Inscrições abertas para oficina gratuita de Direção no Panorama Internacional Coisa de #Cinema em #Cachoeira
Em sua nona edição, o Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece, pela segunda vez, simultaneamente em Salvador e Cachoeira, através de uma parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
Em Cachoeira, o evento será realizado de 31.10 a 06 de novembro, no Centro de Artes, Humanidades e Letras – CAHL, #UFRB, contando com a participação dos diretores da competitiva nacional, homenagem aos cineastas Carlos Reichenbach e Roberto Pires, realização das mostras Animage e Panorama Brasil, além de Oficina de Direção gratuita com a diretora e montadora Juliana Rojas, premiada no Festival de Toulose e em Cannes.
As inscrições para a Oficina estão abertas até 18 de outubro.
As aulas serão oferecidas entre os dias 04 e 06 de novembro, com a seleção de vinte pessoas mediante a análise de carta de intenção e breve currículo com experiências anteriores com audiovisual.
Para se inscrever basta enviar o material solicitado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Também é necessário informar nome completo, e-mail e telefone, e colocar “oficina de direção” no assunto da mensagem. As aulas acontecerão de 9h às 13h e contemplarão teoria e prática, indo das etapas de criação na direção ao exercício de criação de uma narrativa fantástica curta.
Na atividade prática, os participantes serão divididos em grupos de quatro pessoas e cada um desenvolverá uma narrativa a partir do tema pré-definido. Ao final cada grupo fará um exercício de decupagem de uma sequência de clima da narrativa escrita. Desta forma, os alunos terão cinco projetos que podem ser desenvolvidos futuramente, caso tenham interesse.
Juliana estudou cinema na Universidade de São Paulo, onde se especializou em roteiro, montagem e som. Na sua filmografia destacam-se os curtas: “Um ramo”, grande vencedor da Semana da Crítica de Cannes em 2007, realizado em parceria com Marco Dutra; “Pra eu dormir tranquilo”, premiado no Festival de Toulouse e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; e “O duplo”, que ganhou menção especial na Semana da Crítica de Cannes em 2012. Seu primeiro longa-metragem, “Trabalhar Cansa” estreou na seleção oficial do Festival de Cannes 2011 e seu próximo filme neste formato está em fase de captação.
O Panorama conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.
Redes Sociais