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Pesquisa

Projetos de Pesquisa em Andamento

Estudo sobre o acesso à educação no Brasil (IBGE/PNAD e Censo INEP)

O   objetivo   deste   trabalho   é   discutir   o acesso /conclusão ao nível de ensino médio (EM) para jovens na faixa de idade de 15-17   anos   nas   grandes   regiões   do   Brasil   e   por   grupo   étnico/racial,   de   modo   a problematizar as diferenças de acesso/conclusão por região e origem étnico/racial.

Os objetivos deste estudo são: (1)  acompanhar, a partir das bases de dados do IBGE/PNAD, o acesso /conclusão ao nível de ensino médio (EM) e superior (ES), considerando diferentes faixas etárias, perfil de raça/cor e renda para as grandes regiões do Brasil; (2) traçar perfil da inclusão na educação brasileira, na perspectiva da educação do campo, quilombola, indígena, pessoas com deficiência e de jovens e adultos.

Caracterização da oferta e acesso ao ensino superior das universidades federais brasileiras, por meio do programa de reserva de vagas (Censo INEP)

O objetivo do estudo é acompanhar, a partir dos microdados do Censo da Educação Superior Brasileira disponibilizados pelo INEP, a oferta e o acesso de estudantes no ensino superior em universidades federais, considerando os programas de reserva de vagas.

Mapeamento dos grupos de Pesquisa cadastrados no “Diretório de grupos de pesquisa da plataforma lattes do CNPq”

Este estudo tem por objetivo mapear os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq que tratam de temas relacionados à diversidade e inclusão na educação.

A diversidade e a inclusão no chão das escolas: um estudo do ensino fundamental ao superior

Objetivo: entender como repercutiu em instituições de ensino brasileiras o processo de fortalecimento da inclusão e da diversidade na educação impulsionado a partir da LDB 1996 e assim indicar possíveis caminhos para o seu aperfeiçoamento.

Trajetória de estudantes que adotaram nome social em curso de graduação da UFRB: fatores e processos de sucesso e insucesso

O objetivo do estudo é compreender o conjunto de fatores que interagem na determinação do sucesso/insucesso escolar de estudantes que adotaram nome social em cursos de graduação da instituição.

O sucesso educativo de estudantes egressos de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

O objetivo foi compreender os fatores que, na perspectiva dos egressos de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no semestre/2014.2, interagiram ao longo do percurso e incidiram sobre o sucesso educativo (SE).

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