Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

                 NOME                                                         TÍTULO                                                                   ORIENTADOR(A)

2023.2

Elizeu de Jesus Santana

Análise de Livros Didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Um Estudo Referente aos Materiais Manipuláveis

Gilson Bispo de Jesus

Gabriela da Silva Santos 

A percepção dos licenciandos e professores que ensinam matemática acerca da Discalculia

Lilian Aragão da Silva

Iago Ailton do Vale Saturnino dos Santos

Etnomodelagem e trança com palha: uma possibilidade para ensinar Matemática a partir da cultura local 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Kassia Oliveira Peixoto

Combinatória: a relação com outras áreas da Matemática e aplicações em problemas cotidianos 

Diego Daltro Conceição

Diogo Soares Dórea da Silva

Milena Passos dos Santos

Música, Álgebra e Modelagem Matemática: a construção de um modelo como possível potencializador da aprendizagem na Educação Básica

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Renata Santos dos Anjos Oliveira

Educação Matemática e Justiça Social: mapeamento de pesquisas que abordam a desigualdade social no Ensino de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Sarah Graziella dos Santos Peixoto

Educação Matemática Inclusiva: Uma Proposta Pedagógica Para Alunos Surdos

Lilian Aragão da Silva

Tiago Souza de Jesus 

Provas e Demonstrações em apresentações de projetos, que fazem uso de Materiais Manipuláveis, em Feiras de Matemática nas escolas de Amargosa -BA.

Gilson Bispo de Jesus

Yuri Vinícius de Matos Rodrigues

Etnomodelagem e o cultivo de bananeiras: possibilidades para uma abordagem dialógica no Ensino de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

2023.1

Alan dos Santos Sousa

Fractais na natureza e Modelagem Matemática: possíveis relações com o ensino e aprendizagem de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Bianca Jesus Queiroz Santos

Equivalências para o quinto postulado de Euclides

Elias Santiago de Assis

Cayo Fagundes dos Santos

Análise de livros didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma abordagem relativa aos jogos

Gilson Bispo de Jesus

David Souza Bandeira do Nascimento

Materiais Curriculares Educativos e suas potencialidades no ensino de função afim: uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por professores de Matemática

Kátia Cristina Lima Santana

Jonas Santana da Silva

Relações entre Modelagem Matemática e teias de aranha: a construção de modelo como possibilidade para o ensino de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Luciara Neves Alves

Invariante Exponencial do Grupo de Tranças de Artin

Felipe Fonseca dos Santos

Renato dos Santos Diniz

2022.2

Gábrio Ravel Souza Reis

Um estudo sobre a hiperbolicidade em sistema dinâmico discreto unidimensional e sua aplicação na análise do método de Herão

Felipe Fonseca dos Santos

Agábio Brasil dos Santos

Um olhar sobre a teoria da dimensão: a dimensão de Hausdorff do conjunto de cantor e outras aplicações

Diego Daltro Conceição

Tailan de Souza Santos

Jogo para introdução de equações do primeiro grau: o caso do jogo calabouço das equações

Jaylson Teixeira

Biatriz da Silva Menezes Freitas

A criação do jogo de tabuleiro “Detetive de Quadriláteros” para auxiliar o ensino e a aprendizagem de quadriláteros

Jaylson Teixeira

Jacqueline Nascimento de Souza

O uso do jogo de tabuleiro “Reino das Funções” como alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Jaylson Teixeira

Rebeca Mata Prazeres

Contribuições de uma sequência didática com o processo de ensino e aprendizagem da definição de logaritmo

Gilson Bispo de Jesus

Maria de Lourdes Pereira Lima Neta

Etnomodelagem e Produção de Farinha: possibilidades de uma ação pedagógica para o ensino de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Henrique Santos Santana

Análise de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo referente aos materiais manipuláveis

. Gilson Bispo de Jesus

Douglas Alves Pimentel

Gráfico de Boxplot e Homem Vitruviano: uma análise sobre a construção e interpretação através de software

Leandro do Nascimento Diniz

Tiago Silva Moraes

Um estudo sobre a transformação do Gato de Arnold e sua relação com Sistemas Dinâmicos Caóticos

Felipe Fonseca dos Santos

Jaime de Jesus Santos

Uma apresentação para o grupo de tranças de Artin e o Problema do Isomorfismo

Renato dos Santos Diniz

Tarcisio Barreto Santana de Sousa

A utilização de materiais manipuláveis na construção do conceito de volume

Gilson Bispo de Jesus

Devison Rocha Santos

A utilização da integral de Riemann como ferramenta para demonstração da irracionalidade de alguns números reais

Felipe Fonseca dos Santos

2022.1

Jeiza Santos Silva de Andrade

Análise de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas construções geométricas

Gilson Bispo de Jesus

Sara Inês dos Anjos de Almeida

Uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de equação do primeiro

Gilson Bispo de Jesus

Joel Pereira dos Santos

Uma análise das transformações de um MCR sobre o ensino de geometria para alunos surdos

Thaine Souza Santana

2021.2

Allan Barreto dos Santos

Introdução ao estudo de invariantes em topologia álgebrica por meio da característica de Euler

Renato dos Santos Diniz

Breno de Jesus

Áreas de superfícies de corpos redondos mediadas por materiais manipuláveis

Gilson Bispo de Jesus

Diana Souza da Hora

A presença das mulheres nos livros didáticos de Matemática

Meline Nery Melo Pereira

Michell Emerson Moreira Silva

Concepções de professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre análise de erro nas aulas de Geometria

