A I Conferência de Negritude e Educação, realizada em 2006, no Centro de Formação de Professores – em Amargosa, como uma ação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - PROPAAE, foi o primeiro evento a ser realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB, e contribuiu para o surgimento do Fórum 20 de novembro, pois enfocava as questões étnico-raciais, a promoção da equidade e da justiça social, pela via das políticas púbicas e institucionais.

A UFRB, reconhecendo a importância de fomentar discussões acerca das questões étnico-raciais e da inclusão social, publicou a portaria 181/2006 criando o Fórum Pró-Igualdade Racial Inclusão Social do Recôncavo, na perspectiva de possibilitar à comunidade acadêmica e sociedade em geral, reflexões sobre as políticas e práticas afirmativas para as populações negras do Recôncavo da Bahia, região onde a universidade está inserida, e demais regiões do país.

A portaria 181/2006 estabelece o dia 20 de novembro como o dia de debates e ações sobre inclusão étnico-racial e social no âmbito da UFRB e substitui as atividades acadêmicas e administrativas por atividades acadêmicas especiais de natureza diversificada, preferencialmente, interdisciplinares sobre temas relacionados à temática étnico-racial, inclusão social e às políticas afirmativas envolvendo as comunidades acadêmicas dos campi e a comunidade regional.

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE através do Fórum, em parceria com os Centros articulou a prática de uma ação de co-responsabilidade e mutualidade no que tange à implantação e promoção de políticas afirmativas e de inclusão social na UFRB.

O Fórum 20 de novembro – Pró Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo é uma tecnologia sócioeducativa desenvolvida pela UFRB que visa integrar as políticas institucionais de ações afirmativas, ensino, pesquisa e extensão. Ocorre de forma ininterrupta anualmente, desde 2007, e em 2015, realizará a sua nona edição, em todos os campi da UFRB.

Desde 2007, o dia 20 de novembro passou a ter as atividades acadêmicas tematizando a igualdade étnico-racial e a inclusão social no Recôncavo através de ações diversas que compõem o Fórum como por exemplo, oficinas, mesas redondas, atividades culturais, exposições de trabalhos acadêmicos, debates, dentre outras numa relação dialógica com a sociedade, nos campi de Santo Antônio, Amargosa, Cruz das Almas e Cachoeira dando visibilidade ao I Fórum 20 de Novembro – Pró-Igualdade Racial Inclusão Social do Recôncavo.

Em 2008 foi realizado o II Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial Inclusão Social do Recôncavo nos quatro campi da UFRB, com uma programação que teve uma grande aceitação das comunidades locais nas quais a universidade está inserida.

Em 2009, o III Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo da UFRB, f0i realizado com um destaque para a programação do Centro de Formação de Professores, onde integrando as ações do Fórum 20 de novembro, foi organizada a IV Conferência de Negritude e Educação no Recôncavo Sul no Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB)

No ano de 2010 ocorreu o IV Fórum 20 de Novembro - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

Em 2011, durante o evento "Revisitando o Treze de Maio", o reitor da UFRB publicou a criação do Fórum Permanente da UFRB - Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo através da Portaria 233/2011.

O Fórum Permanente foi criado a partir dos resultados das edições do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, que debate, divulga e problematiza as questões relativas à equidade social e a igualdade racial, no âmbito da UFRB.

O V Fórum 20 de Novembro – Pró-Igualdade Racial Inclusão Social do Recôncavo ocorreu em 2011 nos quatro campi da UFRB.

Em 2012, ocorreu o Fórum Internacional 20 de Novembro simultaneamente com o VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, e centralizou suas atividades no campus da UFRB em Cruz das Almas.

No ano de 2013, aconteceu no campus de Cruz das Almas, o II Fórum Internacional 20 de Novembro e integrando a programação com a realização do VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo.

O VIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, aconteceu na cidade de Cachoeira, no ano de 2014, com a organização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB-Recôncavo.

O IX Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, aconteceu em todos os campi da UFRB, no ano de 2015.