Portal do Governo Brasileiro

 

A utilização do kefir na atualidade é relevante para a promoção da saúde, porém os estudos realizados com esse grão são basicamente de cunho laboratorial, não sendo encontrados trabalhos realizados aqui no Brasil visando a sua popularização. Diferentemente do que acontece em nosso país, na Rússia o kefir é muito consumido e popular.
 
O desenvolvimento de práticas alimentares promotoras de Saúde, mediante a popularização de alimentos funcionais probióticos, produzidos a partir de grãos de kefir foi uma das formas utilizadas por docentes e discentes do grupo  de pesquisa Bioprodutos e Processos Aplicados à Nutrição Humana (BIONUTRI) do Centro de Ciências da Saúde da UFRB para fortalecer os laços entre a comunidade e a Universidade.  O objetivo foi popularizar o kefir entre famílias de baixa renda do Bairro Irmã Dulce do município de Santo Antônio de Jesus.
 
Foram realizadas visitas para identificar os atores-chave da comunidade,   sendo feito contato com lideranças de associações comunitárias, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) e do Centro de Assistência Social (CRAS) situados no bairro.
Foram realizadas oficinas na comunidade para apresentação e degustação de preparações a base de kefir e para apropriação de técnicas da utilização dos grãos de kefir. Para que as famílias tivessem acesso às informações sobre a produção do kefir foram discutidos e distribuídos material didático de fácil compreensão. O kefir teve uma ótima aceitação por todos os participantes da oficina.
 
Assim, mediante visitas domiciliares,  foram doados grãos de kefir a todos os participantes da oficina, com o intuito de incentivá-los a consumir preparações com probióticos. O acompanhamento da produção do kefir pelas famílias foi realizado a partir de visitas domiciliares. Os participantes contemplados com os grãos de kefir, por sua vez, demonstraram-se entusiasmados com a possibilidade e oportunidade de consumir um alimento com características funcionais probióticas de baixo custo e de fácil preparo.
Essa experiência aponta o Kefir como um alimento funcional acessível e com boa aceitação sensorial, podendo a sua popularização ser ampliada para o Recôncavo Baiano.