Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ciência é Dez!


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, através do Centro de Formação de Professores - CFP, com apoio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância - SEAD apresentam o Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "CIÊNCIA É DEZ!" na modalidade EaD.

O curso é gratuito e online.

Centro de ensino da UFRB que o curso está vinculado: Centro de Formação de Professores - CFP.

Coordenação do curso

A coordenação do curso de Especialização está a cargo do Prof. Dr. Wesley Oliveira. E-mail da coordenação do curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Seleções

Seleção de Estudantes

Processo seletivo para 2023.1 em andamento.

Acesse UFRBC10.

Conheça o curso

O ‘‘Ciência é Dez’’ é uma iniciativa da CAPES que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPQ. Trata-se de um curso de especialização para professores graduados que estão atuando no sistema público de ensino.

 

O ''Ciência é Dez'' é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade.

 

Informações sobre o curso

Objetivos do curso 

O objetivo geral do "Ciência é Dez" é a formação de profissionais, em nível de especialização, no ensino de Ciências, de modo a garantir o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania. O curso pretende oferecer ferramentas que contribuam para uma ação dinâmica do professor no enfrentamento dos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de forma conectada à realidade da nossa sociedade tecnológica e globalizada. Além disso, é voltado ao reforço da compreensão de que o ensino e o aprendizado em ciências são muito mais do que o acúmulo de informações a se expor e a se reter: são surpreendentes, instigantes e desafiadores.

Curso gratuito 

Os alunos do curso de especialização em Ensino de Ciências "Ciência é Dez", assim como os de outros cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) da CAPES, não pagam mensalidades ou parcelas em todo e qualquer período da formação.

Desenvolvimento metodológico do curso

A proposta metodológica do "Ciência é Dez" permite que o perfil do curso se defina pela dinâmica de cada aplicação. Ou seja, durante o desenvolvimento das disciplinas, os contornos do curso passam a ter as características do professor que o cursa, dos alunos desse professor, da turma, do polo, da equipe responsável e da instituição aplicadora. Então, cada oferta, quando concluída, terá sido resultado de uma construção coletiva de diferentes agentes e será, de fato, exclusiva para cada professor que o cursou. Isto destacará o papel protagonista que ele desempenha em sua própria formação continuada.

Abordagem do curso 

O curso de especialização "Ciência é Dez" tem uma abordagem de ensino por investigação, que valoriza a elaboração de perguntas e de questões-problema.

Tipo de certificado ao finalizar o curso 

Ao final do curso "Ciência é Dez", o aluno que cumpriu as atividades com resultado de avaliação igual ou acima do mínimo e concluiu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com aprovação, receberá certificação de título de Especialista na área de Ensino de Ciências, com reconhecimento do Ministério da Educação. A emissão do certificado de especialização será da Instituição de Ensino Superior responsável pela oferta do curso da qual o aluno participou.

Polos

- Amargosa 

- Campo Formoso 

- Feira de Santana 

- Ipiaú 

- Ilhéus 

- Guanambi

- Simões Filho 

- Valença 

-Vitória da Conquista 


Fonte: Portal c10.capes.gov.br (integral e parcialmente).

registrado em:
Fim do conteúdo da página