Grupo Insecta na Maratona Territórios do Brasil

Publicado: Quarta, 16 Junho 2021 13:58

WhatsApp Image 2021 06 07 at 09.29.43

A Maratona Territórios do Brasil é um evento de popularização da ciência, tecnologia e inovação, 100% online, que reuniu estudantes, professores e empreendedores dos territórios do Brasil para desenvolverem soluções que potencializem, principalmente micro e pequenas empresas da região norte-nordeste, que foram afetadas fortemente pela pandemia da Covid-19.

O evento foi realizado pela Universidade Federal de Sergipe e Instituto Federal Baiano, apoiado pela Startup Ba, Sebrae, Programa IF Mais Empreendedor e Recorde Empoderamento Digital, além dos diversos organizadores e parceiros que incentivaram e colaboram com evento. As atividades ocorreram nos dias 21 a 23 de maio de 2021, com 88 Times de 27 Estados, divididas em etapas que incluíram a concepção de ideias (ideação), o desenvolvimento de um modelo do projeto (protótipo) e a apresentação da solução criada (Pitch). Com o objetivo de sanar nossas dúvidas durante a imersão da maratona foram disponibilizados na plataforma Discord uma seleção de Mentores e Padrinhos, que possibilitou a troca de experiências nas diversas áreas do empreendedorismo.

O Time do Grupo de Pesquisa Insecta/CCAAB/UFRB apresentou o projeto Conectando a Agricultura Familiar (CAF) (Time 13 da Maratona), um aplicativo para dispositivos móveis para ajudar na prospecção e venda de produtos oriundos da agricultura familiar. Participaram do Time Insecta as discentes Ana Catia Santos da Silva (UFRB/CCAAB/PPG em Ciências Agrárias), Rebeca Santissima de Jesus Almeida (UFRB/CCAAB graduanda em Agronomia), Jiclecia Almeida dos Santos (UFRB/CCAAB graduanda em Agronomia), Geisimara Santos de Jesus (UFRB/CCAAB graduanda em Engenharia Florestal), Emerson Tiago Silva Matos (UFRB/ CETEC graduando em Engenharia Mecânica) e Tainá dos Santos do Rosário (UFRB/ PIBIC Ensino Médio).

WhatsApp Image 2021 06 07 at 09.29.44

A maratona foi intensa e de muito aprendizado para os envolvidos, sendo que no final o Time Insecta ganhou uma aceleração no Programa IF Mais Empreendedor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi.

WhatsApp Image 2021 06 07 at 09.29.44 1

Mais informação sobre a Maratona Territórios do Brasil ver em https://territoriosdobrasil.com.br/