Thaine Souza Santana

Nilson dos Santos Filho

Uma proposta de tarefas matemáticas sobre adição e subtração de frações para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise a partir dos seus marcadores

Lilian Aragão da Silva

Renata Paloma Alves Barros

As contribuições de mulheres negras no desenvolvimento de tópicos matemáticos

Meline Nery Melo Pereira

Sheila Santos da Rosa

Algumas reflexões sobre a interpretação de gráficos estatísticos em um livro didático de matemática

Leandro do Nascimento de Diniz

Waschiton luis silva dos reis

Cálculo de integrais múltiplas com auxílio do Geogebra

Álvaro Fernandes Serafim Filho

2021.1

Jailda da Silva dos Santos

Etnomodelagem e a Cultura das Rezadeiras: O uso de chás como alternativa para o Ensino de Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Tailane de Almeida Santos

Introdução à geometria hiperbólica por meio do geogebra: o caso do semiplano de Poincaré

Elias Santiago de Assis

Revva dos Santos Sacramento

Um estudo sobre o comportamento dinâmico dos homeomorfismos do círculo

Felipe Fonseca dos Santos

Lorena da Paixão Serra

O uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de polígonos em mosaicos na educação de Jovens e Adultos

Gilson Bispo de Jesus

Gabriela de Oliveira Costa

Ensino e Aprendizagem de Probabilidade com alunos do 9º do Ensino Fundamental

Gilson Bispo de Jesus

2020.2

Natiely Sampaio Costa

As relações entre a integral de Riemann e a integral de Lebesgue

Felipe Fonseca dos Santos

Elder Pires de Melo Teles

Percepções dos professores de Matemática do 7° ano no que diz respeito às potencialidades existentes em um Material Curricular Educativo sobre números racionais

Katia Cristina Lima Santana

Luziel Barbosa Nunes

Uma sequência didática para o ensino e   aprendizagem de equação do segundo grau, mediada por um material manipulável

Gilson Bispo de Jesus

Tiago dos Santos Alves

O uso de um material manipulável no ensino e aprendizagem da forma trigonométrica dos números complexos

Gilson Bispo de Jesus

Bruno Leal Bispo

A utilização de materiais manipuláveis na construção de demonstrações de geometria espacial de posição

Elias Santiago de Assis

Jhones Leite Vasques

Sistemas de Equações Lineares: uma comparação entre métodos numéricos de resolução

Ícaro Vidal Freire

Josiane Silva Calhau

As perspectivas dos alunos sobre a indisciplina nas aulas de Matemática

Thaine Souza Santana

Rosenilda Pereira Barreto

Ensino e aprendizagem de Máximo Divisor Comum por meio de um material manipulável

Gilson Bispo de Jesus

2020.1

Caio Pereira da Silva

As relações afetivas no processo de formação de futuros professores de Matemática: a perspectiva dos formandos

Thaine Souza Santana

Vanusa Correia dos Santos

Análise da história da matemática em livros didáticos do ensino fundamental em escolas públicas de amargosa

Thaine Souza Santana

Liandra Santos Costa

Ensino e aprendizagem de trigonometria do triângulo retângulo para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Gilson Bispo de Jesus

Viviane Felicíssimo dos Santos

A Etnometemática como base para análise da relação comercial dos feirantes da Feira Municipal de Amargosa-BA

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Lyvia Brito de Santana

Uma análise sobre os sistemas de amortização praticados pelas instituições bancárias de Miguel Calmon-BA em suas operações de empréstimos e financiamentos

Álvaro Fernandes Serafim Filho

2020.3

Yago da Silva Menezes

Aplicação de corpos finitos na teoria dos jogos e na geometria projetiva

Felipe Fonseca dos Santos

Carine dos Santos

Contribuições do desenho animado “Cyberchase: a corrida do espaço” para o ensino e aprendizagem de frações

Gilson Bispo de Jesus

Manoel do Sacramento Fiuza

Material Curricular Educativo: uma análise sobre os tipos de usos e os conhecimentos mobilizados por um professor de matemática no ensino de progressão aritmética

Katia Cristina Lima Santana

Bruno Barros dos Passos

Possíveis indicações para o ensino e aprendizagem de matemática com alunos com Síndrome de Down a partir da análise de produções acadêmicas e científicas

Lilian Aragão da Silva

Ian Renan Oliveira da Silva

Um estudo sobre curvas e a desigualdade isoperimétrica

Felipe Fonseca dos Santos

Vanusa Correia dos Santos

Análise da História da Matemática em livros didáticos do Ensino Fundamental em escolas públicas de Amargosa

Thaine Souza Santana

Juvenal de Almeida Júnior

Construções geométricas: uma investigação em livros didáticos de desenho geométrico

Gilson Bispo de Jesus

 

2019 

Fernando Carvalho dos Santos Júnior     

Algumas Aplicações de Autovalores e Autovetores                                                                                                                                                                                 

Ednaldo Oliveira da Silva Júnior          

2019

 Rosângela Cabral Chaves Batista

A fotografia e a simetria: uma análise sobre as possíveis contribuições para o ensino Meline Nery Melo Pereira

2016

 Leydiane Ribeiro Campos

 O problema de Plateau e o começo das superfícies mínimas: a trajetória histórica  Ednaldo Oliveira da Silva Júnior     
2015

Geirlane Pereira de Cerqueira

Aprendizagem dos números racionais: uma abordagem inspirada na Etnomatemática Meline Nery Melo Pereira

2012

 Girlane da Silva do Santos  Análise da prática pedagógica de um professor de Matemática  Leandro do Nascimento Diniz
Fim do conteúdo da página