Recôncavo Baiano: outros caminhos

O interior da Bahia não é só história, ele também possui pontos turísticos naturais e patrimônios que merecem ser visitados.

O Recôncavo Baiano é caracterizado por suas manifestações culturais e por sua diversidade religiosa, econômica, política e social. É lembrado também pelo seu passado histórico que está ligado diretamente a história do Brasil. Além de todas estas particularidades, o Recôncavo possui lugares pouco conhecidos pelos turistas, que são donos de uma beleza sensacional e encantadora. Por estarem localizados em zonas rurais e serem de difícil acesso, esses lugares não costumam ser visitados por pessoas de outras regiões.

Confira alguns deles:

ba
Foto: Maikon Afonso

Em Oliveira dos Campinhos, distrito da cidade de Santo Amaro da Purificação, está localizada a Cachoeira do Urubu. Distante 10 quilômetros do centro da cidade, a cachoeira pode ser encontrada após um percurso de trilha, de 40 minutos, que pode ser feito a pé ou de bicicleta pela linha férrea.

Nova Imageml
Foto: Cauã Pires

Na cidade de Cachoeira, no povoado de São Francisco do Paraguaçú, podemos encontrar o antigo Convento de Santo Antônio do Paraguaçú e as ruínas primeiro hospital da região. Eles estão localizados a margem do rio Paraguaçú e acesso pode ser de barco pelo rio e a pé por dentro do povoado.

img_6576
Foto: https://patrimonioespiritual.org

Também em Cachoeira, está situada a Matriz de São Thiago, no povoado de Santiago do Iguape, as margens do rio Paraguaçú. O lugar é habitado por pescadores e população quilombola. Além da sua beleza histórica, a matriz e rodeada por uma paisagem natural bastante preservada.

1796632_654716024582115_1116119871_n
Foto: Bel Saubara

A Serra do Aporá está localizada, na zona rural de Aporá, no município de Cabaceiras do Paraguaçú. No seu topo, foram construídas há muitos anos, uma capela e uma cruz para que os fiéis e todos que se aventuram a subir até lá possam fazer suas orações e agradecimentos.

13820505_1106941689349510_137808531_n
Foto: Vânia Alcântara

No povoado da Murutuba, em Cachoeira, está localizada a Cachoeira do Saco. Para ir até ela é necessário fazer um percurso de dez minutos de carro e ao chegar no povoado, caminhar trinta minutos até uma trilha que é realizada entre dez e quinze minutos e levará a belíssima cachoeira.

Apesar de pouco conhecidos, esses pontos turísticos são orgulho de beleza natural para o Recôncavo baiano. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, os caminhos do interior são uma boa pedida.

 

Um comentário sobre “Recôncavo Baiano: outros caminhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *