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Projetos Realizados em 2019

 

laje

O projeto Análise da Paisagem em Laje-BA em um Contexto Socioambiental conduzido pela petiana Luana Andrade teve como objetivo analisar a paisagem do município de Laje-BA e desenvolver estratégias de intervenção e conscientização da população, por meio de palestras informativas, com ênfase em escolas de ensino médio, para a conservação dos recursos naturais. Além de aperfeiçoar e aplicar os conhecimentos acadêmicos da petiana na pesquisa e extensão. Como principais resultados foram produzidos dois mapas dos anos de 2009 e 2017 para comparação das mudanças ocorridas na paisagem do município; foram realizadas palestras em escola para apresentação dos resultados e discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente; assim como a elaboração de um capítulo de livro com os resultados obtidos no projeto.

 

cesto de ideias O projeto Cesto de Ideias foi realizado pela petiana Arianny Oliveira Garcia com colaboração da discente voluntária Jessica Sabrina de Castro Couto. O objetivo do projeto foi realizar encontros mensais para discussão de temas de conhecimentos gerais. Estes encontros contaram com a participação de um convidado que possuía domínio do conteúdo, sendo este, o facilitador da roda de conversa junto a pessoas da comunidade de Cruz das Almas interessadas. O foco do projeto foi despertar no público um pensamento crítico sobre o assunto proposto e possibilitar que estes adquirissem novos pontos de vista, desenvolvendo também suas habilidades de escuta e arguição. Como principais resultados obtidos pode-se destacar a realização de sete encontros em 2019 que abordaram os seguintes temas: Reinventando Cruz das Almas: tem jeito?; Saúde da Mulher; Preparados Caseiros com Plantas Medicinais; Empreendedorismo e Motivação; Saúde Mental e Meditação; Plástico: Amigo ou Inimigo?; Dificuldades e Perspectivas Após a Formatura. Apesar da tímida participação popular, os encontros foram bastante proveitosos, as discussões acerca dos temas foram construtivas e enriquecedoras.
psi taize 

 

O projeto Todo mundo tem seu “papel” na Educação Socioambiental desenvolvido pela petiana Taíze da Silva Sousa em 2019 teve como objetivo realizar a produção de material educativo sobre a temática do papel reciclado e a importância dos valores florestais para a preservação do meio ambiente, com o intuito de servir de base para a realização de atividades de educação socioambiental em escolas de Cruz das Almas. Os principais resultados alcançados foram: realização de palestras em duas escolas, sendo que ao final das palestras foram conduzidas oficinas que ensinaram aos alunos como realizar a reciclagem artesanal de papel. Além disso, foi elaborado um vídeo didático que foi disponibilizado para as escolas. 

Acesse aqui o video didático A História do Papel e Seus Impactos no Meio Ambiente

 idosos

 

O projeto A importância da Compostagem no Manejo de Resíduos Sólidos: uma Ação com Foco na Terceira Idade realizado pela petiana Mariana Nogueira com colaboração da discente Jéssica Aragão teve como objetivo levar o conhecimento técnico adquirido dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sobre o gerenciamento de resíduos sólidos para a comunidade de Cruz das Almas, visando informar a população local sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos, visto que a cidade não possui coleta seletiva, tão pouco centros compostagem. Como principais resultados obtive-se a participação de 80 idosos frequentantes do grupo Bom Viver nas etapas do projeto e a produção de 10 composteiras caseiras realizadas em garrafas pet’s pelos próprios idosos.

 murici

 

O projeto Levantamento Histórico e Socioambiental da Comunidade de Murici, Sapeaçu – BA conduzido pela petiana Welly Santana com apoio das petianas egressas Jilcleide Santos e Patricia Lemos teve como objetivo identificar as mudanças ambientais ocorridas nessa comunidade ao longo dos anos, e com essas informações realizar uma exposição como meio de sensibilização da comunidade sobre as mudanças positivas e negativas ocorridas na comunidade no âmbito ambiental. Como principais resultados, foram obtidos registro fotográficos e materiais que caracterizaram a comunidade anteriormente e nos dias atuais. Os dados da pesquisa foram apresentados a comunidade e na oportunidade foi realiza a entrega de mudas a fim de sensibilizar os moradores sobre as mudanças ocorridas e o papel de cada um deles na preservação ambiental, principalmente em relação ao trecho do rio Capivari, que passa pela comunidade.

 

Projetos Realizados em 2018

 

 

arvores

O projeto Levantamento das espécies vegetais presentes na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus Cruz das Almas, BA realizado pelas petianas Luana Andrade e Taíze Sousa teve como objetivo realizar o levantamento das espécies vegetais presentes nas áreas de maior fluxo da comunidade acadêmica da UFRB, campus Cruz das Almas, visando conhecer a sua biodiversidade, servindo de base para a realização de atividades educativas e de interpretação ambiental. Como principais resultados obtidos produziu-se uma cartilha didática intitulada “E se as árvores falassem?” que permitiu reconhecer as árvores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sob outra perspectiva. Além disso, foi realizado um dia de campo na UFRB com estudantes do ensino fundamental da Escola Recanto Feliz em Cruz das Almas, no qual foi apresentado a cartilha didática com a visualização simultânea das árvores identificadas. Ao final do dia de campo, foram distribuídas mudas produzidas pela equipe.

