Parceria da Edição de 2021

logo cfaf

Em 2021 o PET Socioambientais deu continuade a parceria firmada junto a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia - CFAF. Nesta edição foi desenvolvido o tema central Ações em Prol da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o objetivo de estimular a realização de atividades de caráter extensionista pelos jovens secundaristas da CFAF com apoio dos petianes. A atividade foi desenvolvida por meio da seguinte metodologia: os participantes tanto do PET quanto da CFAF elaboraram Planos de Atividades conjuntas para serem desenvolvidos em equipes. Os Planos foram pautados em atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão com vistas ao enriquecimento do processo formativo dos alunos, tanto do PET quanto da CFAF. A edição do Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais foi composta por 4 equipes contendo 3 bolsistas do PET Socioambientais e 9 estudantes da CFAF cada. As equipes produziram uma série de materiais de divulgação para uso em campanhas de cunho socioambiental. Confira no link abaixo o registro da culminância da edição 2021 do Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais

logo youtube Culminância da Edição 2021 do Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais

Parceiras da Edição de 2020:

Logo Unicafes  logo cfaf

O Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais trata-se de uma atividade de extensão concebida nos Plajamentos Anuais para ser desenvolvida junto a instituições parceiras. Em razão do necessário isolamento social decorrente da Pandemia de COVID-19 a edição 2020 desta atividade ocorreu em  parceria junto a União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia - UNICAFES Bahia e a Casa Familiara Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia - CFAF.

A UNICAFES manteve sua programação extensionista junto a agentes comunitários rurais e dirigentes de empreendimentos econômicos solidários dos Territórios do Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. Já a CFAF tem como objeto social a formação de Jovens Empresários Rurais e geração de conhecimento aplicado ao campo, a partir da promoção gratuita da educação profissional com estímulo ao Protagonismo Juvenil.

Por meio do Ciclo de Vivências e Conexões Socioambientais o PET Socioambientais, em 2020 contribuiu, via realização de videoconferências temáticas, com ações extensionistas de capacitação junto ao público-alvo das instituições parceiras.
Mesmo em caráter remoto, essa experiência permitiu a troca de experiências entre o PET Socioambientais, estudantes de ensino médio, extensionaistas, agricultores e dirigentes de empreendimentos economicos solidários e professores. Todos em busca da superação dos desafios socioambientais comuns as realidades comunitárias.

Confira abaixo os registros de nossas atividades em 2020 disponíveis no Youtube:

Card Videoconferência 1  VS SR  VS RAD VS AHMC

Quer acompanhar essa atividade em 2021? Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube.