Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Diversifica

A criação e o desenvolvimento do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira - DIVERSIFICA decorreu de um interesse recíproco da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Ministério da Educação, no período 2015 a 2016, com finalidade de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento necessário para promoção da equidade na educação.

O objetivo do DIVERSIFICA é constituir um espaço inter e transdisciplinar de interação com base no ensino, pesquisa e extensão, que promova o monitoramento da evolução de políticas públicas, a formação de recursos humanos e a produção e sistematização de conhecimento na área da inclusão e diversidade na educação e da educação para a diversidade e inclusão.

  1. Fortalecer e ampliar programas de pós-graduação e redes de pesquisa no país e no exterior que tenham como eixo de investigação as temáticas da diversidade e da inclusão;
  2. Fomentar e articular o diálogo entre a comunidade acadêmica (pesquisadores), os gestores das políticas públicas e dos sistemas de ensino (municipal, estadual, federal e do Distrito Federal), a comunidade escolar e outros atores bem como de organizações envolvidas com os temas da diversidade e da inclusão.
  3. Promover estudos e pesquisas específicos relacionados com a temática da diversidade e da inclusão educacional.
  4. Realizar seleção de projetos e pesquisas relacionados aos diferentes níveis e modalidades da educação relativas às temáticas educacionais referentes à inclusão e diversidade na educação para premiações em âmbito nacional.
  5. Organizar uma plataforma com informações e dados estatísticos que permitam uma visão sempre atualizada dos impactos das políticas relacionadas com a diversidade e a inclusão no cenário educacional, no âmbito dos sistemas educacionais (municipal, estadual, federal e do Distrito Federal). Com isso, o observatório visa democratizar e ampliar o direito de acesso a informações e notícias sobre a temática da educação para a diversidade e inclusão.
  6.  Elaborar um glossário de termos relacionados com a diversidade e com a inclusão que permita a indexação de informações na base de dados textuais produzida.
  7. Integrar as pesquisas da plataforma proposta a outras plataformas intergovernamentais no Brasil e no exterior que tratem dos temas da diversidade e da inclusão.
  8. Contribuir com a geração de indicadores que permitam aos órgãos de controle do Estado avaliarem os esforços dos gestores na implantação de políticas públicas na área da educação, diversidade e inclusão (Ministério Público, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Tribunas de Contas de Estados e Municípios).
  9. Realizar eventos periódicos com objetivos formativos, de estudos, discussões e socialização de práticas relativas às temáticas educacionais sobre inclusão e diversidade na educação.
  10. Promover, em colaboração com os sistemas de ensino (municipais, estaduais e distrital) e com diferentes órgãos governamentais (municipais, estaduais e federais), o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, mobilizando, gestores, docentes, discentes  e participantes da comunidade escolar sobre questões educacionais, culturais e ambientais relacionadas com a diversidade e a inclusão.
  11. Promover e incentivar a Responsabilidade Social estabelecendo parcerias com organizações não governamentais locais e internacionais.
  12. Promover cursos aos graduandos da universidade, professores e gestores das redes de ensino como oportunidade de disseminação do conhecimento acadêmico, oferecendo oportunidade de acesso a conhecimentos científicos, práticos e de informações gerais.
  13.  Propor cursos de qualificação profissional vinculados aos cursos de graduação desenvolvidos na IES que estimulem a pesquisa, a publicação e a divulgação das produções científicas da universidade na rede pública de ensino. 
Fim do conteúdo da página