Políticas de Uso do Moodle
O Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) estabelece o presente regulamento sobre as políticas de acesso aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem da UFRB (Moodle):
Termos utilizados
- Plataforma: refere-se ao sistema Moodle, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, e todos os seus recursos disponíveis
- Ambiente: refere-se ao espaço dentro da plataforma usado para interação acadêmica (disciplinas, cursos, grupo de estudos, etc)
- Usuário: utilizador da plataforma, registrado e identificado por login e senha
- Gestor: usuário com função de administração dentro do ambiente, controlando todo seu conteúdo (a Plataforma esta função é denominada professor)
- Chave de inscrição: senha ou código utilizado pelo gestor para controlar o acesso de usuários ao seu ambiente
- Backup: ato de exportar da plataforma o conteúdo total ou parcial de um ambiente, podendo ser restaurado posteriormente
- Importação ato de transferir conteúdo total ou parcial de um ambiente para outro dentro da plataforma
1- Da utilização da plataforma
- O acesso à Plataforma se dá através do cadastro na página inicial em uma das plataformas. A inscrição não ocorre de maneira automática e não está vinculada ao sistema acadêmico da UFRB, cabendo a pessoa interessada realizar o seu cadastro no site;
- Os dados fornecidos durante a realização do cadastro serão mantidos em sigilo e não serão utilizados para outros fins, nem repassados a terceiros;
- Esta Plataforma destina-se exclusivamente a atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, grupos de estudo, capacitações e treinamento de pessoal) podendo ser utilizados por toda a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos), exercendo a função de gestor ou estudante do ambiente;
- A Plataforma não poderá ser utilizada para divulgação de conteúdos não acadêmicos, ofensivos, ameaças e discriminações de qualquer espécie;
- Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo NTI;
- Qualquer usuário da Plataforma é responsável pelo cumprimento deste regulamento, não podendo evocar o seu desconhecimento.
2 – Do conteúdo
- Os usuários terão de respeitar a propriedade intelectual, não copiando, modificando, usando ou divulgando em todo ou em parte, textos, artigos, programas ou qualquer outro material, sem a permissão do seu autor;
- Aos usuários é rigorosamente proibido o envio de arquivos (upload) que tenham como finalidade a decodificação de senhas, a leitura de dados de terceiros, conteúdo pornográfico, propagação de vírus, destruição de outros arquivos ou o não funcionamento da Plataforma;
- O NTI reserva-se o direito de excluir usuários que não cumpram as normas expostas, usem linguagem ou elementos gráficos inconvenientes ou ofensivos;
3 - Das atribuições dos usuários
- Todos os usuários da Plataforma têm de fornecer todos os dados solicitados no momento da inscrição. Esses dados são pessoais e intransferíveis e devem ser mantidos em sigilo e utilizados apenas para a autenticação no sistema;
- Qualquer usuário deverá proceder de forma responsável, garantindo o sigilo da sua senha e chave de inscrição de disciplina de forma a evitar a sua utilização fraudulenta;
- Os usuários que permaneçam mais de 01 (um) ano sem acessar a Plataforma terão seus cadastros excluídos automaticamente;
- Sendo esta uma Plataforma de trabalho colaborativo, todos os usuários registrados devem identificar-se com uma fotografia de rosto, atualizada (editar perfil do utilizador);
4 - Funções gerais dos usuários na plataforma
1. Perfil Visitante
Pode apenas visualizar o curso e seu conteúdo, não podendo participar das atividades avaliativas.
2. Perfil Estudante
Ele é quem recebe o conteúdo do professor, interage com outros estudantes, ele envia material, participa dos fóruns e recebe avaliação. Um estudante tem um perfil de acesso e pode estar matriculado em mais de um curso, sem a necessidade de duas contas. Possui um perfil que pode ser atualizado por ele mesmo.
3. Perfil Moderador/Gerente
Geralmente é uma função dada aos Tutores, que vão acompanhar o curso. A função dele será de interagir com os alunos, avaliar, tirar dúvidas, acompanhar o desempenho do curso emitir relatórios, etc. Ele não pode editar nenhum conteúdo inserido na plataforma, ele receberá todo o curso planejado pelo Professor para atuar juntamente com o aluno.
4. Perfil Professor
O Professor é quem produz o material didático, pode inserir conteúdos e configurar a área geral do curso. Ele quem molda o ambiente, tem também a função de inserir alunos no curso que já esteja cadastrado no Moodle, configurar notas e formato de curso.
5. Autor de Cursos
Basicamente tem as mesmas funções do professor, geralmente esses status é dado a um Coordenador de curso para que possa acompanhar o desenvolvimento da plataforma. Em um curso a distância é importante os alunos saberem quem é quem, por isso o status.
6. Perfil Administrador
O Administrador é quem tem as atribuições máximas no Moodle. Ele pode configurar todo o ambiente, tanto a página inicial e as categorias quanto os próprios cursos. Ele tem possibilidade também de acessar com a visão de professor, moderador, aluno ou visitante, que é muito utilizado para testes.
O administrador é responsável por solucionar os problemas técnicos que o ambiente possa ter. Ele quem tem atribuição de instalar o Moodle, quem tem acesso a senhas de FTP, de Banco de Dados, e quem pode baixar e instalar plug-ins e temas e configurar e-mail. O portador do perfil de administrador tem acesso a todas as áreas do ambiente, pode excluir e inserir usuários e dar suas atribuições, pode alterar materiais e organizar o ambiente. Além destas atribuições é possível também crias novos status e restringir áreas de acesso a cada tipo de usuário. É a função máster do ambiente.
5 - Da gestão do ambiente
- A criação do ambiente deverá ser solicitada conforme orientações disponíveis nos tutoriais localizados na Plataforma ou na página da SEAD e atender aos requisitos do item “c)” do capítulo 1, podendo ser recusado no seu descumprimento;
- Prazo para atendimento do item “a)” deste capítulo será de 02 dias úteis, devendo o solicitante entrar em contato com o suporte técnico caso o prazo seja excedido;
- Cabe ao gestor o controle de acesso ao ambiente pelos seus usuários (fornecimento da chave de inscrição ou inscrição manual);
- A exclusão do ambiente acontecerá nas seguintes situações:
- Quando se tratar de disciplinas semestrais: de forma automática contando 02 (dois) semestres da sua criação, ficando disponível para os usuários apenas o semestre vigente mais o semestre anterior.
ii. Quando se tratar de demais atividades: com a ausência de acessos no intervalo de 01 (um) ano.
iii. Caso seja descumprido o item “d)” do capítulo 1;
iv. A pedido do gestor; - As responsabilidades do backup ou importação das informações do conteúdo do ambiente cabem ao gestor;
- O gestor do ambiente é responsável pela inserção do conteúdo das atividades e avaliações disponibilizadas na Plataforma Moodle, devendo zelar pela legitimidade dessas informações;
- O gestor deve manter a equipe de suporte técnico informada sobre eventuais falhas ou deficiências no sistema.