Página Inicial > Notícias > Como solicitar a criação de ambientes no Moodle

Como solicitar a criação de ambientes no Moodle

O Moodle destina-se exclusivamente a atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, grupos de estudo, capacitações e treinamento de pessoal) podendo ser utilizados por toda a comunidade acadêmica (professores, alunos e técnicos), exercendo a função de gestor ou estudante do ambiente. Sendo que não poderá ser utilizado para divulgação de conteúdos não acadêmicos, ofensivos, ameaças e discriminações de qualquer espécie.

Prazo para atendimento será de 02 dias úteis, devendo o solicitante entrar em contato com o suporte técnico caso o prazo seja excedido.

Cabe ao gestor o controle de acesso ao ambiente pelos seus usuários (fornecimento da chave de inscrição ou inscrição manual). O gestor do ambiente é responsável pela inserção do conteúdo das atividades e avaliações disponibilizadas na Plataforma Moodle, devendo zelar pela legitimidade dessas informações.

Conteúdo extraído das Políticas de Uso.

Para solicitar a hospedagem de um ambiente basta clicar em uma categoria de curso na página principal. Dentro dela, procure no final da página o botão “Requerer criação de um curso”. (Figura 1.1.)

Figura 1.1. - Solicitação de criação de um ambiente

Esse botão levará ao formulário ilustrado abaixo.(Figura 1.2.)

Figura 1.2. - Formulário de solicitação de ambiente

O requisitante deve inserir o nome do ambiente nos dois campos (nome completo e breve). Quando se tratar de disciplinas deve ser obedecida a seguinte formatação:

[código da disciplina] [nome completo] [turma, se necessário] [semestre]

Exemplo: CCA 003  Entomologia Agrícola T02 2013.2

A categoria do curso se refere a pasta onde será alocada a disciplina. Deve seguir a hierarquia "centro - curso - semestre". Ex:

• CCAAB
  • Agronomia
  • 2014.1

Não serão aceitos requerimentos de disciplinas sem seguir este padrão de nomenclatura e categoria.

A exclusão do ambiente acontecerá nas seguintes situações:

i. Quando se tratar de disciplinas semestrais: de forma automática contando 02 (dois) semestres da sua criação, ficando disponível para os usuários apenas o semestre vigente mais o semestre anterior.
ii.  Quando se tratar de demais atividades: com a ausência de acessos no intervalo de 01 (um) ano.
iii.   Caso seja descumprido o item “d)” do capítulo 1;
iv.  A pedido do gestor;

As responsabilidades do backup ou importação das informações do conteúdo do ambiente cabem ao gestor.

Conteúdo extraído das Políticas de Uso.