VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, VIII Seminário Institucional do PIBID e III Seminário Institucional do RP

Publicado: Quarta, 16 Agosto 2023 18:00

A Comissão Organizadora do VII Fórum de Licenciaturas da UFRB VIII Seminário Institucional do PIBID E III Seminário Institucional do RP, que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2023, informa que estão abertas as inscrições para o evento.  A programação, ainda preliminar, está disponível no site do Evento.

Inscrições e demais informações podem ser acessadas através do link abaixo https://ufrb.edu.br/cfp/fl2023

Para submissão de trabalhos acesse o Formulário de submissão de trabalhos

Sobre o Fórum

VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 20 de setembro de 2023, junto com o VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB, o III Seminário Institucional da RP UFRB, objetiva reunir professores, pesquisadores e licenciandos para refletir sobre o tema “Educação como prática da liberdade”.

O tema inspirado na educação libertadora de Paulo Freire e Bell Hooks, ganha reforço no ano de comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.    Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, o evento pretende colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil, com foco nos seguintes eixos temáticos:

• Eixo 01: Iniciação à Docência na Formação de Professores
  • Eixo 02: Práticas Ensino e Estágio na Educação Básica
  • Eixo 03: Políticas de Formação de Professores, Currículo e Interdisciplinaridade
  • Eixo 04: Linguagens, Letramentos e Tecnologias Educacionais
  • Eixo 05: Educação e Inclusão
  • Eixo 06: Ensino de Ciências e Matemática
  • Eixo 07: Juventude, Educação, Trabalho e Sociedade
  • Eixo 08: Formação docente na Educação do Campo
  • Eixo 09: Educação e Relações Étnico-raciais
  • Eixo 10: Educação, gênero e sexualidades;
  • Eixo 11: Educação, Crises e Violências nas Escolas.

Ademais, o Fórum visa à elaboração de proposições que possam colaborar, sobretudo, na formação inicial de professores da UFRB e para o desenvolvimento de ações na educação básica de ensino na Bahia, em especial nos Territórios de Identidade com presença da UFRB, como o Recôncavo Baiano, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, sendo, por isso, de ampla relevância no contexto regional e também nacional, já que representa ganhos para a educação básica e superior no país.