo EAV.

A exposição Em Trânsito ocupará o Centro Cultural Hansen Bahia, o mesmo espaço que foi cedido a Bienal da Bahia, na cidade de Cachoeira no ano passado. São dois pavimentos que serão ocupados por mais de vinte trabalhos com técnicas diversas. “Foi fundamental o apoio que recebemos do coordenador executivo da Fundação Hansen Bahia, Elias Souza, e do gerente técnico Jomar Lima para obtermos o espaço. Como também o apoio da direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Cachoeira, do Colegiado de Artes Visuais da UFRB e da Varal Tour Design. "Este incentivo por parte de todos é um momento muito importante para consolidar as iniciativas no campo das artes visuais no nordeste do Brasil e no Recôncavo da Bahia”, afirma Taís Gonçalves, integrante do Coletivo EAV.

O quê: Exposição Em Trânsito
Vernissage: 17 de junho de 2015, às 17h.
Visitação: de 17 de junho a 17 de julho de 2015
Horário: de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, das 09h às 12h. (Observação - não funciona em domingos e feriados).
Onde: Centro Cultural Hansen Bahia - Quarteirão Leite Alves -Cachoeira - Bahia - Brasil