Acesse aqui a cartilha: E se as árvores falassem?

segregação 

 

O projeto Segregação Domiciliar de Resíduos Sólidos Como Parte do Processo de Coleta Seletiva no Bairro Ana Lúcia, Cruz das Almas foi conduzido pela petiana Arianny Oliveira Garcia com colaboração da discente Jessica Sabrina de Castro Couto. O projeto teve como objetivo sensibilizar os moradores de trechos do bairro Ana Lúcia, município de Cruz das Almas, a realizarem a segregação de resíduos sólidos domiciliares e mostrar-lhes o quanto suas ações são importantes para a redução dos resíduos sólidos gerados no bairro. Como principais resultados pode-se destacar que o projeto promoveu o diálogo com os moradores acerca do tema e a elaboração e entrega de um folheto informativo sobre coleta seletiva. 

 corrego

 

O projeto Nascentes e Microbacias da UFRB: Medidas Educacionais de Conscientização para a Recuperação Dessa Área conduzido pela petiana Mariana Nogueira com colaboração da discente Jéssica Aragão teve como objetivo sensibilizar a população, principalmente as crianças, diante do problema da recuperação das áreas degradadas de nascentes, como uma forma de manter a curso d’água dos rios, riachos, córregos, que é de suma importância para a vida de todos os seres vivos. Como resultado, o projeto consegui produzir 200 histórias em quadrinhos que trataram de forma lúdica a atual situação das nascentes do Córrego do Machado em Cruz das Almas, alcançando 152 crianças do 2º e 3º ano da escola Municipal Comendador Temístocles. Também foi realizada uma visita ao Córrego do Machado que contou com a participação de 63 crianças, além de professores da referida escola.

 massa

 

O projeto de Educação Ambiental: Educando com a Mão na Massa conduzido pela petiana Welly Santana teve o objetivo de realizar atividades de conservação e preservação ambiental, apresentando a importância do meio ambiente e executando atividades na prática, como: o plantio, reciclagem e reutilização de materiais diversos, através de práticas ecologicamente efetivas. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Recanto Feliz de Cruz das Almas – BA. Com o desenvolvimento do projeto foi realizado a implantação de coleta seletiva na escola, onde os materiais recicláveis foram utilizados para a confecção de objetos decorativos para ornamentação do próprio espaço escolar. Também com os resíduos orgânicos coletados na escola foi realizado a construção de uma composteira, e o adubo orgânico obtido foi utilizado para a adubação da horta escolar que foi construída no espaço verde da escola. Com as atividades desenvolvidas pelo projeto foi possível observar uma mudança no comportamento dos envolvidos alunos, gestores e professores, que por sua vez passaram a se preocupar mais com as questões ambientais trabalhadas e agiram como divulgadores das novas experiências vividas.

 

O projeto PET:Caracterização da Qualidade da Água do Rio Paraguaçu em Iaçu-BA foi conduzido pela petiana Milla Rodrigues. Buscou identificar através de uma pesquisa-ação quais os impactos ambientais urbanos sofridos pelo Rio Paraguaçu na cidade de Iaçu – BA, especialmente em relação ao despejo de efluentes e resíduos sólidos, identificando como isto pode afetar a qualidade da água. Assim como foi realizada a análise de uma amostra simples da água do Rio Paraguaçu no perímetro urbano de Iaçu. Foi realizada a caracterização da qualidade da água através do Índice de Qualidade da Água (IQA) e do Índice de Estado Trófico (IET).

 

O projeto PET: Coleta seletiva e Agroecologia Petiana conduzido pela petiana Edmile Farias buscou proporcionar a compreensão de alunos do ensino fundamental de uma escola municipal de Cruz das Almas-Bahia a respeito da importância da Agroecologia e do desenvolvimento sustentável, a fim de promover consequentemente a consciência e responsabilidade ambiental.

O projeto Práticas de Conscientização e Preservação dos Ecossistemas Aquáticos Voltadas à Educação Infantil em Escolas Públicas de Cruz das Almas/BA conduzido pela petiana Fábia Denise buscou aplicar técnicas de ensino e práticas de coscientização e preservação dos ecossistemas aquáticos junto a estudantes de educação infantil, oferecendo informações quanto a importância desses ecossistemas para as futuras gerações, incentivando os alunos a ter comportamento ecológico para com a comunidade aquática.

radio

 

O projeto Meio Ambiente e Comunidade: como a Rádio Local Pode Influenciar a População Sobre os Problemas e Soluções dos Resíduos Sólidos conduzido pelas petiana Naiana Viera com colaboração da discente Iaina Priscila e buscou a inserção de conteúdos teóricos e práticos da interpretação ambiental, com linguagem objetiva e simplificada integrando metodologicamente conceito problema e soluções, por meio da gravação de programas de rádio para difundir conteúdos lúdicos sobre as problemáticas dos resíduos sólidos e suas possíveis soluções. O trabalho foi realizado em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância - SEAD – UFRB, e a Radio Santa Cruz, na cidade de Cruz das Almas-BA.