VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, VIII Seminário Institucional do PIBID e III Seminário Institucional do RP
A Comissão Organizadora do VII Fórum de Licenciaturas da UFRB VIII Seminário Institucional do PIBID E III Seminário Institucional do RP, que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2023, informa que estão abertas as inscrições para o evento. A programação, ainda preliminar, está disponível no site do Evento.
Inscrições e demais informações podem ser acessadas através do link abaixo https://ufrb.edu.br/cfp/fl2023
Para submissão de trabalhos acesse o Formulário de submissão de trabalhos
Sobre o Fórum
O VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 20 de setembro de 2023, junto com o VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB, o III Seminário Institucional da RP UFRB, objetiva reunir professores, pesquisadores e licenciandos para refletir sobre o tema “Educação como prática da liberdade”.
O tema inspirado na educação libertadora de Paulo Freire e Bell Hooks, ganha reforço no ano de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, o evento pretende colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil, com foco nos seguintes eixos temáticos:
- Eixo 01: Iniciação à Docência na Formação de Professores
- Eixo 02: Práticas Ensino e Estágio na Educação Básica
- Eixo 03: Políticas de Formação de Professores, Currículo e Interdisciplinaridade
- Eixo 04: Linguagens, Letramentos e Tecnologias Educacionais
- Eixo 05: Educação e Inclusão
- Eixo 06: Ensino de Ciências e Matemática
- Eixo 07: Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade
- Eixo 08: Formação docente na Educação do Campo
- Eixo 09: Educação e Relações Étnico-raciais
- Eixo 10: Educação, gênero e sexualidades;
- Eixo 11: Educação, Crises e Violências nas Escolas.
Ademais, o Fórum visa à elaboração de proposições que possam colaborar, sobretudo, na formação inicial de professores da UFRB e para o desenvolvimento de ações na educação básica de ensino na Bahia, em especial nos Territórios de Identidade com presença da UFRB, como o Recôncavo Baiano, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, sendo, por isso, de ampla relevância no contexto regional e também nacional, já que representa ganhos para a educação básica e superior no país.