Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Roteiro de Raquel Vasconcelos, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, é contemplado em edital da Ancine!

Publicado: Quinta, 30 Março 2023 19:09

O roteiro da aluna egressa do curso de Cinema e Audiovisual, Raquel Vasconcelos, intitulado "O Resgate de Margarete" foi contemplado pela Ancine com 2 milhões de reais para a produção de longa-metragem. Esse roteiro foi criado e desenvolvido nas atividades do projeto de extensão da UFRB - Desinquieto, ligado ao LabDrama, criado a partir do canal do youtube, ao longo de dois anos de trabalho, coordenado pelo professor Roberto Duarte.

Abaixo, Raquel comenta como se deu esse processo:

"Tudo começou com um grupo de Desinquietos. Sou formada pela UFRB, em Cinema e Audiovisual. Durante o curso meu principal foco foi a escrita de roteiros. Meu TCC foi um roteiro de longa metragem adaptado a partir de um romance espírita, no qual fui orientada por Roberto Duarte e atingiu a nota máxima em sua apresentação. Atualmente além de escrever roteiros mantenho uma página no instagram e um canal no youtube de resenhas de produções audiovisuais e literatura, a página Vitamina Cult.

Durante a pandemia entrei no grupo de estudos de roteiro formado pelo professor Roberto Duarte. Nesse grupo conheci pessoas interessadas em aprender sobre escrita de roteiro, pessoas com diferentes níveis de conhecimento da área. O que tornou a experiência mais rica.

Comecei o desenvolvimento de "A Redenção de Margareth" ali. Através de encontros semanais onde discutíamos os projetos, "A Redenção de Margareth" foi ganhando forma. No final de 2 anos, tinha ido da logline até o tratamento pronto para registro, passando por todas as etapas do desenvolvimento de um roteiro de longa metragem.

No final de 2022 um dos integrantes do grupo me procurou, o produtor, Anderson Soares da Cine Arts. Ao ler a versão final do roteiro ele propôs que fizéssemos a inscrição no edital da Ancine para novos realizadores. Assim foi feito através da produtora Militão Filmes.

Passaram-se meses e em março de 2023 recebi a grande notícia, bem no meu aniversário, o projeto havia sido aprovado em primeiro lugar! O roteiro que escrevi não ficará numa gaveta, será produzido. Isso mostra a importância e eficiência de um grupo de desenvolvimento de roteiro. Onde cada um escreve seu roteiro sozinho, mas com encontros a cada etapa para uma rodada em conjunto de script doctor cada projeto cresce mais rápido e com mais qualidade.

"A Redenção de Margareth" será produzido por Militão Filmes, com a co-produção de CineArts e Mantra Filmes. É importante salientar que esse será um filme com presença feminina marcante, além do elenco, a produção executiva é de Aline Cléa e na direção teremos Camila de Morais.

O início da produção agora depende do pagamento do edital. Sendo feito nos próximos meses a produção se iniciará ainda este ano.".

Raquel Vasconcelos.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página