A Turminha Kirimurê

Publicado: Quarta, 01 Agosto 2012 15:28

Episódio piloto para a série educacional em animação “A Turminha Kirimurê”

Este projeto de extensão tem por objetivo a realização do episódio piloto de “Turminha Kirimurê”, uma série com enfoque educativo realizada em animação computacional para formato de projeção fulldome. A proposta da série é estimular o interesse das crianças pela pesquisa científica em geral e pela re-descoberta crítica do espaço em que habitam.

O público alvo imediato são as crianças do Recôncavo baiano e entorno e a temática escolhida é a Baía de Todos os Santos, acidente geográfico que define e determina por sua complexidade esta região. O tema será abordado nos episódios da série através dos insumos extraídos das pesquisas multidisciplinares do Projeto Baía de Todos os Santos (BTS), em especial da coleção paradidática “Cartilhas BTS”, desenvolvida e distribuída gratuitamente pelo projeto. Nesse sentido, a série Turminha Kirimurê é também uma forma de divulgar o conhecimento científico sobre a região para a população que poderá ser diretamente beneficiada por ele.

A coordenação do projeto e seu desenvolvimento técnico ficará a cargo de profissionais, professores e alunos ligados ao Laboratório de Animação e Interatividade Digital da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Situado em Cachoeira e multidisciplinarmente associado aos cursos de Artes Visuais e Cinema e Audiovisual, o Laboratório desenvolve pesquisas e workshops em animação e ambientes interativos. O Laboratório já está institucionalmente ligado ao Porojeto BTS e em vias de formalizar um convênio para produção de outros conteúdos com o Museu Parque do Saber.

O episódio piloto da série infanto-juvenil em animação “Turminha Kirimurê” entrará permanentemente para o acervo de produções fulldome do planetário Museu Parque do Saber, em Feira de Santana, e está previsto para estrear em outubro de 2012.

O prof. Adriano Oliveira é o coordenador geral do projeto e o prof. Guilherme Maia o coordenador de sonorização. Guilherme Maia também é o autor da canção tema do seriado. O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.