Página Inicial > Notícias > I Encontro de Coordenadores de Polo da UAB/UFRB é realizado em Cruz das Almas

I Encontro de Coordenadores de Polo da UAB/UFRB é realizado em Cruz das Almas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta a Distância (SEAD), realizou o I Encontro de Coordenadores de Polo do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV), campus de Cruz das Almas, na última segunda-feira, 1º de junho. Fatores acadêmicos e administrativos ligados ao curso de Licenciatura em Matemática no formato de Educação a Distância (EaD) foram destaque.

“É importante para o desenvolvimento da Educação a Distância na UFRB encontros como esse, pois cumprem o grande objetivo de fazer uma aproximação de um polo, por exemplo, a 500 km de distância e, além do mais, possibilita compartilharmos experiências e firmar os laços entre a universidade e os polos que existem em nosso sistema”, falou o professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica (CETEC) e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática em EaD/UFRB, Eleazar Lozada. Ele fez uma palestra sobre aspectos didáticos relacionados à modalidade de ensino a distância.

Após a exposição dos eixos acadêmicos, o superintendente de Educação Aberta e a Distância, Ariston Cardoso, falou sobre os eixos administrativos. Novos sistemas de gerenciamento nos polos de apoio presencial foram apresentados, entre eles, a alocação dos polos no Sistema Integrado de Administração (SIPAC) da UFRB, no qual é possível dar início a processos administrativos dentro da Instituição, protocolo web, web conferência, além do acesso ao Portal Acadêmico SAGRES para emissão de comprovantes de matrícula. Atualmente, são sete polos de apoio presencial, três já faziam parte da estrutura e são os de Itabuna, Vitória da Conquista e Macaúbas, e quatro tiveram seu ingresso no semestre letivo de 2015.1: Teodoro Sampaio, Ipirá, Sapeaçu e Rio Real.

Para Mônica Oliveira, coordenadora do polo presencial em Ipirá, a troca coletiva das experiências acumuladas é uma importante ferramenta para qualificar a educação a distância, a qual, em sua opinião, é uma grande oportunidade para aqueles que não têm tempo nem condições de frequentar uma graduação presencial em seu próprio município. Em relação a aprovação do curso da UAB em Ipirá no ano de 2014, ela afirma: “a UFRB foi uma grande mentora, ofertando o primeiro curso de Matemática para nosso munícipio e moradores das regiões circunvizinhas”.

O vice-diretor do CETEC, Celso Oliveira, recepcionou os coordenadores de polo e apresentou o Centro de Ensino responsável pelo curso de Licenciatura em Matemática a Distância. A superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), Caroline Fonseca, também ministrou uma palestra sobre matrícula na UFRB.

EaD na UFRB – em 2007, a UFRB assinou o Acordo de Cooperação Técnico-Científico-Cultural com universidades públicas da Bahia com o objetivo de implementar ações conjuntas em EaD. Desde então, vem consolidando sua inserção nos processos de discussão dessa modalidade de ensino, que culminou na sua integração ao sistema UAB, em 2012. Atualmente, conta com o projeto do curso de Licenciatura em Matemática a Distância.

Expansão Modalidade EAD na UFRB - de acordo com superintendente da SEAD, Ariston Cardoso, busca-se que cada Centro de Ensino possua, ao menos, um curso de graduação ou pós-graduação a distância. Com o apoio dos Centros de Ensino da UFRB, a Universidade tem como meta, para os anos de 2015 e 2016, a ampliação de sete para vinte polos de ensino a distância na sua grade de filiadas para apoio presencial, bem como o lançamento de quatro novos cursos. Além da inclusão de mais polos no curso de Licenciatura em Matemática, serão ofertadas a Licenciatura Interdisciplinar em Artes e as especializações em Gestão em Saúde, Administração Pública Municipal, Mineração e Meio Ambiente.

Fonte: Ascom-Ufrb