Portal do Governo Brasileiro
Para a produção de kefir, utilizar 1 litro de leite pasteurizado, esterilizado ou fervido e resfriado em temperatura ambiente, em seguida, adicionar 50 gramas de grãos (2 colheres de sopa). Durante a fermentação que varia de 18 a 20 horas, também em temperatura ambiente, de vez em quando, agitar, vagarosamente, o vasilhame para garantir que os grãos estejam sempre em contato com o leite. Após esse período, passar o leite fermentado por uma peneira para separar os grãos. Posteriormente, utilizar os grãos peneirados para inoculação em um novo leite, reiniciando todo processo, ou conservá-los em leite sob refrigeração.
 
O leite filtrado que foi submetido à fermentação lática é transferido para a geladeira, permanecendo por 24 a 48 horas para maturação do produto. Nesta fase, as leveduras produzirão álcool e CO2 tornando o produto mais refrescante. Após essa etapa, o kefir está pronto para o consumo, podendo ser adicionado, ou não, de sucos e pedaços de frutas.
 
Os grãos de kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados. Inicialmente, ocorre um aumento de tamanho e, posteriormente, subdividem-se em novos grãos que mantêm o mesmo equilíbrio presente nos grãos de origem. Os grãos excedentes não são vendidos, mas, tradicionalmente, são doados, contribuindo para o processo de integração das famílias em suas comunidades.

 

Produção artesanal do kefir de leite:

  

Passo 1: Adicione 2 colheres de sopa de grãos de Kefir

 

Passo 2: adicione 1 litro de leite
Passo 3: Fermentação

  

Passo 4: Filtração
Passo 5: Recuperação dos grãos

 

Passo 6: Leite fermentado pronto para maturação
Passo 7: Conservar em geladeira
Passo 8: Produto pronto para o consumo