Obra retrata a saga dos personagens de um triângulo amoroso arriscado que resulta em um acontecimento fantástico
Por Elenice dos Santos e Tamille Alcântara dos Santos.
O filme O Milagre dos Pássaros, lançado em 2012 e dirigido por Adolfo Rosenthal, é uma mistura de drama e comédia. A trama gira em torno de três personagens principais: O assassino Lindolfo Ezequiel; sua esposa, Sabô, a mulher mais charmosa de Cachoeira; e Ubaldo Capadócio, um tocador, convidado para cantar em eventos como casamentos, batizados e velórios.
A história começa quando Lindolfo recebe ordem para executar o irmão de Sabô, Erivaldo. Quando Lindolfo está perto de matar Erivaldo, Sabô interfere e na discussão, se oferece para casar com Lindolfo em troca da vida de seu irmão. Lindolfo aceita e assim começa o percurso de mudança na vida da jovem.
De início, quando se mudou para a casa de Lindolfo, Sabô tinha conquistado uma vida de princesa. Mas, de acordo com as ordens que seu esposo deu para os empregados, ela não poderia sair de casa. Sabô acaba se tornando uma prisioneira e para Lindolfo, essa restrição era “proteção”. Ela só podia sair para ir ao mercado e para missa, com a supervisão do capataz.
Destemida, ela começa a chegar na janela quando o esposo não está em casa. Por ser considerada a mulher mais charmosa de Cachoeira, Sabô chamava atenção dos homens. Sem ceder às ameaças do marido, ela utilizava da sua meiguice para driblar as ordens de Lindolfo.
A história dela se cruza com a de Ubaldo Capadócio quando ele vai para Cachoeira em busca de trabalho.
Ubaldo é um galanteador que mantém três famílias e se divide para dar atenção às três mulheres: Rosicler, que exige compras compulsivas de lingerie; Romilda, que tinha outro relacionamento; e Valdelice, que adota todas crianças que encontra desamparadas.
O caso amoroso entre Ubaldo e Sabô acontece rápido. O casal começa a se encontrar às escondidas na casa do capitão Lindolfo. Na ausência do chefe da residência, Ubaldo aproveitava para encontrar a mulher.
Certa noite, a caminho da casa de Sabô para mais um encontro, Ubaldo aprecia a beleza dos Cabeçorras, Mandus, músicos e a multidão que compõem o embalo da Capela da Nossa Senhora D’Ajuda.
Com o retorno de Lindolfo à cidade, as pessoas passaram a comentar sobre as visitas que Sabô andava recebendo quando ele estava fora. O cochicho deixou Lindolfo furioso em busca de vingança. Sabô, mente para o marido, afirmando que violentada. Lindolfo acredita na mulher e sai armado atrás de Ubaldo.
Na feira livre, a perseguição de Lindolfo a Ubaldo se intensifica e durante a fuga, Ubaldo cai e os pássaros o carregam. A cena causa espanto e todos ficam perplexos. Por conta disso, começam a acreditar no milagre dos pássaros.